Entrevista: Cesvi trabalha por mais segurança nas motos

Almir Fernandes, diretor do Cesvi, conta que entidade está empenhada na segurança dos veículos duas rodas

Por Aladim Lopes Gonçalves

Aladim Lopes Gonçalves 

O Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) está empenhado na conscientização do mercado para os benefícios dos freios ABS nas motos como recurso para melhorar a segurança e combater os números alarmantes de acidentes no trânsito. Engajada nessa campanha para os veículos de duas rodas, a entidade apresentou um estudo recente sobre o tema e espera alcançar os resultados que conseguiu quando deu início ao debate sobre as vantagens e benefícios dos freios ABS nos carros anos atrás. O diretor executivo do Cesvi Brasil, Almir Fernandes da Costa, conta os planos da entidade para promover a qualidade nos setores motociclístico e automotivo com estudos, treinamentos e publicações, sempre com o objetivo de ver motos e carros mais eficientes e seguros.

MOTO.COM.BR: Conte um pouco da sua formação e trajetória profissional. 

Almir Fernandes: Minha formação é em engenharia mecânica e tenho MBA em gestão empresarial. Venho de uma larga trajetória no mercado de seguros e entrei no Cesvi Brasil em 2011, já no cargo de diretor executivo. Nossa missão, assim como a do Cesvi em todo o mundo (a entidade está presente em 24 países) é contribuir com a sociedade em favor da segurança viária e veicular no Brasil, de uma forma que acompanhe o ritmo de crescimento da frota nacional e da economia brasileira.

MOTO.COM.BR:  O que é o Cesvi Brasil, quais suas funções e quais empresas e entidades da área veicular apoiam suas iniciativas?

Almir Fernandes: O Cesvi Brasil é um centro de pesquisa que atua no processo de reparação e segurança viária e que estuda o ramo veicular em todas as suas camadas tecnológicas e parte estrutural, gerando informação para seguradoras, montadoras e, principalmente, o consumidor em geral que se beneficia dessas informações. Aqui nós montamos índices que são disponibilizados no site, de forma a atender oficinas, reparadores e concessionários. Esse material serve ainda para empresas de inspeções e vistorias. Também projetamos material de avaliação do comportamento do condutor e de veículos. É um trabalho bastante intenso e com muita informação. O índice CarGroup, que aponta os veículos com melhor e pior desempenho no quesito reparação, exemplifica bem o nosso trabalho.

MOTO.COM.BR: Recentemente o Cesvi Brasil divulgou um estudo sobre os freios ABS em motos com números e dados que surpreenderam o mercado. Esse tipo de informação é importante para conscientizar o motociclista dos recursos disponíveis para sua segurança. O que podemos esperar em termos de legislação para que as motos sejam mais seguras?

Almir Fernandes: Acredito que vamos caminhar para isso, evidentemente que temos que esperar os ritos do país. Na Comunidade Europeia a instalação dos equipamentos passa a ser obrigatória já em 2016 e o Brasil está iniciando esse estudo e tratando de discussões.  O próprio Denatran está sensibilizado para esse tema, tanto que organizou um grupo de estudos para discutir algumas soluções nesse sentido. A pesquisa do Cesvi Brasil com o mapeamento dos freios ABS no mercado nacional coloca esse tema em discussão e os freios ABS nas motos estão na pauta do Denatran.

MOTO.COM.BR:  O sistema de freios ABS é um dispositivo eletrônico e boa parte das motocicletas produzidas no Brasil tem controle eletrônico de injeção de combustível (algumas são até flex fuel), mas ainda não temos um fabricante nacional de ABS para motos e o equipamento sendo importado encarece o preço final da moto. O que poderia ser feito para motivar a produção nacional de ABS de motos no país?

Almir Fernandes: Realmente, a tecnologia tal qual nos apresentamos na pesquisa não é uma coisa nova no mercado. É uma tecnologia consolidada. O que precisa ser discutido é o desenvolvimento de uma planta e o processo de transferência de tecnologia. Sabemos que a implantação de uma fábrica no Brasil até pode ser feita com certa rapidez, tendo incentivo e apoio governamental. Com o investimento apropriado não há maiores problemas na montagem de uma planta para essa finalidade.

MOTO.COM.BR: O Cesvi Brasil anunciou que está desenvolvendo um manual de reparações de motos. Quando esse guia será lançado, quais tipos de informações técnicas ele vai trazer para o motociclista e os mecânicos e como ele será oferecido?

Almir Fernandes: Até dezembro de 2014 devemos ter as primeiras fases estruturadas do manual de reparações de motos à disposição do público em geral. O que esperamos é que esse material gere um treinamento e possa servir como referência. Quando olhamos o mercado de reparação notamos certa carência de informações e carência para uma reparação adequada de motos. Imagine, por exemplo, um crash test traseiro e lateral de moto. Vamos construir os processos de reparação. Vamos tratar da função de equipamentos, consequências da colisão e avaliar aspectos da manutenção. A partir disso podemos gerar informações que vão permitir a criação e a realização de cursos e treinamentos para mecânicos e concessionários. Ainda estamos avaliando as melhores formas de disponibilização dessas informações pela internet, mas certamente esses dados vão abastecer os nossos canais de informação, como o boletim técnico do nosso mailing, revista Cesvi, demais publicações e outros meios disponíveis.

Fotos: Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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