Acontece
Acontece
Desde que a motocicleta foi inventada, o ser humano sempre achou um jeito de competir, criando diversas variações para o ato demasiado humano de conferir quem chega primeiro. Uma das criações mais interessantes, sem dúvidas, é o Flat Track. Trata-se de uma modalidade em que as curvas imperam, já que praticamente não há retas – e o desafio de mudar a direção em um veículo com apenas duas rodas é o que garante a emoção, com muitas derrapadas e motos deslizando quase na horizontal.
O início desse esporte centenário aconteceu nos EUA e muitas montadoras têm suas raízes ligadas à modalidade. Em 2016, chegou ao Brasil por meio do Lucky Friends Rodeo de Sorocaba, um dos maiores eventos da Cultura Custom Brasileira. O sucesso foi muito grande e o Flat Track começou a crescer por aqui. Com o aumento da popularidade, o BMS, outro grande evento Custom do país, abraçou a ideia e incluiu o esporte como uma de suas atrações. A cada ano a modalidade ganhou mais e mais força, até que, em 2019, foi criado o Campeonato Brasileiro de Flat Track, com quatro etapas.
Com a popularidade, veio o crescimento no número de participantes. Ato contínuo, o nível de competividade também aumentou – tanto que alguns pilotos brasileiros chegaram a competir nos EUA. Neste ano, nove brasileiros viajaram até Milwaukee para correr no Flat Out Friday, uma das competições mais populares do circuito norte-americano. Infelizmente, devido ao avanço da Covid-19, as corridas foram suspensas na véspera da competição. Mas a viagem da maior equipe brasileira de Flat Track não foi em vão. Houve uma rica conexão com times locais e foi plantada uma semente para futuras parcerias entre Brasil e Estados Unidos.
O desenvolvimento do Flat Track no Brasil também trouxe a necessidade da criação de uma entidade para organizar e ser responsável pelo fomento do esporte por aqui. Chegamos, então, ao nascimento da Liga Brasileira de Flat Track, ou apenas Flat Track Brasil (@flattrackbr).
A Liga é responsável pela regulamentação de equipes, pilotos, montadoras e eventos participantes. Além disso, tem a premissa de ajudar no crescimento do Flat Track brasileiro, atraindo a atenção de um público cada vez maior. Tudo isso sem perder o espírito familiar que é uma das essências da modalidade.
Com tanta coisa que aconteceu nos últimos anos, o futuro do Flat Track no Brasil é muito promissor. Trata-se de um esporte que cresce bastante principalmente por conta da sintonia, conexão e grande apoio da Cultura Custom nacional. Independente se você é um iniciante ou já é aficionado, não perca nenhum momento do Flat Track no Brasil, seguindo os canais oficiais da liga no Instagram, LinkedIn, YouTube e Facebook.
Flat Track Brasil no LinkedIn – https://www.linkedin.com/company/flattrackbr/
Flat Track Brasil no Instagram – https://www.instagram.com/flattrackbr/
Flat Track Brasil no Facebook – https://www.facebook.com/flattrackbr/
Flat Track Brasil no YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCPgv3-JNFr9r8V8JLHEowJw
Confira o vídeo no evento Flat Track Dirt Camp Brasil organizado pela Garage Metallica, na pista Kalango Cego, em Itupeva (SP)