Acontece
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A CCM tem uma história muito interessante e, até hoje, faz sucesso!
Ano de 1950, Alan Clews compra, com £ 21, sua primeira motocicleta, uma Douglas 90 Plus Flat-Twin e, como a estrada não era sua paixão e a vila de Tottington, aproximadamente 14 milhas ao norte de Manchester, não oferecia muito entretenimento, um dos atrativos era assistir a Derek Brooks, um piloto de off road respeitado, que influenciou Alan.
Dez anos se passaram, ele está no início da carreira de piloto e conheceu Gail, com que se casou e passou a trabalhar com a família da esposa que administrava bancas de jornais em Bolton (aproximados 12 km de distância) e uma barraca no mercado de Atherton (8 km a frente de Bolton). Expandiram o negócio e a família, com dois filhos.
Em 1966 ficou em segundo lugar em sua primeira corrida em Reims, o que lhe rendeu £ 50. Conta ele: "A pista estava muito escorregadia e as pessoas estavam caindo por todo lado", diz ele. "Então o campeão francês veio atrás de mim, gritando comigo. Eles faziam isso para te desencorajar e fazer você pensar que havia algo errado com sua moto, então ele me ultrapassou”.
Em outra prova dias depois na costa oeste, com terreno seco, Clews conta: "os outros pilotos arrastavam os pés para levantar poeira, então eu não conseguia ver para onde ir. Quando terminei a volta, o líder estava atrás de mim novamente”. Detalhe: Além do prêmio em dinheiro, ganhavam uma caixa de champanhe que, segundo ele, tinha que ser bebida antes de voltar para casa para evitar problemas alfandegários!
Foi em 1970 quando, sem a menor ideia de se tornar um fabricante de motos, que fez um pedido de compra de uma Scrambler BSA e foi rejeitado. Foi aí que decidiu fazer sua própria moto de competição! Fez, o resultado foi muito bom, as notícias espalharam, os pedidos chegaram e assim nasceu a Clews Competition Machines, que formam a sigla CCM, detentora de muitos sucessos em várias modalidades das duas rodas!
Um ano depois, em 1971, a fabricante BSA estava mal das pernas e cheia de dívidas, precisando de dinheiro, desperta o interesse de Clews que, imediatamente liga para o empresário Brian Martin, indo os dois para a Small Heath (170km) e voltando com aproximadamente uma dúzia de quadros e outras peças, com um investimento de £ 750. Pronto! Tinha material para construir um lote de motos, mas ainda trabalhava nos negócios da família.
Foi quando buscou ajuda para construir as primeiras sete motocicletas contratando Martin Hemingway, um estudante de engenharia civil que trabalhava durante o verão nas lojas da família Clews, e mostrou habilidades na construção de rodas.
Em 1972, Alan e Gail vendem uma das suas lojas e alugam uma fábrica de dois andares em Bolton, apesar da localização não ser um ambiente “familiar" devido as luzes vermelhas na vizinhança, o aluguel de £ 11/semana era interessante para o novo negócio, a Clews Competition Machines.
Algumas mudanças nas motos CCM ocorreram em 1973 principalmente nas suspensões e ignição. O objetivo era colocar uma equipe de fábrica para competir no motocross. Uma jogada corajosa e cara para uma empresa tão jovem, mas, era o melhor jeito da marca aparecer e ganhar credibilidade.
No ano de 1974, as motos CCM despertam interesse nos EUA depois de competirem na série Trans Am parcialmente financiadas pela fábrica e pelo novo importador norte-americano, Marin Horn. O piloto Vic Eastwood não obtém bons resultados nas pistas mas, 26 pedidos de novas motos pagas adiantadas, apareceram.
Em 1975 aconteceram mudanças nas motos como nova suspensão, alterações no motor de 500cc e quadro, formaram uma nova motocicleta que gerou pedidos de 170 motos para os próximos dois anos!
Pelo jeito a temporada deu resultado e despertou interesse de Vic Allen, piloto a ser batido em 1975, que no ano seguinte, 1976, aproximou-se de Clews para ter apoio da fábrica. Chegou com um preço alto onde, o jornalista Martin Christie sugeriu a criação da CCM Team e uma tentativa de atrair patrocinadores. Funcionou! Surgiram Castrol, Camel Cigarettes e LPS Lubricants.
O CCM Team Britain, com pilotos renomados, não teve muito trabalho para 1979, tudo funcionava direito até a saída de parte da equipe que, logo afetou os resultados. Mas isso já não afetou as vendas, a credibilidade já havia sido construída e as motos venderam muito bem.
Nos anos seguintes a CCM sempre esteve em destaque em diversas modalidades como Junior TT , Motocross, Rally Dakar-Granada-Dakar, Supermoto e Flat Track.
Alan Clews faleceu em maio de 2018 e seu filho mais velho, Austin, campeão de motocross, está à frente da fábrica com o apoio dos filhos Ben e Jack e também do irmão mais novo, Russel. Eles continuam sediados em Bolton, Lancashire e, devido ao sucesso da série Spitfire, seguem produzindo obras de arte!