Especial: 7 Motos para acelerar em 2017

Conheça os lançamentos mundiais que vão desembarcar no Brasil ao longo deste ano

Por Alexandre Ciszewski

Começamos 2017 com as esperanças renovadas de que este ano seja melhor do que o passado. Torcemos para que a economia brasileira se recupere, as vendas de motos voltem a crescer e tenhamos diversas novidades para acelerar nos próximos 12 meses. Pelo menos a lista de lançamentos para 2017 já nos deixou otimistas. Há desde estilosas clássicas modernas, passando por aventureiras mais acessíveis e até superesportivas completamente renovadas. Escolhemos sete modelos que certamente irão estrear nas ruas brasileiras ao longo deste ano. Confira!

- Harley-Davidson CVO Street Glide 2017: A bagger customizada de fábrica aparece em primeiro por um simples motivo: a renovada linha Touring da marca americana já está nas lojas. A principal novidade é o novo motor Milwaukee-Eight, que tem melhor desempenho e menos vibração. Mas a CVO Street Glide ainda traz uma versão “envenenada” do novo V2, com kit Screamin’ Eagle e maior capacidade, 114 polegadas cúbicas, ou 1.870 cm³. Além do novo conjunto de suspensões, é claro. Com pintura especial “Dark Slate Candy/Arctic Black”, a CVO Street Glide ainda traz detalhes exclusivos e um completo sistema de “infotainment” com tela sensível ao toque e som de 600 W. O preço também é exclusivo: R$ 140.900.

- Yamaha Tracer 700: Seguindo praticamente a mesma receita da MT-09 Tracer, a versão de 700cc baseia-se na naked MT-07, porém agrega mais versatilidade ao empolgante motor bicilíndrico de 75 cv. Para isso, a Yamaha adotou tanque maior (17 litros), banco mais confortável, carenagem dianteira e uma balança mais longa para garantir conforto e autonomia para longas viagens. Como a MT-07 tem feito sucesso por aqui, a fábrica japonesa também deverá trazer a Tracer 700 para o Brasil. Lançada em abril do ano passado na Europa, o novo modelo deve chegar como uma boa opção de aventureira esportiva na faixa entre R$ 30.000 e 40.000.

- Kawasaki Z 900: Sucessora da adorada Z 800, que vai sair de linha, a nova naked quatro cilindros da fábrica de Akashi também deverá chegar em nosso mercado ainda no primeiro semestre – seguindo a estratégia da marca de trazer seus mais recentes lançamentos para o nosso mercado. Com um motor de 948 cm³, baseado no da Z 1000, a nova Z 900 vai oferecer 126 cv, 12 a mais do que a Z800. Mas a grande novidade mesmo é o novo chassi em treliça, que substitui o antigo (e pesado) quadro de dupla trave feito em aço. As suspensões também foram aprimoradas na nova naked, com garfo telescópico invertido com tubos de 41 mm na dianteira e novo monoamortecedor traseiro – ambos com regulagem. Ainda não há preço definido no Brasil, mas nos Estados Unidos, a Kawasaki anunciou a Z 900 por um valor bem próximo da aposentada naked de 800cc.

- Triumph Bonneville Bobber: Cheia de estilo e com visual de moto customizada – mas sem a dor de cabeça de customizar uma moto – a Triumph já confirmou que a Bonneville Bobber chega às lojas em maio. Inspirada nas antigas bobbers da década de 1950, a “Bobber” inglesa segue fiel ao estilo: para-lamas cortados, traseira minimalista e banco solo. Equipado com um motor bicilíndrico de 1.200 cc e refrigeração líquida que oferece torque de sobra e arrancadas vigorosas. Diferentemente das outras Bonneville, a Bobber tem traseira monoamortecida. Apesar do visual antigo, a tecnologia embarcada conta com modos de pilotagem, controle de tração e freios ABS de série. O preço ainda não foi anunciado.

- BMW S 1000R: Mais que uma versão naked da sua irmã superesportiva, a S 1000 R passou por um facelift para 2017, no qual as aletas laterais ficaram menores. Mas o que importa mesmo é que a fábrica alemã aplicou uma receita infalível para aprimorar o desempenho da moto: menos peso e mais potência. A S 1000 R 2017 ficou 2 kg mais e seu motor de quatro cilindros em linha produz agora 165 cv, contra os 160 da versão anterior. Outra novidade, que visa ampliar o conforto, é o novo sistema de fixação do guidão que, de acordo com a BMW, reduziu as vibrações transmitidas ao piloto. Como se trata de uma das streetfighters – as nakeds derivadas de esportivas - mais divertidas do mercado, aguardamos ansiosamente para acelerar essa nova S 1000 R.

- Ducati Multistrada 950: Com a proposta de ser mais acessível e fácil de pilotar do que sua irmã maior de 1.200 cc, a nova Ducati Multistrada 950 foi apresentada no Salão de Milão 2016, em novembro do ano passado, e já está confirmada para o Brasil. Equipada com o motor Testastretta de dois cilindros em “L” com 937 cm³, a nova MTS 950 produz bons 113 cv de potência máxima – e a moto vem com controle de tração, modos de pilotagem e freios ABS para tornar a condução ainda mais “controlável”. Outros atrativos são seu assento mais baixo e a roda dianteira de 19 polegadas Mas a melhor notícia é que a nova Multistrada 950 deverá ser mais em conta do que o modelo de 1.200cc. Segundo a Ducati do Brasil, o modelo deverá chegar ao Brasil no segundo semestre de 2017 com preço entre R$ 55.000 e R$ 60.000.

- Honda CBR 1000RR: Apesar de muitos terem torcido o nariz para a nova Fireblade, afirmando que a Honda não pouco mudou em sua esportiva de 1 litro, a fábrica afirma que 90% dos componentes da moto são novos. Temos que concordar que o quadro se assemelha bastante ao anterior, porém o peso da moto foi reduzido em 15 kg (195 kg em ordem de marcha). E a potência aumentou em 10 cv: agora são 191 cv de potência máxima a 13.000 rpm. E claro que a Honda também abusou da eletrônica para ajudar no seu lema de “controle total”: a CBR 1000RR 2017 traz sensor de medição inercial, que ajuda o novo controle de tração e os freios ABS a atuarem com mais eficácia. Modos de pilotagem também estão disponíveis na nova Fireblade. Há algum tempo defasada em relação às concorrentes do segmento, a nova CBR 1000 RR coloca a Honda de volta à disputa das superesportivas. Mas isso apenas no segundo semestre: o modelo deve ser lançado apenas no Salão Duas Rodas, que acontecerá em novembro deste ano em São Paulo (SP).

TEXTO: Arthur Caldeira / Agência INFOMOTO
FOTOS: Divulgação 

 


Fonte:
Agência Infomoto

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br