Dafra Motos anunciou nova parceria
A fabricante brasileira se juntou a chinesa Haojue e apresentou o scooter Smart 125cc.
Por Roberto Brandão
Por Roberto Brandão
Às vésperas do mais importante evento para o segmento de duas rodas do País, a DAFRA Motos apresenta oficialmente seu mais novo parceiro, a Haojue, empresa pertencente ao Dachangjiang Group (DCJ), maior fabricante de motocicletas da China e um dos líderes mundiais nesse setor.
O modelo de negócios da DAFRA, que tem como uma das principais metas oferecer ao mercado produtos de qualidade a um preço acessível, foi constituído prevendo a associação da empresa brasileira a parceiros estratégicos internacionais.
Segundo Creso Franco, presidente da DAFRA, o conceito é estabelecer relações com grandes empresas do setor de duas rodas que possuem atuação global, grande experiência e excelência na área de Pesquisa & Desenvolvimento e que tenham real empenho em satisfazer plenamente os consumidores, inclusive os brasileiros. “Entendemos que para uma empresa jovem como a DAFRA, nada mais natural do que procurar aprender com as melhores. Atuar no mercado brasileiro nos impõe inúmeros desafios, pois temos grandes marcas e um público exigente. Nossa associação à Haojue, e recentemente à TVS Motor Company, nos coloca numa posição ainda mais competitiva para enfrentar esses e outros desafios”.
Com quase duas décadas de história, a Haojue ocupa posição de destaque, sendo reconhecida durante três anos consecutivos como a “Marca Top da China” e alcançando números surpreendentes. “Desde 2003, somos o grupo número um da China, tanto em produção quanto em vendas. Para nós isso é um fato a se destacar, tendo em vista que concorremos com mais de cem fabricantes de motocicletas em nosso país”, explica Su Lifeng, diretor comercial do DCJ Group. “Apesar da crise mundial, o market share da companhia no mercado interno registrou crescimento entre janeiro e setembro deste ano, por isso estamos confiantes de que conseguiremos chegar ao volume planejado de 3 milhões de unidades produzidas e vendidas em 2009, número superior do que o alcançado em 2008, quando fabricamos 2,96 milhões de motocicletas”.
Embora possa surpreender que a China tenha mais de uma centena de empresas em atuação, esse número tem fundamento. O país é atualmente o maior mercado de motocicletas do mundo e o maior fabricante e exportador de duas rodas do planeta. Somente em 2008, cerca de 16 milhões de unidades foram vendidas no mercado chinês e aproximadamente outras 10 milhões de unidades foram exportadas. “Levando-se em consideração o volume de produção e vendas, o DCJ ocupa uma posição entre as cinco maiores fabricantes de motocicletas do mundo. No entanto, não acreditamos que apenas esses números podem definir a posição de uma companhia. Nossa meta é nos fortalecer cada dia mais para ser uma das marcas de motocicletas mais importantes do mundo em termos de qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento e influência. E os resultados dos últimos anos mostram que estamos no rumo certo: obtivemos a liderança em vendas no mercado interno e a co-liderança em satisfação de clientes, junto com as empresas lideres mundiais que atuam em nosso país”.
“A DAFRA é uma indústria brasileira jovem e dinâmica. Compartilhamos idéias semelhantes relacionadas à filosofia de trabalho, marketing e atendimento ao cliente. Acreditamos que a parceria entre DCJ/Haojue e DAFRA resultará em progresso para ambas as empresas e na conquista de novos clientes a partir do lançamento de produtos altamente competitivos”, afirma Lifeng.
Qualidade e tecnologia para atender o consumidor brasileiro
Para Creso Franco, o mercado brasileiro tem algumas características marcantes, como foco na qualidade e tecnologia de produto. Isso significa que o consumidor espera que as empresas atuantes neste setor busquem constantemente novas tecnologias. “Acredito que o desafio para todos nós é encontrar soluções que satisfaçam as exigências dos consumidores brasileiros”.
Na China e nos mercados onde estão presentes, os produtos Haojue se destacam dos demais concorrentes em aspectos como confiabilidade e durabilidade. Para manter esse patamar, a empresa não poupa esforços em melhorias, dando atenção especial a pesquisas de mercado para o lançamento de novas motocicletas e pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias visando atender diferentes demandas de diferentes clientes e mercados.
“Com relação à qualidade, nossas premissas são ‘ter foco no cliente’ e ‘melhoria continua na busca pela perfeição’. Não importa se estamos falando de novos ou antigos produtos, todos são guiados por satisfazer e superar as necessidades dos clientes. Para isso, combinamos sistemas de Gestão Total da Qualidade (TQM), além de investirmos em materiais e componentes de alto padrão e no completo controle de produto, envolvendo testes de desempenho, confiabilidade e durabilidade. E tudo isso já está incorporado no Smart, nosso primeiro lançamento conjunto no Brasil”, explica Lifeng.
O grupo DCJ conta, ainda com equipamentos de alta tecnologia, uma equipe de engenheiros especializados na gestão e controle da qualidade, eficaz sistema de pós-venda e completo atendimento às normas internacionais. “Toda esta dedicação rendeu à Haojue cinco estrelas por cinco anos consecutivos por ter alcançado melhor confiabilidade, qualidade de serviço, satisfação nas demandas de cliente e eficiência de custos”.
Quanto ao nível de modernização tecnológica, o Grupo DCJ desenvolve modelos de motocicletas clássicos e consagrados no mercado interno e externo no Centro de Tecnologia Haojue e em cooperação na Europa. Também coopera com a DCJ SMC (Suzuki Motor de Cooperation), SMRC (Suzuki Motorcycle Research and Development Center), primeira empresa de desenvolvimento de tecnologia para motocicletas e uma das bases de desenvolvimento da Suzuki Japão para mercados globais. Isso significa uma estreita cooperação entre profissionais chineses e japoneses no desenvolvimento de produtos top.
Inovação, eficiência e qualidade no desenvolvimento de novos produtos são garantidas por fatores integrados, como excelente organização de desenvolvimento, apoio de um grande número de profissionais qualificados, métodos avançados de desenvolvimento, processo científico de gestão do desenvolvimento e um rigoroso sistema de avaliação de produtos.
Smart 125: primeiro produto DAFRA Haojue
Modelo projetado para ser uma eficiente solução para a mobilidade nos grandes centros urbanos, o scooter Smart 125 é o primeiro produto nascido da parceria entre DAFRA Motos e Haojue.
Equipado com motor OHC (Over Head Camshaft) de 124,6 cm3, quatro tempos, monocilíndrico e sistema de injeção eletrônica Mikuni, o scooter registra potencia máxima de 10,3 cv a 8.000 rpm e torque de 9,6 N.m a 7.000 rpm.
O desempenho alcançado pelo Smart, aliado aos benefícios da transmissão automática CVT (Continuous Various Transmission) e a um projeto ergonômico especialmente adequado ao porte do brasileiro – com a altura do solo certa e alguns centímetros a mais no comprimento -, resultam num modelo que se adapta perfeitamente às condições do trânsito nas grandes cidades.
Disponível nas cores preto, grafite, vinho e amarelo, o Smart 125 tem 1 ano de garantia, sem limite de quilometragem, e já está sendo produzido na fábrica da DAFRA em Manaus (AM). O Smart deve chegar à rede de concessionárias em outubro, e preço público sugerido, segundo Franco, é de R$ 6,190,00.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário