Confira o mapa do roubo e furtos de motos em São Paulo

Boletim da Tracker e Fecap, com dados da SSP-SP, revela que as motos representam 20% dos boletins de ocorrência com subtração de veículos

Por Aladim Lopes Gonçalves

A incidência de roubos e furtos de motocicletas no Estado de São Paulo atingiu 9.569 ocorrências nos três primeiros meses de 2017. Só no mês de março foram 3.482 eventos, ou seja, uma média de 4 ocorrências por hora. Os dados estatísticos estão no Boletim Econômico da Tracker e Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), com base nas informações da Secretaria de Segurança Pública. Em janeiro foram registrados 3.109 roubos ou furtos e em fevereiro, 2.978

Os dados envolvendo motocicletas representaram cerca de 20% do total dos boletins de ocorrência registrados na categoria de roubo e furto de veículos. Analisando o comportamento dos bandidos em março, quando se trata de roubo, o horário preferido para praticar o crime é à noite (50,03%), seguido da tarde (18,14%), manhã (15,98%) e madrugada (15,70%). Já os furtos apresentaram um cenário diferente, apesar de a maioria também ter sido cometido à noite (29,77%), o segundo horário com mais ocorrências foi pela manhã (22,69%), seguido da tarde (20,20%) e de madrugada (17,28%).

Período de Ocorrência Roubo Motos Estado SP - março

 

A NOITE

50,03%

A TARDE

18,14%

PELA MANHÃ

15,98%

DE MADRUGADA

15,70%

EM HORA INCERTA

0,14%

 

Período de Ocorrência Furto Motos Estado SP - março

 

A NOITE

29,77%

PELA MANHÃ

22,69%

A TARDE

20,20%

DE MADRUGADA

17,28%

EM HORA INCERTA

10,05%

 

A cidade de São Paulo lidera o ranking de roubo e furto no Estado. Na categoria furto, os municípios que vêm em seguida são predominantemente do interior, com destaque para a região de Campinas; enquanto os roubos predominaram no ABC e proximidades. “Há uma grande incidência de roubo de motos de alta cilindrada em regiões próximas a rodovias com acesso ao litoral e interior do estado, principalmente entre a cidade de São Paulo e municípios vizinhos à capital, como a região do ABCD. Nos fins de semana e feriados aumenta o número de evento”, analisa o gerente de Operações do Grupo Tracker, Rodrigo Boutti.

 

 

 

Furto Motos Estado de São Paulo - março

Roubo de Motos Estado de São Paulo - março

S. PAULO

27,72%

S. PAULO

39,64%

S. JOSÉ DO RIO PRETO

3,07%

OSASCO

5,58%

CAMPINAS

2,93%

DIADEMA

4,82%

SOROCABA

2,49%

S. BERNARDO DO CAMPO

4,33%

RIBEIRÃO PRETO

2,39%

GUARULHOS

3,91%

SANTOS

2,29%

CAMPINAS

3,77%

CATANDUVA

2,05%

S. ANDRÉ

3,56%

PIRACICABA

1,95%

RIBEIRÃO PRETO

2,30%

S.ANDRE

1,85%

ITAQUAQUECETUBA

1,88%

HORTOLÂNDIA

1,81%

MAUÁ

1,67%

 

Capital

Ao analisar a capital de São Paulo, o que chama a atenção é que, diferente do Estado, a maioria dos furtos ocorreu de manhã (36,80%).

 

Período de Ocorrência Furto – cidade São Paulo - março

PELA MANHÃ

36,80%

A NOITE

22,89%

A TARDE

21,65%

DE MADRUGADA

10,39%

EM HORA INCERTA

8,27%

 

Período de Ocorrência Roubo – cidade São Paulo - março

A NOITE

45,77%

DE MADRUGADA

19,19%

A TARDE

17,61%

PELA MANHÃ

17,25%

EM HORA INCERTA

0,18%

 

Entre os 10 bairros com maior registro de furto, cinco estão na Zona Sul da capital, três no Centro, e dois na Zona Oeste. No caso de roubos, a predominância foi na Zona Leste, com seis bairros entre os 10 que registraram mais boletins, seguida pela Zona Oeste. “Os furtos ocorrem quando os proprietários estão trabalhando ou estudando e suas motos estacionadas. E boa parte dos estabelecimentos de ensino e escritórios ficam na Zona Sul”, explica Rodrigo Boutti.

Ela acrescenta ainda que, de acordo com o banco de dados do Grupo Tracker, a Zona Leste é a região onde acontece o maior número de recuperações, cerca de 40% do total. “A tendência é que as motos sejam roubadas e levadas imediatamente para desmanches, por isso as regiões com maior número de desmanches também tendem a ser as regiões com maior índice de recuperações”, afirma.

 

Furto Motos Cidade de São Paulo – março

Roubo de Motos cidade de São Paulo - março

VILA MARIANA

5,28%

BRASILÂNDIA

4,93%

ITAIM BIBI

4,40%

IGUATEMI

4,40%

REPÚBLICA

4,05%

LAJEADO

4,23%

SANTO AMARO

3,70%

ITAQUERA

3,52%

BARRA FUNDA

3,35%

RAPOSO TAVARES

3,52%

CAMPO GRANDE

3,35%

JARAGUA

3,52%

BELA VISTA

2,99%

CIDADE TIRADENTES

3,35%

JABAQUARA

2,82%

FREGUESIA DO Ó

2,82%

PINHEIROS

2,64%

GUAIANASES

2,82%

LIBERDADE

2,64%

CAPÃO REDONDO

2,46%

 

Os modelos mais roubados e furtados também foram analisados. Segundo o gerente de Operações do Grupo Tracker, as motos de baixa cilindrada representam uma parcela maior das ocorrências, pois, proporcionalmente, são os modelos mais vendidos. “Desta forma, grande parte dos roubos acaba alimentando a indústria de desmanches, principalmente na região da Grande São Paulo, por conta da alta procura por peças”, analisa.

 

Roubo e Furto - Estado de SP - marca e modelo - março

HONDA/CG 150 TITAN KS

9,21%

HONDA/CG 125 FAN

7,95%

HONDA/CBX 250 TWISTER

7,91%

HONDA/CB 300R

7,08%

HONDA/CG150 FAN ESDI

6,86%

HONDA/XRE 300

6,82%

HONDA/CG 125 FAN KS

6,56%

HONDA/CG 160 FAN ESDI

5,78%

YAMAHA/FAZER YS250

5,47%

HONDA/CG 150 FAN ESI

4,69%

HONDA/CG 125 TITAN KS

4,52%

HONDA/CG 150 TITAN ESD

3,65%

HONDA/CG 125 FAN ES

2,78%

HONDA/CG 125 TITAN

2,78%

HONDA/NX-4 FALCON

2,69%

HONDA/CG 150 TITAN EX

2,65%

YAMAHA/YBR 125K

2,04%

HONDA/CG 150 TITAN ES

1,74%

HONDA/CG 125 TITAN ES

1,69%

JTA/SUZUKI EN125 YES

1,65%

 

Rodrigo Boutti alerta ainda que muitas destas motocicletas são utilizadas por bandidos em roubos de modelos de performance mais elevada. O gerente de Operações do Grupo Tracker destaca também a curiosa aplicação dada por alguns bandidos às motos roubadas: “Nas regiões periféricas da capital é muito comum, hoje em dia, a realização de bailes funks, os famosos ‘pancadões’. Muitas motos de alta performance, roubadas ou furtadas, são utilizadas pelos bandidos como uma forma de ostentação neste tipo de evento. Grande parte é abandonada ou mesmo destruída ao término dos bailes”, finaliza.

O Boletim Tracker-Fecap é resultado da parceria entre o Grupo Tracker (empresa de rastreamento e localização de veículos) e a Fecap – referência na área de Gestão de Negócios. Nele, analistas traçam um panorama detalhado do mercado do crime no Estado de São Paulo. “Como a SSP-SP divulga apenas os dados gerais de roubo e furto de veículos, decidimos fazer uma análise mais profunda das informações disponíveis, segmento por segmento, para trazer para a população um cenário mais real”, afirma o coordenador do Necon – Núcleo de Estudos da Conjuntura Econômica, Erivaldo Costa Vieira.

Foto: Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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