CR Zongshen inaugura fábrica em Manaus

Nova linha de montagem flexível terá capacidade para produzir 110 mil motos/ano da Kasinski.

Por André Jordão

Arthur Caldeira

Sob o calor de Manaus (AM), a CR Zongshen inaugurou em 24 de setembro uma nova fábrica. As instalações, já em funcionamento, tem capacidade produtiva de 110 mil motos por ano e emprega 300 funcionários. No local serão fabricados 12 modelos de motocicletas Kasinski, marca adquirida pela empresa no ano passado. “Tivemos um crescimento de 160% nas vendas neste. Para atender à demanda estamos inaugurando essa nova fábrica”, declarou o presidente da CR Zongshen, Claudio Rosa Junior.

Fundada em 2008, a CR Zongshen é uma empresa sino-brasileira – de capital misto entre a CR Motors e o grupo Zongshen. Em 2009, a empresa adquiriu a Kasinski e, desde então, vem fazendo uma reformulação do line-up da marca. Sem deixar de lado sucessos de vendas como os modelos de origem coreana da Hyosung, como a linha Comet e Mirage nas versões de 250cc e 650cc. Com 300 funcionários, a nova fábrica vai montar ao todo 12 modelos de motocicletas e scooters, tanto de origem chinesa da Zongshen como da coreana Hyosung.

Linha de produção moderna

A nova unidade fabril da CR Zongshen/Kasinski tem, segundo a empresa, uma linha de produção moderna e diferente da utilizada em outras fábricas de motocicletas instaladas na capital amazonense. Focada na eficiência e produtividade, a nova linha de montagem é, de fato, diferente das tradicionais esteiras de outras fábricas. Em vez disso, cada funcionário tem um dispositivo que encaminha o motor e a motocicleta para a próxima unidade de trabalho.

Outra vantagem segundo Mauricio Farah, diretor industrial da CR Zongshen, é a flexibilidade. “Nessa linha de produção é muito mais simples montar outro tipo de motor. Basta programar tudo por computador para que os componentes utilizados na montagem de outro motor, por exemplo, já estejam na linha e à mão do operador”, revela Farah.

Claudio Rosa Junior destaca ainda o investimento menor e a produção maior. “Para atingir a mesma eficiência e produtividade com as linhas de produção existentes hoje, precisaríamos do triplo da área fabril e, pelo menos, o dobro de funcionários”, declarou o presidente da CR Zongshen.

Nova, mas provisória

Apesar de nova, a fábrica inaugurada na semana passada é apenas provisória. Isso porque a empresa já inicia a construção de um Complexo Industrial em Manaus mesmo em um terreno de 130 mil metros quadrados. Com investimentos de R$ 45 milhões na obra civil, o complexo deve ficar pronto em 2012. “Até lá, essa fábrica que inauguramos não dará mais conta de nossa necessidade”, prevê um otimista Claudio Rosa Junior. Segundo ele, a Brasil servirá como base para exportar os produtos do grupo Zongshen para toda a América.


Fonte:
Agência Infomoto

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br