Ducati apresenta Panigale V4 R com mais de 240 cv
Superesportiva italiana chega com tecnologia das motos do Superbike e vai ser vendida por encomenda no Brasil
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
A nova Panigale V4 R é produzida em uma série numerada com o número progressivo. Além disso, ela vem equipada com tecnologias sofisticadas para proporcionar uma experiência semelhante à das motocicletas do Campeonato Mundial de SBK.
Por isso, à primeira vista é difícil reconhecer a Panigale. Já que o novo modelo recebeu asas de carbono e pintura inspirada no MotoGP, que integra as placas brancas com o número "1" em evidência.
O coração deste foguete italiano é o novo Desmosedici Stradale R de 998 cc, um motor capaz de atingir uma rotação máxima de 16.500 rpm na sexta marcha (16.000 nas outras relações) e entregar uma potência máxima de 218 cv a 15.500 rpm.
Detalhe importante é que o novo Desmosedici Stradale R, apesar de todas as melhorias, apresenta um desempenho ligeiramente reduzido em relação à versão anterior devido à limitação gerada pelo sistema de escape em conformidade com a rigorosa homologação Euro-5. Mas, quando vai para a pista e encaixa o escapamento Akrapovič a Panigale V4 R aproveita todo o potencial do motor. A troca do escape permite atingir 237 cv.
O desenvolvimento do motor da nova Panigale V4 R também envolveu a criação de um óleo especial desenvolvido pela Shell em colaboração com a Ducati Corse. Além disso, o novo motor adota pela primeira vez em uma motocicleta de rua bielas de titânio “perfuradas com pistola” e os pistões ganharam tratamento de superfície DLC (Diamond Like Carbon), uma solução utilizada na competição de MotoGP e Fórmula 1 para diminuir o atrito.
Tudo isso, permitiu a redução de 10% no atrito mecânico e elevou a potência do motor até 240,5 cv, em conjunto com o escapamento esportivo.
A Ducati Panigale V4 R recebeu mudanças eletrônicas, os modos de condução foram atualizados, aprimoramentos no Ducati Traction Control, acelerador eletrônico, controle de freio motor e do quick shifter. Caso a moto seja utilizada em autódromo, é possível configurar o software Ducati Performance DTC EVO 3 projetado para slicks e pneus de chuva.
A suspensão é toda Öhlins que permite um ajuste fino. Na dianteira recebe um garfo pressurizado Öhlins NPX25/30, que aumenta seu curso em 5 mm em comparação com o "R" anterior. Já na traseira, vem um um amortecedor Öhlins TTX36 cuja distância central vai de 312 a 316 mm e conta com ajustador hidráulico para pré-carga.
A superesportiva vem com tanque de alumínio escovado com capacidade de 17 litros, novas asas que garantem carga aerodinâmica, rodas com aro de magnésio, pedaleiras de alumínio ajustáveis e ainda pode adotar componentes de fibra de carbono.
A nova Ducati Panigale V4 R está sendo comercializada por US$ 44.995 nos Estados Unidos, na conversão direta fica em torno de R$238.000. No Brasil, a Ducati abrirá vendas apenas por encomendas da superesportiva.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário