Entrevista: Benelli tem grandes planos para o Brasil

Marca italiana inicia nova fase no país com a venda de quatro modelos produzidos na fábrica da Bramont

Por Aladim Lopes Gonçalves

Aladim Lopes Gonçalves

A lendária e centenária fabricante italiana Benelli foi uma das grandes sensações no último Salão Duas Rodas, em 2013, com um dos maiores estandes no evento e repleto de atrações e novidades para o público, mostrando sua força e intenção de criar fortes raízes no mercado brasileiro. As primeiras motos da marca italiana já podem ser encontradas na concessionária recém-inaugurada na cidade de São Paulo, na zona sul (Av. Morumbi 6.849. Tel: 11 3017-9030), seguindo os mesmos padrões de instalações e atendimento das lojas na Europa. Os fãs de motos Premium podem conferir no showroom as motos naked TNT 899 (R$ 36.600) e as big trails TRE K 899 (R$ 39.990), TRE K 1130 (R$ 49.990) e TRE K 1130 Amazonas (R$ 53.990), todas com a diferenciada motorização três cilindros. A produção das motos Benelli acontece em Manaus (AM), na fábrica da Bramont, grupo que também representa no Brasil as motos da marca chinesa Keeway e a divisão de veículos utilitários da marca indiana Mahinda. Descubra os planos e próximos passos da Benelli para fortalecer a presença da marca italiana nessa nova fase no mercado nacional em um bate-papo descontraído com Jean Anwandter, diretor comercial da Benelli no Brasil.

MOTO.com.br: Conte um pouco da sua formação e trajetória profissional.

Jean Anwandter: Nos últimos dois anos sou diretor comercial da Mahindra e de Motos pelo Grupo Bramont no Brasil. De formação sou engenheiro comercial, com atuação de oito anos na Nestlé no Chile e no Brasil, como gerente de marketing e trademarketing, com passagem de seis anos na Gildemeister no Chile para trabalhar no desenvolvimento de marcas importantes como Hyundai, MINI, Mahindra, Zotye, Jinbei, Yuejin, Sinotruck, Brilliance, Haima, Keeway, Aprilia, Moto Guzzi, Piaggio, Gilera.

MOTO.com.br: A Benelli inicia essa nova fase no Brasil com operação oficial e produção local na fábrica da Bramont, em Manaus (AM), em um momento que outras marcas Premium também chegaram ao mercado nacional. A Benelli é uma marca italiana, centenária e tradicional, como está a sua preparação para encarar a concorrência e quais suas estratégias para conquistar o mercado?

Jean Anwandter: Nós vamos focar em abrir só uma loja nas principais cidades do Brasil (São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Alegre, Goiânia ou Brasília), isto para assegurar que nossos concessionários tenham um bom volume de vendas. A Benelli é uma marca exclusiva com produtos de design inigualáveis e vamos nos concentrar neste nicho de vendas.

MOTO.com.br: Nesse primeiro momento a Benelli está oferecendo uma linha de motos Premium com motor três cilindros, uma motorização que vem crescendo nas motos e agradando o mercado. Quais as vantagens e os diferenciais tecnológicos dos motores Benelli nesse formato?

Jean Anwandter: Nos também temos um motor de quatro cilindros para a BN600 e estamos planejando lançar no futuro novas configurações de motores. Isto vai depender muito do mercado e o que nossos consumidores vão demandar. Hoje o motor de três cilindros entrega uma potência, som e dirigibilidade que apaixona e isto é um sucesso.

MOTO.com.br: A Benelli possui uma parceria estratégica desde 2005 com o Grupo Qianjing, uma das principais corporações e fabricantes de motos da China. Como foi estabelecida essa parceria e de que modo essa associação favorece as duas marcas?

Jean Anwandter: A Qianjiang comprou a Benelli em 2005 para transferir tecnologia e design a seus produtos de baixa cilindrada da marca Keeway. A Benelli também se favoreceu com isto já que a Qianjiang injetou recursos para potencializar os produtos da Benelli, que continuam a ser desenhados e fabricados na Itália.

MOTO.com.br:Como a Benelli está planejando suas ações de relacionamento no Brasil? Há planos de eventos e viagens como acontece na Itália e em demais países da Europa?

Jean Anwandter: Nós criamos um "Club Benelli Brasil" para organizar passeios e encontros com nossos clientes e outros fanáticos por motos. A paixão de andar de moto, se juntar com os amigos, falar de motos e se divertir é a base do negócio e nos vamos fazer isto também.

Fotos: Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br