Ducati apresenta nova Multistrada V4S no Brasil
A big trail vem com a proposta de encarar todos os terrenos com agilidade, conforto e muita tecnologia
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
A Multistrada V4S chegou no Brasil! A big trail da marca italiana chega equipada com o motor V4 Granturismo com 1.158cm³, 170 cv de potência, manoplas e bancos aquecidos, mas a grande novidade é o sistema de radar dianteiro e traseiro que possibilita a inserção de novas tecnologias como, piloto automático adaptativo e detecção de ponto cego. O preço de lançamento é sugerido em R$ 144.990,00.
Ver essa foto no Instagram
A Ducati está no Brasil desde 2012, as motos são montadas na zona franca de Manaus, salvo as motocicletas que são edições limitadas, que são importadas diretamente da matriz. A quarta geração da Multistrada é baseada no conceito de “quatro motos em uma” e a V4S vem para confirmar e ampliar os horizontes.
Ela é “Sport” porque é leve (peso seco de 215 kg) e equipada com o motor de V4 Granturismo com potência de 170 cv a 10.500 rpm e torque máximo de 125 Nm a 8.750 rpm, além disso a Multistrada V4S vem equipada com ajudas eletrônicas derivadas do MotoGP e uma excelente ciclística. Ela também é “Touring” graças aos prazos maiores entre as revisões e atenção ao conforto de condução para piloto e garupa com o novo sistema de radar dianteiro e traseiro, espelhamento da tela do smartphone no painel, manoplas e assentos aquecidos. Para quem quer encarar o off-road, a vertente “Enduro” conta com suspensões eletrônicas, rodas raiadas e pneus de uso misto. Por fim, o caráter “Urban” é caracterizado pela manobrabilidade sem precedentes a baixas velocidades. Com essas características, a Multistrada V4S está preparada para dominar “muitas estradas”.
A Multistrada V4S não é equipada pelos famosos motores Desmo, a big trail italiana vem equipada com 4 cilindros em V, 90 graus twin pulse, com um retorno de válvula por mola helicoidal e o acionamento do comando por corrente.
O motor Granturismo V4 de 1158 cc oferece 170 cv a 10.500 rpm e um torque máximo de 125 Nm a 8.750 rpm. Tudo isso, com bom torque em baixas rotações e curva de torque linear.
Na manutenção, a Ducati divulgou que as trocas de óleos devem ser realizadas a cada 15.000km, enquanto que a verificação da folga das válvulas, ajuste se necessário, foi estabelecida para intervalos de 60.000 km.
Além disso, os engenheiros da Ducati também se concentraram na relação de transmissão, com uma primeira marcha curta e, portanto, excelente para viagens e manobras em velocidades extremamente baixas, partidas em subidas mesmo com carga total e seções off-road. A sexta marcha, em vez disso, resulta ideal para enfrentar longas viagens em autoestrada.
Com toda a experiência conquistadas nas pistas, a Ducati trouxe das pistas para o motor da Multistrada V4S o virabrequim contra-rotativo, que ao trabalhar “contra” a inércia gerada pelas rodas, melhora a dirigibilidade, reduz a inclinação e, consequentemente, melhora a eficiência e o prazer de pilotar mesmo na estrada.
A Multistrada V4S vem com tecnologia de ponta embarcada para atender os mais altos requisitos de segurança, conforto, performance e conectividade. A plataforma IMU (Unidade de Medição Inercial) possibilita que a Multistrada V4S seja equipada com:
Mas, a grande novidade da Multistrada V4S é o novo sistema de radar. Com dois radares instalados na moto, um na dianteira e outro na traseira, é possível acrescentar novas funções que garantem uma condução mais confortável e segura.
A primeira função é o sistema de Cruise Control Adaptativo (ACC) de responsabilidade do radar dianteiro. O ACC consegue por intermédio da travagem controlada e aceleração, ajustar automaticamente a distância (selecionável em quatro níveis) para os outros veículos quando se roda a velocidades entre os 30 e os 160 km/h.
Já o radar traseiro, possibilita a função a adoção do BSD (Blind Spot Detection) que sinaliza a aproximação vinda de trás por veículos em alta velocidade através dos LEDs posicionados nos espelhos retrovisores.
O painel é de TFT regulável com 6,5 polegadas e inclui o sistema Ducati Connect, que permite, via Bluetooth e wi-fi, a função “espelho” da aplicação para smartphone no painel, e controlá-la através do joystick no punho esquerdo. A Ducati Multistrada V4S vem com Ignição Hands Free, chave presencial.
O design italiano é fora de série. Logo quando você olha para a moto, enxergar as famosas linhas limpas e esguias da Ducati, mas a V4S ganha uma cara de “Maxi Enduro” com quadro monochoque, roda dianteira de 19’’, aparência musculosa e imponente, além da rabeta mais fina e esportiva.
Na Multistrada V4S o design e a funcionalidade são perfeitamente combinados para oferecer uma suprema ergonomia. Isto significa que os pilotos podem colocar os seus pés no chão mais facilmente graças ao assento mais estreito posicionado na área das pernas. A altura do assento é ajustável em duas posições, 840 mm e 860 mm (810 mm com assento baixo e 875 mm com o assento alto também estão disponíveis como acessórios).
A nova Multistrada V4S já está disponível em toda a rede de concessionários Ducati no Brasil na cor Ducati Red com aros pretos e detalhe vermelho. O preço sugerido de lançamento é de R$ 144.990,00.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário