Especial EICMA 2016: Novidades de Milão miram futuros motociclistas
Principal evento mundial do setor de duas rodas, salão italiano apresenta modelos de menor capacidade para atrair jovens pilotos
Por Alexandre Ciszewski
Por Alexandre Ciszewski
Em meio a caros e sofisticados modelos, as novas motos de baixa capacidade cúbica e mais acessíveis ganharam destaque na 74ª edição da Esposizione Internazionale del Ciclo e Motociclo (EICMA), o Salão de Motos de Milão, na Itália, que acontece entre hoje (10 de novembro) e domingo (13). O objetivo é atrair jovens pilotos ao motociclismo e garantir o futuro da indústria de motos.
Juntamente com lançamentos como a Z 900, com motor de quatro cilindros e muitos cavalos de potência, a Kawasaki ampliou sua linha de 300cc para o segmento aventureiro. A nova Versys X 300 usa o mesmo motor de dois cilindros paralelos, que já equipa a compacta esportiva Ninja 300 e a naked Z 300. Com a promessa de ser mais fácil de pilotar do que as versões de 650cc e 1.000 cc da linha Versys, em função da potência menor e do banco mais baixo, a nova aventureira de 300cc oferece conforto para inspirar os jovens a viajar de moto.
Um convite a se aventurar fora da estrada também foi o objetivo da Honda com a nova versão “Rally” da CRF 250 L. O novo modelo oferece conforto, além de maior autonomia devido ao tanque de 10 litros. O motor de um cilindro com refrigeração líquida produz 24,8 cv de potência e promete baixo consumo. Mesmo com visual radical, inspirado na moto de competição da marca japonesa, a nova aventureira de 250cc percorre 33,3 km/litro - um importante para um público entrante e com menos dinheiro.
A Suzuki seguiu na mesma direção e lançou uma versão de 250cc da sua linha aventureira V-Strom. Com rodas de liga-leve de 17 polegadas, a nova V-Strom 250 promete ser ideal para viajar e ágil para o uso diário – o motor bicilíndrico de 248 cm³ e 25 cavalos tem comando de válvulas projetado para oferecer melhor desempenho entre 30 e 90 km/h. Painel completamente digital e lanterna de LED dão o toque moderno ao modelo.
Ideal para atrair jovens pilotos, segundo anunciou Eiji Mochizuki, diretor geral da Suzuki na Europa, a nova GSX-R 250 utiliza o mesmo motor, mas com apelo mais esportivo. A receita é semelhante: o design segue as linhas da família de esportivas maiores GSX-R, porém com um motor mais comportado e um preço bem inferior do que o sofisticado modelo de 1.000cc.
Conectada
Não foram apenas as fábricas japonesas, que já têm tradição em modelos compactos, a apostarem em motos de baixa capacidade cúbica. Famosa por suas motos off-road “prontas para competir”, a austríaca KTM ingressou no segmento há dois anos. A linha de motos naked (peladas) Duke ganhou o reforço de compactas versões de 125cc, 200cc e 390cc – as duas últimas vendidas no Brasil.
Para 2017, as pequenas “Duke” foram reformuladas. Linhas mais angulosas, um novo quadro e tanque de aço maior fizeram as novas 125 e 390 ficarem ainda mais parecidas com a 1290 Super Duke R. “A linha Duke foi como a KTM passou a fabricar motos de rua há 22 anos e agora para o próximo ano, essa submarca foi renovada: da 125 ao modelo de 1.300 cc, todos carregam nossos valores como fabricante de motos”, declarou Stephan Pierer, CEO da empresa austríaca.
Além do novo visual com farol de LED, a 125 e a 390 Duke ganharam suspensões de última geração e, segundo a marca, os melhores freios da categoria. Mas para atrair os conectados jovens de hoje o principal apelo é mesmo o novo painel com uma grande tela colorida de TFT, como nos smartphones. Há ainda o opcional “My Ride”, que permite conectar o áudio e as chamadas dos smartphones ao novo painel.
BMW “baby” GS irá para o Brasil
A BMW quer oferecer sua experiência de marca premium para jovens motociclistas. A fábrica alemã entrou na briga em 2015 com a naked G 310 R e agora amplia sua oferta no segmento de baixa cilindrada com a G 310 GS. Segundo Stephan Schaller, presidente da divisão de motos da BMW, a pequena aventureira reproduz em pequena escala as linhas do modelo mais vendido da marca em todo mundo, a bigtrail R 1200 GS.
Dotada de rodas de liga-leve, com aro 19 na dianteira e 17 na traseira, a “baby” GS conta com garfo telescópico invertido e freio ABS de série. Apesar do banco 835 mm do solo, a pequena aventureira pesa apenas 169,5 kg e também promete facilidade de pilotagem e baixo consumo. Graças ao monocilíndrico de 313 cm³ com refrigeração líquida e duplo comando de válvulas que, alimentado por injeção eletrônica, produz 34 cv de potência a 9.500 rpm.
Em Milão, a BMW também apresentou uma completa gama de acessórios para a pequena GS. Um kit viagem pronto incluía três malas, manoplas aquecidas e suporte para celular e GPS. Com a fábrica própria recém-inaugurada em Manaus (AM), a BMW não confirma a data, mas garante que, assim como a versão naked G 310 R, a nova G 310 GS será nacionalizada e vendida no Brasil.
* Viagem a convite do Instituto Italiano do Comércio Exterior (ICE-San Paolo)
TEXTO: Arthur Caldeira / Agência INFOMOTO de Milão (Itália)*
FOTOS: Arthur Caldeira / Agência INFOMOTO e Divulgação
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