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Especial: BMW G 310 R contra todas

27 de June de 2017

A BMW anunciou que começará a comercializar a G 310 R no segundo semestre deste ano . Com a chegada da pequena naked, que será montada na fábrica da marca alemã em Manaus (AM), o segmento de motos compactas premium na faixa de 300 cc ganha mais uma forte representante e o consumidor, mais uma opção. Embora a data exata do início das vendas ainda não tenha sido definida, o fabricante já confirmou o preço da G 310R: R$ 21.900.

Nesta faixa de preço, a nova BMW irá disputar a preferência do consumidor com outras nakeds com a mesma capacidade cúbica e com preços entre R$ 18.000 e R$ 23.000. Após a divulgação do preço da BMW no início desta semana, surgiram inúmeras discussões nas redes sociais. Vários motociclistas afirmaram que é mais vantajoso optar pela Kawasaki Z 300 ou pela Yamaha MT-03 . Outros também lembraram da KTM Duke 390 como opção à novidade alemã.

Ao analisarmos cada modelo, podemos afirmar que a missão da nova BMW não será fácil . Suas concorrentes têm como destaque design moderno, porte avantajado, que as faz parecerem motos de maior cilindrada. Além disso, motores com refrigeração líquida, câmbio de seis marchas e rodas de 17 polegadas (na frente e atrás) e freios ABS estão presentes nestas motocicletas. Conheça as características da nova G 310R e as peculiaridades de cada concorrente.

BMW G 310 R: a força da novidade (R$ 21.900)
A BMW tem a seu favor o fato de ser uma aguardada novidade, além, é claro, do glamour da marca alemã. Equipada com motor de um cilindro, 313 cm³ de capacidade, arrefecimento líquido e comando duplo no cabeçote, a G 310R oferecerá 34,4 cv de potência máxima a 9.100 rpm, enquanto o torque máximo será de 2,85 kgf.m a 7.500 rpm. Com torque e potência disponíveis em rotações mais baixas – se comparados às concorrentes –, a nova naked da BMW deverá ser mais agradável de pilotar em baixas velocidades, como no trânsito urbano, por exemplo. 

O sistema de suspensão dianteira merece destaque por conta dos garfos invertidos (upside-down), enquanto na traseira o único amortecedor é fixado diretamente na balança, feita em alumínio. O modelo pesa 158,8 kg (em ordem de marcha) e seu tanque de combustível tem capacidade para 11 litros. Painel digital e lanterna traseira de LED completam o pacote da caçula da linha BMW.

KTM Duke 390: austríaca esportiva (R$ 21.990)
A KTM Duke 390 traz a esportividade em seu DNA e é a mais potente entre as opções. Seu motor monocilíndrico, com duplo comando de válvulas (DOHC) tem a maior capacidade – 373 cm³ – e produz 44 cv de potência máxima a 9.500 giros . Seu torque máximo, de 3,57 kgf.m é atingido nas 7.250 rpms. 

Assim como a BMW, seu sistema de suspensão é diferenciado . Trata-se de um conjunto da grife WP que usa bengalas invertidas na dianteira e na traseira a balança em alumínio é ancorada em um amortecedor e pode receber múltiplas regulagens. O modelo vem equipado com sistema de freio ABS de série e é a única que tem a opção de desligar o sistema.

Pesando 153 kg (em ordem de marcha), essa KTM tem capacidade para 11 litros no tanque de combustível e seu banco fica a 170 mm do solo. Seu painel é digital e a lanterna traseira, os piscas e até a iluminação da placa é feita por LEDs. Mas aqui vale uma observação: o modelo vendido no Brasil pela marca austríaca está defasado em relação à Duke 390 vendida na Europa. Por lá, a naked esportiva passou por um face-lift e ganhou farol em LED e um painel maior e conectado ao smartphone.

Kawasaki Z 300: caçula da linha Z (R$ 18.890) 
Uma das características da Kawasaki Z 300 é que muitos confundem-na com suas irmãs maiores, como a Z 800. Afinal, seu design foi inspirado na linha Z, de nakeds da marca japonesa. O comportamento do seu propulsor de dois cilindros paralelos com refrigeração líquida e 296 cm³ exige uso constante do câmbio para manter o motor na rotação adequada. Com 39 cv de potência máxima a 11.000 rpm e o torque de 2,75 kgf.m a 10.500 rpm, seu melhor desempenho é atingido apenas em rotações mais elevadas. A Z 300 se destina a pilotos que gostam de trocar de marchas e usá-la, preferencialmente, na estrada.

O conjunto de suspensão é convencional . Na dianteira traz garfo telescópico e na traseira monoamortecedor com cinco regulagens. O sistema de freio tem o estilo dos discos tipo margarida (290 mm na dianteira e 220 mm na traseira) com freios ABS opcional (vendida a R$ 20.890). Seu tanque de combustível com capacidade para 17 litros é o destaque dessa naked que pesa 170 kg (em ordem de marcha). Essa pequena Z tem painel com conta-giros analógico e velocímetro digital.

Yamaha MT-03: design da família MT (R$ 19.190)
Como o nome denuncia, a compacta MT-03 segue o design de suas irmãs maiores, como a MT-07 , de quem herda a lanterna traseira de LED e as linhas angulosas. Seu motor de dois cilindros paralelos, oito válvulas, DOHC e arrefecimento líquido oferece a potência máxima de 42 cv, apenas a 10.750 rpm enquanto o torque de 3,02 kgf.m só aparece a 9.000 rpm. Assim como a Z 300, ele pede giro alto para mostrar seu desempenho, porém convive melhor com velocidade mais baixas, se comparado à rival japonesa.

O sistema de freios usa disco flutuante de 298 mm de diâmetro com pinça de dois pistões , na roda dianteira. Na traseira, um disco de 220 mm de diâmetro com pinça de um pistão, completa o conjunto – que tem uma versão com ABS vendida por R$ 21.190. A suspensão dianteira usa bengala convencional enquanto a traseira oferece ajuste na pré-carga da mola.

Peso de 169 kg (em ordem de marcha), altura do banco de 780 mm e tanque com capacidade para 14 litros são outras características da MT-03. Seu painel também mescla informações analógicas e digitais e ela conta com iluminação diurna com LEDs.

Compare os números:

Modelo BMW G 310R KTM 390 Duke Yamaha MT-03 Kawasaki Z 300
Preço (R$) 21.900 21.990 19.190 e 21.190 (ABS) 18.890 e 20.890 (ABS)
Potência (cv @ rpm) 34,4 a 9.100 44 a 9.500 42,01 a 10.750 39 a 11.000
Torque (kgf.m @ rpm) 2,85 a 7.500 3,57 a 7.250 3,02 a 10.000 2,75 a 10.500
Peso em ordem de marcha 158.8 153 169 170
Tanque (litros) 11 11 14 17

TEXTO: Cicero Lima / Agência INFOMOTO
FOTOS: Divulgação / Agência INFOMOTO

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