Ducati retoma produção na Itália

Fábrica volta gradualmente a produção em Borgo Panigale, com início programado para esta segunda-feira (27)

Por Gian Calabrese

Na Itália, em conformidade com o protocolo que regulamenta as medidas para combater e conter a disseminação do vírus Covid-19 no local de trabalho, a Ducati suspendeu temporariamente a produção em sua fábrica de Bolonha desde a sexta-feira do dia 13 de março, para reorganizar os cronogramas de produção.

A melhoria gradual das condições de saúde permitiu ao governo italiano, neste domingo (26), autorizar às empresas consideradas estratégicas para a economia, cuja atividade também é voltada para as exportações, retomar a produção.

Segundo a Ducati, esta será a primeira fase de retorno as atividades, que no momento envolverá apenas uma parte dos trabalhadores destinados às linhas de produção. O pessoal da oficina começará primeiro, depois os trabalhadores da linha de montagem de motores e, a partir de terça-feira, 28 de abril, os trabalhadores da linha de montagem de motocicletas.

Quanto aos funcionários, somente aqueles que não estiverem em condições de realizar o trabalho em casa poderão acessar a fábrica. Todos os recursos empregados nas áreas comercial, de marketing, TI, gestão de pessoas, finanças, compras e logística estarão, portanto, funcionando remotamente. A produção foi reorganizada, passando de um turno de oito horas para dois turnos de sete horas para permitir que o número mínimo de pessoas estejam dentro da fábrica ao mesmo tempo e, assim, minimizar o possível contato. A cantina estará aberta, mas com um assento disponível para cada quatro cadeiras interditadas.

Os técnicos envolvidos nas atividades de Pesquisa e Desenvolvimento que não podem trabalhar em casa já estavam no trabalho, conforme permitido pelo código ATECO específico: portanto, os engenheiros das salas de testes de motores, os que realizam testes das motocicletas e os que realizam testes de laboratório estarão todos presentes na Borgo Panigale. Todos os designers, gerentes de projeto e os do departamento de cálculo trabalharão remotamente. Isso garantirá as entregas das motocicletas e o desenvolvimento de novos produtos.

Todas as regras de conduta em vigor na Ducati cumprem o protocolo compartilhado atualizado de 24 de abril e, em alguns pontos, são ainda mais restritivas. Por exemplo, dentro da empresa há um requisito absoluto para usar máscaras, independentemente do distanciamento. Todo o protocolo da Ducati é o resultado do trabalho de uma comissão conjunta entre a empresa e o RSU (órgão unificado de representação dos trabalhadores), formado em 23 de fevereiro, apenas dois dias após a descoberta da primeira pessoa infectada na Itália. Muitas das medidas inseridas são o resultado de uma análise cuidadosa dos protocolos utilizados nas fábricas chinesas do Grupo VW, em particular o FAW-VW de Chanchung, onde a produção foi suspensa por apenas uma semana, mas onde a proteção, o distanciamento e a higienização foram rigorosos. medidas ainda estão em vigor.

Claudio Domenicali, CEO da Ducati:

"Estamos prontos para trabalhar, temos trabalhado duro nas últimas semanas para minimizar qualquer risco. Apesar disso, teremos que ser extremamente cautelosos e rigorosos. O vírus ainda está em circulação e, portanto, devemos tomar cuidado para combater qualquer forma possível de transmissão. Essa é a razão pela qual todas as pessoas presentes na fábrica usam máscaras, nós deve proteger a população da presença de positivos assintomáticos que, embora em uma porcentagem muito pequena estejam presentes hoje, e não serão identificados pelo teste de temperatura obrigatório.

Os testes sorológicos podem ajudar, mas representam apenas um teste instantâneo; devem ser repetidos todos os dias antes da entrada, e isso é obviamente extremamente difícil. É por isso que máscaras e distanciamentos são tão importantes. Obviamente, adaptaremos os protocolos à evolução da situação da saúde e às indicações dadas pelo Estado e pela região de Emília-Romanha. Mantive contato constante com o Presidente Bonaccini, a quem agradeço pelo apoio, com o vereador Colla e com o comissário Venturi para nos preparar melhor para essa eventualidade. O mercado de motos é altamente sazonal e a parada da produção em março e abril já teve efeitos negativos nas vendas. O mercado chinês já está crescendo, as vendas na Coréia e no Japão estão indo bem.

Na Alemanha, os revendedores estão abertos há uma semana e já temos uma grande escassez de produtos. Acredito realmente que esse reinício nos permita reduzir, pelo menos em parte, os efeitos negativos do bloqueio que fomos obrigados a respeitar, infelizmente no pior momento. Temos uma excelente lista de pedidos: a novíssima Streetfighter V4 recém-lançado obteve aprovação unânime da imprensa especializada e é a rainha incontestável da categoria. Infelizmente, a produção foi interrompida apenas um mês após o início. Existem também muitos pedidos para o Multistrada 1260 S Grand Tour e para o Panigale V2. Também temos os estoques vazios da Multistrada 950 e Ducati Scrambler 1100 PRO. Estou convencido de que, nesta "fase dois", a moto será um meio extraordinário de combinar diversão, paixão e a possibilidade de ter um veículo para passar o fim de semana, mas também de se movimentar com rapidez e segurança na cidade, sem problemas de estacionamento ou distanciamento social. Quero agradecer a todos os funcionários da Ducati que administraram pacientemente e colaborativamente essa fase muito anômala e estão nos apoiando no gerenciamento para este reinício", completa.

Apesar da reabertura das linhas de produção, a Ducati confirma que as visitas ao Museu e Fábrica continuam suspensas até novo aviso, além de ser proibida a entrada na fábrica por fornecedores, revendedores, empresas externas contratadas e funcionários externos. Em geral, a menos que comprovado e inevitavelmente necessário para a continuidade das atividades de produção, desenvolvimento de produtos e serviços gerais.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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