Arthur Caldeira
Pode parecer insensato, mas os analistas estão comemorando a desaceleração do mercado de veículos como um todo e especificamente o de motocicletas.
Em 2007, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição dos Veículos Automotores (Fenabrave), a venda de motos cresceu 32,68 % em relação ao ano anterior. Já os números do primeiro semestre de 2008 registram um crescimento de “apenas” 23,33% nas vendas de motocicletas.
Entre janeiro e junho deste ano foram comercializados 951.151 veículos de duas rodas, cerca de 40% do total de veículos vendidos no período (2.405.212).
Embora apresente um crescimento menor, o mês de junho foi o melhor da história de motocicletas, com 174.962 unidades emplacadas. Assim como as vendas acumuladas entre janeiro e junho fazem deste o melhor primeiro semestre da história.
“Um crescimento acima dos 30%, como aconteceu no ano passado, é inviável em qualquer setor da economia”, afirma a economista Tereza Fernandez, consultora de mercado e sócia-diretora da MB Associados.
Para ela, essa desaceleração é saudável e significa uma acomodação positiva do mercado. Para todo o ano de 2008, a MB Associados projeta um crescimento de 23,41% do mercado de motocicletas. Quando comparado à projeção do crescimento do PIB brasileiro para 2008 de 4,8%, o aumento nas vendas de motos e de veículos ainda é bastante superior.
Entre as razões para essa desaceleração, os especialistas apontam uma diminuição da demanda reprimida que existia anteriormente e também a maior exigência dos bancos na concessão de crédito. “Quem tinha ficha limpa para conseguir crédito já o fez. Mas quem tinha dificuldades para ter a ficha aprovada, continua tendo”, afirma o presidente da Fenabrave, Sérgio Reze.
Apesar da desaceleração, as vendas de motocicletas projetadas pela MB Associados para a Fenabrave devem bater novo recorde e superar finalmente a barreira dos dois milhões de unidades comercializadas. Segundo a consultoria de mercado, devem ser emplacados 2.108.572 veículos de duas rodas em 2008.
Chinesas ganham mercado
Assim como a taxa de crescimento mudou, mudaram também a participação de mercado entre as marcas. Apesar de manter a liderança com 70,88%, a Honda perdeu market share.
No acumulado do primeiro semestre de 2007, a fábrica japonesa tinha 74,52%. Da mesma forma que a Yamaha, a segunda maior, que caiu dos 13,22% ente janeiro e junho do ano passado para 11,64% deste ano.
Já a Suzuki, que ocupa a terceira posição, aumentou sua participação no mercado de duas rodas brasileiro para 8,14% — no mesmo período do ano passado o percentual era de 5,71%. Em quarto lugar com leve redução aparece a Sundown com 4,55%.
Somada a Dafra (1,64%), a Sundown e as montadoras que usam tecnologia chinesa já somam cerca de 10% do mercado de motocicletas brasileiro. “A Honda é líder e tem uma grande fatia do mercado há muitos anos. É normal que seja a caça dos novos fabricantes, que vem atrás desse promissor mercado”, explica Sérgio Reze.
Participação de Mercado (Acumulado de janeiro a junho 2008)*:
Honda: 70,88%
Yamaha: 11,64%
Suzuki: 8,14%
Sundown: 4,55%
Dafra: 1,64%
Outras: 3,16%
*Dados de emplacamento do Denatran.
Fonte:
Agência Infomoto
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário