Estudantes têm ideia que obriga o uso do capacete
Sistema foi desenvolvido a partir da preocupação com o grande número de motociclistas não utilizam o equipamento
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Os estudantes do ensino médio Marcelo Oliveira Pinto e Poliana Mascarenhas, de Conceição do Coité, na Bahia, desenvolveram o Capacete Salva-Vidas, um sistema de segurança que impede o acionamento da moto no caso do piloto não estar usando o equipamento.
A ideia de criar um dispositivo de segurança nesse sentido apareceu depois que um colega de escola sofreu um acidente de motocicleta ficou quase um mês em coma. Marcelo Oliveira Pinto e Poliana Mascarenhas têm 16 anos e estudam no Colégio Estadual Polivalente, que tem programas que estimulam a inovação em sala de aula.
Para funcionar, o protótipo do equipamento fica encaixado na ignição da moto e conta com um sensor no capacete com comunicação por sinais de rádio. Para evitar que a ideia dos estudantes seja copiada, a invenção foi registrada no fórum do município.
Os estudantes já receberam prêmio por sua invenção na Feira de Ciências e Matemática da Bahia (Feciba), e também apresentaram o equipamento no projeto na Expo Milset Brasil (Movimento Internacional para o Recreio Científico e Técnico), em Fortaleza.
A invenção também foi classificada para a Mostratec Júnior (Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia), que vai acontecer em 2015 na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, entre os dias 26 a 30 de outubro, com jovens cientistas do Brasil e outros países. A dupla procura apoio financeiro para os custos da viagem e representar a inovação no evento. O telefone para contato do Colégio Polivalente de Conceição do Coite é (75) 3262-2322.
Foto: Acervo Pessoal
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário