Essas tecnologias, servem pra que mesmo?

Como a Tecnologia nas Motocicletas pode proporcionar mais segurança aos motociclistas e evitar acidentes.

Por Trinity Ronzella

Texto: Luiz Mingione

As motos se modernizaram ao longo do tempo e hoje estão mais confortáveis, maiores, têm mais potência e consequentemente mais velozes. Além disso, melhorias e novas tecnologias estão sendo usadas ou sendo desenvolvidas para tornar a pilotagem mais segura para os motociclistas, que são muito mais vulneráveis no trânsito e estradas ​​do que outro tipo de veículo, assim, qualquer coisa que possa ser feita para tornar o uso da motocicleta mais seguro é bem vinda. Vamos falar de várias delas, algumas já disponíveis em modelos de série.

 

Painel com Central Multimídia 

Atualmente, os painéis de moto tem telas de TFT (Thin Film Transistor), que são as mesmas usadas nos celulares. Desde motos menores, até modernas bigtrails, utilizam esse tipo de tecnologia. Existem painéis com tela touch e alguns que conectam e espelham o smartphone e se transformam em centrais multimídia com vários recursos.

Foto: Divulgação

 

Sistema de Iluminação 

Os modernos sistemas de iluminação para motocicletas são uma nova tecnologia que ajuda muito na segurança dos motociclistas e motoristas de outros veículos  na via urbana e na estrada. A visibilidade  é significativa na prevenção de acidentes e,  se sua moto estiver menos visível, as chances de se envolver em um acidente com outros veículos é grande.

Felizmente, os fabricantes estão equipando as motos modernas com sistemas de iluminação de LED com alta tecnologia que tornam possível que uma motocicleta seja altamente visível.

Foto: Divulgação

 

Injeção Eletrônica

Sistema muito superior ao antigo carburador, a injeção eletrônica aumentou consideravelmente a eficiência dos motores. Além de mais fáceis de ligar, silenciosas e estáveis, as motocicletas com injeção eletrônica também são mais econômicas, pois consomem menos combustível. Ao contrário dos outros sistemas eletrônicos das motos, a injeção eletrônica já está presente na maioria das motocicletas hoje em dia.

 

Foto: Divulgação

 

Freio ABS, tecnologia que ajuda a prevenir acidentes

O sistema de freio ABS, (Anti lock Braking System, ou sistema antitravamento de freios) ajuda a evitar o bloqueio total das rodas. Quando um travamento está prestes a ocorrer, o sistema ABS entra em ação para reduzir a pressão nos freios, mesmo que o motociclista aperte o manete e o pedal com toda a força, controlando a frenagem e evitando o travamento total, o que faria a motocicleta arrastar as rodas no asfalto percorrendo um longo espaço até parar ou cair 

Com o ABS isso não acontece pois ele atua controlando a frenagem, tornando a pilotagem mais segura, reduzindo os riscos de quedas e colisões que poderiam ser fatais.

Foto: Divulgação

 

Monitoramento Eletrônico da Pressão dos Pneus

Os motociclistas devem verificar regularmente a pressão de ar dos pneus de sua motocicleta, mas infelizmente, muitos apenas olham os pneus pouco antes de sair. A pressão dos pneus muito baixa pode afetar a dirigibilidade e a capacidade do motociclista de pilotar com segurança a motocicleta e, além disso, a baixa pressão dos pneus pode causar danos à moto, aumentar o consumo de combustível e fazer com que a moto fique lenta, “muito presa ao solo”.  Por isso os monitores eletrônicos de pressão dos pneus ajudam a alertar o piloto quando a pressão dos pneus está muito baixa, indicando o momento para fazer a calibragem correta de acordo com o modelo e a especificação do fabricante. 

Foto: Divulgação

 

Embreagem e Câmbio Automatizado

Para andar de moto é preciso saber usar a embreagem e fazer a troca de marchas com a mão e o pé do lado esquerdo simultaneamente, o que significa um desafio para alguns novatos. No entanto, fabricantes de motocicletas como a Honda por exemplo, desenvolveram modelos de motos com transmissão de dupla embreagem DCT (Dual Clutch Transmission) ou Câmbio de Dupla Embreagem

O câmbio DCT proporciona mais conforto na pilotagem em longas viagens e mais praticidade no uso diário na cidade. O câmbio DCT, permite trocas automáticas ou manuais, por meio de “botões” no guidão, não há manete de embreagem e nem pedal de câmbio. Uma central eletrônica na moto faz as mudanças para o piloto. Isso torna mais fácil a vida dos motociclistas iniciantes e confortável para os mais experientes. O sistema permite uma mudança de marchas mais suave e economia de combustível por causa da troca no momento certo das rotações do motor.

 

Foto: Divulgação

 

Acelerador Eletrônico (Ride-by-Wire)

É um sistema eletrônico desenvolvido para substituir o cabo mecânico que liga a manopla do acelerador com as borboletas da injeção eletrônica. Este sistema pode ter diferentes modos de pilotagem, mas os mais comuns são, urbano, estrada  e esportivo.

Nas motos equipadas com o acelerador eletrônico permite acelerações e retomadas mais suaves, aumenta a eficiência do motor e ajuda na economia de combustível, fazendo a aceleração correta. 

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Controle de Tração

Também conhecido como DTC (Dynamic Traction Control), regula a aceleração e controla a transferência de potência do motor para as rodas, aproveitando a tração da moto ao máximo em qualquer tipo de terreno. O controle de tração é composto por sensores de velocidade e uma central eletrônica “inteligente”. Quando necessário, a central pode cortar a potência do motor, eliminando o risco da roda traseira patinar.

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Sistema de Controle de Estabilidade

É difícil evitar uma queda quando o motociclista comete um erro de pilotagem grave, mas o sistema de controle de estabilidade pode ser muito útil para evitar acidentes. Ele atua mantendo a estabilidade durante a aceleração, frenagem, em linha reta ou em curvas. É um aperfeiçoamento do sistema de freio ABS junto com o controle de tração, para aumentar a segurança nestas situações da pilotagem.

Isso é possível porque o sistema comanda a força do motor de acordo com a inclinação da moto, evitando a perda de controle. Também funciona de maneira totalmente eletrônica, utilizando sensores e atuadores comandados por uma central eletrônica.

Foto: Divulgação

 

Suspensão Ativa

O sistema de suspensão ativa nas motocicletas, permite que o piloto faça o ajuste da suspensão de acordo com seu modo de pilotagem ou das condições do terreno, ele é integrado com os outros sistemas da moto. Funciona com atuadores eletrônicos nos amortecedores, capazes de deixá-los mais duros, moles ou com melhor resposta para absorção do impacto do terreno.

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Sistema Anti-elevação da Roda Traseira (RLM Rear Wheel Lift Mitigation)

É um sistema de segurança que já está sendo incorporado em algumas das motocicletas que contam com freios ABS. Esse sistema evita que a roda traseira se levante do chão durante uma frenagem de emergência, o que pode levar à queda. Esse movimento é popularmente chamado de RL, porém, quando ele acontece sem a intenção do piloto, as chances de queda são altas.

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Módulos de Potência (Power Modes)

Seguindo a mesma linha da suspensão ativa, o acerto dinâmico do motor, conhecido como "Modos de Potência", oferece a possibilidade de configurar o comportamento do motor de acordo com a pilotagem. 

Geralmente existem no mínimo quatro modos disponíveis, os mais comuns são, urbano, estrada, esportivo e chuva.  Esse sistema foi pensado para melhorar a dirigibilidade, o consumo e também a emissão de poluentes. Afinal, não é sempre que o piloto precisa da potência máxima da moto.

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Sistema de Radar 

O sistema de radar para motos é uma das tecnologias que os fabricantes estão desenvolvendo para melhorar a segurança, ele ajuda a minimizar erros e atua em diferentes manobras durante a pilotagem. Ele atua com câmeras e sensores de inteligência artificial. Por exemplo, o piloto poderá saber se é seguro mudar de faixa ou não, e também quando existe o risco de uma possível colisão frontal ou traseira, e assim  tomar as medidas necessárias para evitá-la.

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Airbag

Acredite, existe airbag até em motos, um modelo da Honda, a luxuosa Gold Wing tem  o sistema que funciona através de  uma central eletrônica que analisa a desaceleração de quatro sensores fixados no garfo dianteiro da moto. Quando é detectada uma forte desaceleração, o airbag é acionado, protegendo o piloto de colisões frontais.

Foto: Divulgação

 

Riding Assist (Assistência de Pilotagem)

Essa tecnologia ainda está em fase de testes, mas pode chegar ao mercado nos próximos anos para ajudar no equilíbrio da moto e evitar quedas.  A Honda apresentou essa tecnologia em 2017, onde a moto é capaz de se equilibrar sozinha, mesmo sem piloto ou andar em baixa velocidade ou fazer curvas sem cair. 

A ideia é incorporar uma versão mais simples desse recurso, por exemplo, que possa ajudar o piloto a equilibrar a moto, especialmente no tráfego das cidades, onde é preciso se equilibrar em espaços pequenos e ficar parado por muito tempo. Já fizemos uma matéria sobre essa tecnologia.

Foto: Divulgação

 

Trabalhei durante 14 anos na Honda Brasil na Área de Pesquisa e Desenvolvimento, sendo um ano na Honda Japão como estagiário, e se conheço bem o pessoal lá, não tenho dúvida que essa tecnologia pode estar disponível em um futuro breve. É esperar pra ver.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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