Murillo Ghigonetto
A fabricante Aprilia (controlada pelo Grupo Piaggio) apresentou na Europa uma novidade que promete agitar o mercado mundial de duas rodas. Trata-se de seu novo motor, o V4 Race Machine, o primeiro quatro cilindros da marca italiana, que irá marcar o retorno da montadora ao Mundial de Superbike a partir de 2009.
Entre os seus diferenciais, destaque para a tecnologia de seu funcionamento e a potência, mais de 210 cv na versão de competição, segundo dados do fabricante.
Sua alta tecnologia aliada a sua forma enxuta, de medidas e peso bastante reduzidos, fazem deste propulsor um dos mais modernos e eficientes já fabricados pela marca italiana.
Todo seu projeto, diga-se, foi idealizado com foco nas competições, embora uma versão “de rua” do propulsor também esteja em desenvolvimento. O departamento de engenharia da Aprilia queria um produto exclusivo e eficiente para sua participação no Mundial de Superbike. E parece que o objetivo foi alcançado.
Soluções inovadoras, materiais de primeira linha e tecnologia das pistas de corridas formam o DNA desta verdadeira obra de arte da engenharia mecânica. São 999 cm³, que fazem este quatro cilindros em “V” a 65º e quatro válvulas por cilindro com comando duplo gerar mais de 210 cv de potência na versão preparada para competição.
Os cilindros em titânio e os cabeçotes redesenhados, menores, deram também uma outra característica ao V4 Race Machine, muito apreciada no mundo das competições: o baixo peso.
Um outro dado interessante diz respeito à configuração em “V” do motor, escolhida por ser a melhor opção no que se refere à centralização de massas. Como é um propulsor, por enquanto, específico para as corridas, os engenheiros italianos detectaram a necessidade de gerar o equilíbrio necessário ao conjunto formado por piloto, motor e motocicleta. O câmbio é de seis velocidades com a transmissão final configurada para o uso de corrente.
Um dos maiores destaques deste motor é a adoção de um novo sistema de “Ride by Wire”, nunca visto em nenhuma outra motocicleta, segundo a Aprilia. Esse sistema se caracteriza por não possuir uma conexão direta por cabos nas borboletas do acelerador.
Tudo é gerenciado por uma central eletrônica da Magneti Marelli que analisa constantemente dados, como a velocidade da motocicleta, a aceleração e as rotações do motor, e fornece a alimentação necessária para cada cilindro através de um servomotor. Em outras palavras, a abertura das quatro borboletas e conseqüentemente a quantidade de combustível aspirada pode ser controlada independentemente. Na prática todo esse aparato contribui para o desempenho da moto e para a segurança do condutor, já que a aceleração é ajustada de acordo com a “tocada” do piloto.
A estréia do V4 Race Machine nas pistas está marcada apenas para a temporada 2009 do Mundial de Superbike, mas mesmo assim já está dando o que falar. A motocicleta a ser equipada com o novo motor já existe e recebeu o nome de RSV-4 1000. Sua apresentação ocorreu na Itália, no começo do ano, durante a Convenção Nacional de Distribuidores Piaggio. Uma versão de rua do modelo deve ser apresentada em breve juntamente com um motor mais amansado, segundo informações da imprensa internacional.
Especificações Técnicas
Motor: 4 cilindros em “V” a 65º, 4 válvulas por cilindro com comando duplo e sistema eletrônico “Ride by Wire”
Capacidade cúbica: 999 cm³
Potência: mais de 210cv na versão de competição
Torque máximo: n.d
Rotação máxima: 13.500 rpm
Compressão: 12.5:1
Câmbio: 6 marchas
Alimentação: Injeção eletrônica de combustível da Magneti Marelli
Refrigeração: Líquida
Embreagem: Multidisco banhado a óleo com sistema antitravamento
Eletrônica: Central Eletrônica (ECU) da Magneti Marelli que gerencia a ignição, a injeção de combustível e o controle ride-by-wire
Agência Infomoto
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