Ducati Multistrada V4 RS é revelada na Europa

Ducati revela a Multistrada V4 RS adicionando uma versão esportiva à sua linha icônica

Por Thiago Dantas

A Ducati apresenta ao mundo a mais nova adição à sua famosa linha Multistrada. Durante o World Premiere, a fabricante de motocicletas anunciou o lançamento da Multistrada V4 RS, uma versão esportiva que se junta à geração atual, lançada em 2020,  que hoje é composta por modelos como V4, V4 S, V4 S Sport, V4 S Grand Tour, V4 Rally e V4 Pikes Peak na Europa.

 

 

A nova Multistrada V4 RS traz uma série de inovações notáveis. O coração da máquina é um motor Desmosedici Stradale de 1.103 cc, O motor é o mesmo utilizado na linha Panigale e Streetfighter, porém reprogramado, sendo capaz de gerar 180 cv a 12.250 rpm e um torque máximo de 119 Nm a 9.500 rpm. Diferente das outras versões da Multistrada que utilizam o motor V4 Granturismo.

 

Redesenhando a Geometria

 
Ducati Multistrada V4 RS - Foto: Divulgação

 

Para otimizar a combinação da potência do motor com o desempenho das motos de corrida, a roda dianteira de 19 polegadas foi substituída por uma roda forjada de 17 polegadas calçada com pneu 120/70-17, que trabalha em harmonia com a roda traseira forjada também de 17  polegadas equipada com pneu 190/55-17, ambos da Pirelli Diablo Rosso IV Corsas. Essa mudança implicou uma alteração na inclinação da direção, que passou de 24,5 para 25,8 gaus. 

A fim de proporcionar uma experiência de pilotagem mais esportiva e conectar o piloto à potência desta moto, os pedais foram movidos levemente para cima e para trás, enquanto o guidão ficou mais baixo e mais estreito.

 

Leveza e tecnologia avançada


Ducati Multistrada V4 RS - Foto: Divulgação

 

A Ducati destaca a economia de peso de 8,2 kg em relação à Multistrada padrão, devido às mudanças no chassi, nas rodas e na bateria. Além disso, a moto conta com atualizações em titânio e fibra de carbono, incorporadas em vários componentes.

A suspensão da Multistrada V4 RS é composta por unidades Öhlins em ambas as extremidades, incluindo um garfo de 48 mm e um amortecedor traseiro TTX 36, ambos gerenciados eletronicamente para fornecer amortecimento ativo modulado pelo controle Smart EC 2.0 da Öhlins.

 

Exclusividade numerada

A Ducati enfatiza a exclusividade da Multistrada V4 RS, que será produzida em uma edição numerada, embora sem limitação de unidades. O preço dessa máquina é de $37.995 na Itália, equivalente a cerca de R$200.995 em conversão direta. 

A nível de curiosidade o RS vem da Audi, marca que pertence ao mesmo grupo da Ducati. A ideia foi utilziar a divisão esportiva consolidada nos automóveis para promover toda a esportividade da nova Multistrada V4 RS. Caso semelhante, acontece na BMW Motorrad com os modelos produzidos em conjunto com a divisão esportiva M, como a BMW M 1000 RR.

 

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br