Energica Experia: a primeira moto de aventura 100% elétrica

Experia é o nome da primeira moto 100% elétrica e com 0% de emissões de Co2 para quem curte pegar estrada

Por Thiago Dantas

A empresa italiana Enérgica apresentou oficialmente,  no GP de Mugello, seu mais novo lançamento, a Tourer elétrica Experia. Ela é a mais nova motocicleta elétrica voltada para estradas.

A Experia estará disponível para encomenda a partir de hoje, dia 01 de junho, no site oficial da marca. Confira o vídeo de lançamento: 

 

 

Projetada para as estradas, a Experia vem com um novo conjunto de força elétrico e novas baterias. 

 


Energica Experia - Foto: Divulgação 

A moto elétrica aventureira produz um pico de potência de 102 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 900Nm na roda. A velocidade é limitada a 180 km/h e chega de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos, tudo isso sem necessidade de mudanças de marcha. 

 

Preparada para pegar estrada, a Experia possui capacidade de carga de 112 litros com todos os alforges e o top case rígidos, que virão de série  nas primeiras unidades. Além disso, ela é equipada com controle de tração de seis estágios, quatro modos de pilotagem, ABS Bosch sensível à inclinação, rodas aro 17”,  painel em TFT de 5” e muito mais!

 


Energica Experia - Foto: Divulgação 

O motor é de ímã permanente e é contra-rotativo para reduzir a inércia – um sistema também usado em superbikes de primeira linha para manter a frente da moto plantada no asfalto sob aceleração.

 

As novas baterias possuem capacidade máxima de 22,5 kWh, que a Energica diz ser a maior de todas as motocicletas elétricas.  Apesar disso, elas são mais leves e possuem uma distribuição de massa diferente, proporcionando à Experia um centro de gravidade mais baixo e centralizado, melhorando a ciclística da motocicleta. 

 


Energica Experia - Foto: Divulgação 

A marca divulgou uma autonomia de 420 km na cidade e 256 km em um circuito misto. A Experia pode ser carregada de 0-80% em um Carregador Rápido Nível 3/DC em 40 minutos a uma taxa máxima de 24kW, talvez as paradas do café fiquem mais longas. Além disso, tem a opção de usar também pontos de plug-in convencionais de 240V e 120V para paradas mais longas ou carregamento noturno. 

 


Energica Experia - Foto: Divulgação

O desenho da Experia chama atenção com linhas agressivas e os faróis duplos. As suspensões são ZF Sachs com curso de 150mm e ajustáveis. Os freios são Brembo e os pneus Pirelli Scorpion Trail II com as dimensões de 120/70 à frente e 180/55 na traseira. O peso anunciado para a Experia é de 260 kg.

Ainda sem preço definido, a Energica promete entregar as primeiras motos no outono europeu. 


Energica Experia - Foto: Divulgação

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br