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Especial: a primeira estrada com uma custom

16 de July de 2018

Após entrar no MOTO.com.br e adicionar a categoria ‘A’ na habilitação, este que vos escreve fez breves cursos para aperfeiçoar a pilotagem e, aos poucos, começou a andar em motocicletas de baixa cilindrada para então subir gradativamente de categoria. Algumas motos naked pelo caminho, uma superesportiva (só por alguns quilômetros) e uma boa quantidade de pequenas urbanas e do segmento trail.

Faltava entrar no mundo das motos custom. E nada melhor para motos com tal proposta do que pegar a estrada, sem pressa. Foi então que surgiu a oportunidade de pilotar uma Harley-Davidson, marca que mexe com os sonhos de muitos motociclistas. O modelo em questão era o ideal para a estreia no segmento: a Iron 883, a porta de entrada para o mundo da fabricante.

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O nervosismo antes de pegar uma moto mais pesada e potente apareceu. Entretanto, bastou assumir o controle da Iron e andar alguns metros para tal sentimento desaparecer. Com um assento baixo – são apenas 760 mm em relação ao solo, o que permite a um piloto com aproximadamente 1,70m colocar os pés no chão sem dificuldades – a confiança veio rapidamente e a preocupação com o peso mais elevado de uma moto desse porte (247 kg seco, 256 km em boas condições de funcionamento) logo deixou de ocupar a mente do novato em questão.

Mesmo nos trechos urbanos e no trânsito pesado da cidade de São Paulo, conduzir a Iron foi uma tarefa tranquila. Trata-se de uma motocicleta que responde muito bem aos comandos do piloto e transmite confiança, mostrando se ágil nas mudanças de direção – ponto para o trabalho de ciclística da Harley-Davidson neste sentido.

Ainda assim, a proposta e a vocação de uma moto como essa é a estrada. Posto isto, o trecho eleito foi o inicial da Rodovia dos Bandeirantes, que liga a capital paulista a alguns destinos do interior do estado, como Campinas. Para a primeira vez, a escolha foi percorrer apenas alguns quilômetros até o retorno em Caieiras. São aproximadamente 28 km entre o início da rodovia e o retorno, com ida e volta somando praticamente 60 quilômetros em estrada com a Iron.

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É na rodovia que se aproveita o melhor que uma custom pode oferecer. A posição relaxada para a pilotagem dá a segurança necessária para um iniciante pegar a estrada, além da suspensão firme que permite que as curvas sejam contornadas tranquilamente. O vento forte que atinge a Rodovia dos Bandeirantes pode ser preocupante para motos menores, mas não para a Iron, que se manteve estável e firme o tempo todo. O motor de 883 cm³ responde bem quando é exigido - os 6,83 kgf.m de torque, que surgem a 3.750 rpm, facilitam as ultrapassagens. 

Ao encerrar o passeio, mitos caíram por terra e a prática mostrou que pilotar uma custom, mesmo para um novato, não é uma tarefa impossível. Pelo contrário, é uma experiência tranquila e prazeirosa. Se o leitor é novo no mundo das duas rodas e deseja adquirir uma custom mas tem algum receio, deixe-o de lado e se aventure em tal universo. 

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