Deputado defende educação no trânsito

William Woo teme reflexos negativos das medidas polêmicas impostas aos motociclistas.

Por Leandro Alvares

Leandro Alvares

Um dia após o aborto dos testes de uma faixa exclusiva para motos na avenida 23 de maio, por conta do alto índice de congestionamento na via da cidade de São Paulo, o setor de duas rodas volta a se deparar com uma difícil questão: o que fazer para solucionar o impasse entre motociclistas e motoristas no país?

Para o deputado federal William Woo (PSDB-SP), a resposta está na educação. “É a base para tudo, inclusive para a conquista da paz no trânsito, algo de que temos precisado muito ultimamente”, afirmou o parlamentar em entrevista ao “MOTO.com.br”.

Motociclista de longa data, Woo sugere uma campanha educativa encabeçada pelos condutores de veículos de duas rodas. “Nós temos um carisma e união natural que são incomuns aos motoristas. Diante disso, os governantes deveriam utilizar essa realidade para agir em favor da classe dos motociclistas”, sugeriu.

Outra proposta defendida pelo deputado é a criação de uma pasta exclusiva no governo para o segmento das motos. “O Poder Executivo precisa tomar essa medida. Além disso, ocupar a pasta com pessoas especializadas no assunto, algo que tem nos faltado”, ressaltou.

Questionado sobre as recentes polêmicas do setor, como as novas regras do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), aumento do Seguro Obrigatório e discussões sobre o veto ao garupa em São Paulo e Rio de Janeiro, Woo se disse temeroso quanto aos reflexos que tudo isso pode ocasionar.

“O valor cobrado pelo DPVAT é um absurdo e longe de ser a resposta para coibir o número de acidentes. Já a proibição do garupa teria resultado apenas momentâneo na redução do crime, pois os bandidos certamente encontrariam outras formas de transporte para suas ações”, opinou.

“Nunca houve uma atenção merecida para o segmento de motocicletas, apesar do número de veículos de duas rodas aumentar intensamente a cada dia. Agora, todos chegam de uma só vez querendo uma solução para melhorar a segurança e saem atirando propostas para todos os lados”.

“Se continuarmos assim, poderemos ter um desfecho semelhante ao da crise aérea, em especial ao que está acontecendo com Congonhas”, comparou, lembrando da série de proibições impostas ao aeroporto de São Paulo após o acidente do Airbus A 320 da TAM, em 2007, as quais estão sendo repensadas; como a retomada das escalas e conexões, por exemplo.

Woo também fez questão de destacar a falha do Estado, principalmente na capital paulista, com o transporte público. “Hoje, as motos movimentam São Paulo. O office-boy foi substituído pelo motoboy, entre outros motivos, por não termos uma malha ferroviária suficiente para atender a população”.

“Estamos presenciando um momento pelo qual muitos países já passaram; o de estabelecer o convívio pacífico entre motos e carros. Essa convivência sempre será difícil, mas pode ser coesa. E a educação é essencial para isso”, finalizou o deputado.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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