Detran-SP lança campanha focada em mudança de comportamento
Com o objetivo de impactar e reduzir as mortes no transito de motociclistas, tras o slogan "Não Corra, a velocidade não perdoa.
Por Marcio Viana
Por Marcio Viana
Em resposta ao aumento de 12% nas fatalidades no trânsito, peças usam pesquisa e depoimentos reais para alertar: 'Não corra. A velocidade não perdoa’
“Imagine que você vem dirigindo a sua moto a 50 km/h e algo inesperado acontece. Você levaria alguns segundos até conseguir parar por completo. Agora, imagine que você estivesse vindo a 60 km/h”, diz o texto, interrompido pelo som da batida. "10 km acima do limite. A diferença entre a vida e a tragédia." É assim que é conduzido o roteiro da nova campanha do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), “Não corra. A velocidade não perdoa”. Lançada para mudar comportamentos de risco, a campanha tem como alvo principal o excesso de velocidade, e suas peças entrou em circulação a na ultima quarta-feira 01 de outubro.
DETRAN com o Bruno que sofreu o acidente em Maio/25 e faz parte da Campanha impactante.
A iniciativa é uma resposta direta ao atual cenário da segurança viária no Estado, que em 2024 registrou 2.630 mortes no trânsito - aumento de 12% em relação a 2023. A campanha foi desenvolvida em parceria com a Iniciativa Bloomberg para a Segurança Viária Global (BIGRS), com apoio técnico da Vital Strategies. O filme principal, spots de rádio e anúncios, foram construídos a partir de uma metodologia baseada em dados, que incluiu consultas ao públicoalvo para garantir sua máxima efetividade. A peça para TV é protagonizada por Bruno Santos, um motociclista que sobreviveu a um sinistro. “Você está tendo a chance de aprender isso neste vídeo. Eu aprendi aqui, nesta rua", diz ele de sua cadeira de rodas.
Dados foram o ponto de partida para definir o foco: motociclistas representam 43% de todas as vítimas fatais de trânsito, sendo o perfil mais vulnerável o de homens até 24 anos.
A análise revelou que 38% dos sinistros fatais com motos em cidades como São Paulo e Campinas não envolveram outros veículos, indicando que a velocidade excessiva é fator determinante. Além da tragédia humana, o impacto econômico é severo: estima-se que os sinistros de trânsito na cidade de São Paulo, sozinhos, geraram uma perda de produtividade superior a R$ 3,3 milhões em 2024. “Os dados mostram que precisamos agir. Esta campanha não é apenas para informar, é para provocar uma mudança real de comportamento, mostrando que a escolha de acelerar tem consequências irreversíveis”, diz Roberta Mantovani, diretora de Segurança Viária do Detran-SP. Para construir uma mensagem efetiva, a estratégia incluiu testes com o público-alvo.
Representantes da ABRACICLO - Sergio Oliveira - Eduardo Aggio e Cesar Rogério Barros
Os resultados mostraram que, embora os motociclistas conheçam os riscos, eles são atraídos pela adrenalina. A campanha busca desconstruir essa ideia, focando nas abordagens de maior impacto: o sentimento de culpa por ferir outra pessoa e a dor causada à família. O formato de depoimento real foi o que se provou mais relevante e eficaz. “Salvar vidas no trânsito exige mais do que boas intenções, exige método. Esta campanha é o resultado de uma metodologia de ciclo completo, que começa na análise de dados, passa pela escuta atenta do público-alvo e continua até a avaliação do seu impacto real. É essa abordagem, que une evidências à estratégia, que transforma a comunicação em uma ferramenta poderosa para a mudança de comportamento”, comenta Tainá Costa, Gerente Sênior de Comunicação de Programas na Vital Strategies. O objetivo comportamental da campanha é claro: aumentar a adesão dos motociclistas aos limites de velocidade. Para isso, a comunicação será veiculada de forma massiva por quatro a seis semanas, buscando atingir 70% da população ao menos uma vez e 60% ao menos três vezes.
Para maximizar o impacto, a veiculação das peças será alinhada a operações de fiscalização intensificadas em todo o Estado, com o objetivo de coibir comportamentos de risco e aumentar a percepção de fiscalização. A campanha “Não corra. A velocidade não perdoa” circulará até novembro em TV, rádio, mídias digitais e mobiliário urbano, com inserções regionalizadas em São Paulo, Campinas, São Bernardo do Campo, Taboão da Serra, Suzano, Osasco, Santo André, Guarulhos e Franco da Rocha. Ao final, uma avaliação de impacto medirá a mudança de atitude e comportamento do público, consolidando um projeto que une dados, estratégia e comunicação para salvar vidas.
Junior AMABR(representante express) e Eduardo Aggio
Uma das pessoas que liderou a campanha foi Sr Eduardo Aggio - Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN-SP)..Aggio tem mais de 25 anos de carteira A para pilotar motos e usa com frequencia para a mobilidade dentro de São Paulo, e esta ciente de que tem que impactar o motociclista com a mensagem e varias ações que serão feitas pelo DETRAN. Muitos são os fatores que podem derrubar o motociclista, buraco, uso do celular enquanto dirige, muitos iniciantes na pilotagem(braço duro), etc, mas o que mais maxuca e ate leva ao obito, é a velocidade. Muita atenção na pilotagem e vamos transmitir a mensagem para termos ajudarmos a dimuinir os acidentes.
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