Comparativo de bolso: Zero km X Seminovo

Na mesma faixa de preço é possível encontrar motocicletas com proposta completamente diferentes, confira!

Por André Jordão

André Jordão

A tarefa de comprar uma motocicleta é prazerosa, mas está longe de ser fácil. Dentro de um mesmo segmento é possível encontrar diversas opções, principalmente no momento atual, onde praticamente todas as grandes marcas mundiais já aportaram no Brasil. Todavia, ainda há uma diferença (de preço) muito grande entre um modelo zero quilômetro e um seminovo. De um lado a tranquilidade de montar em uma moto nova. Do outro, preços atrativos, quilometragens baixas e versões mais potentes.  

Outro fator a ser levado em conta é o financiamento. As taxas de juros e exigências dos bancos são maiores para a aquisição de um veículo usado na comparação com um zero. Portanto, se você pensa em comprar um seminovo, saiba que fechar negócio à vista ou com uma boa entrada vale mais a pena – apesar de exigir mais paciência e cuidado para não sofrer depois com problemas mecânicos ou de documentação.

Pensando nisso, fizemos uma lista com os modelos mais buscados aqui no MOTO.com.br e comparamos à eles motocicletas novas. Esqueça a proposta ou a segmentação, o que vale aqui é o peso no bolso, confira!

Faixa dos R$ 10.000

Entre R$ 5.000 e R$ 10.000 o motociclista fica restrito a modelos de menor cilindrada. O segmento street e os scooters dominam esta faixa de preço, sendo assim o motociclista pode optar, por exemplo, por comprar um Honda PCX zero quilômetro (R$ 9.015) ou então montar em uma Yamaha Fazer 250 2014 (R$ 9.500) com 7.500 quilômetros rodados.

Fazer 250

Faixa dos R$ 15.000

Subindo um pouco o investimento e pensando em gastar entre R$ 10.000 e R$ 15.000 as opções também crescem. É possível adquirir uma Honda XRE 300 2014 com 3.600 km por R$ 12.800. Ou então escolher uma Dafra Next 250, que nova tem preço sugerido de R$ 12.790.

XRE 300

Faixa dos R$ 20.000

A faixa entre os 15.000 e os 20.000 Reais traz opções interessantes e completamente diferentes. Um Citycom 300i zero quilômetro está sendo comercializado por R$ 15.790, mas o motociclista que prefere trocar marchas, ter mais desempenho e até encarar um off-road, pode comprar uma Yamaha XT 660R 2012 com 7.990 quilômetros rodados por R$ 19.100.

XT660R

Faixa dos R$ 25.000

Quanto maior o investimento mais opções o motociclista tem, principalmente agora que – praticamente – todas as fabricantes de motos Premium estão no Brasil. Para se ter uma ideia, é possível adquirir uma Yamaha XJ6 N 2013 (R$23.990 e 6.160 km), uma Yamaha XVS 950 Midnight (R$ 24.900 e 9.800 km) ou uma Kawasaki Z 750 (R$ 24.100 e 3.290 km) nesta faixa de preço. Mas se a preferência for por um modelo novo, o motociclista ainda pode escolher uma Kawasaki Ninja 300 SE 2015, que tem preço sugerido de R$ 22.990.

XJ6N

XVS Midnigth

Z750

Faixa dos R$ 30.000

Quando o limite passa a ser de R$ 30.000, as opções continuam a crescer. A recém-lançada Yamaha MT-07, com preço sugerido de R$ 26.990 (STD) e R$ 28.490 (ABS) aparece como opção para quem está a fim de montar em um lançamento zero quilômetro. Entretanto, se a ideia é outra, o motociclista pode optar pelos quatro cilindros e o desempenho da Honda CB 600F Hornet 2013 (R$ 28.000 e 13.000 km) ou até fugir do segmento e adquirir uma BMW F 800 GS 2013 (R$ 29.000 e 14.800 km).

Hornet

F 800 GS

Faixa dos R$ 35.000

Continuando as comparações de preço, chegamos até o limite de 35.000 Reais. Aqui, as opções também são diversas. Honda CBR 650F (R$32.159), Yamaha MT-09 (R$35.990) e Suzuki Boulevard M 800R (R$ 34.900) figuram entre as motocicletas novas que podem parar na sua garagem se você está disposto a desembolsar esse valor. Mas se a intenção é um modelo seminovo, uma Triumph Tiger 800 2014 (R$ 30.900 e 38.300 km) ou uma Harley-Davidson Dyna Super Glide Custom 2014 (R$ 33.990 e 14.000 km) podem ser interessantes.  

Super Glide Custom

Tiger 800

Faixa dos R$ 40.000

Se o teto passar a ser 40.000 Reias, valor já considerado de luxo para a aquisição de uma motocicleta, os modelos são muitos. Uma das motos mais procuradas aqui no site é a Suzuki GSX-R 750, que pode ser sua por R$ 38.000 – ano 2013 com 10.000 km rodados. Nesta faixa de preço, o motociclista ainda pode optar por uma Suzuki V-Strom 650 com ABS (R$ 35.900) ou até uma Kawasaki Z800 ABS (R$ 36.390), ambas zero quilômetro.

GSX-R 750

Faixa dos R$ 45.000

Com o limite um pouco mais alto, marcas Premium começam a figurar na lista de modelos novos. Em um teto de 45.000 Reais, é possível arrebatar um BMW F 800 GS, que tem preço sugerido de R$ 43.350. No entanto, também é possível deixar na garagem uma Honda CBR 600RR ano 2012, que sai por R$ 40.900 com 4.700 km registrados.

CBR 600RR

Faixa dos R$ 50.000

Por fim, chegamos ao teto de 50.000 Reais. A gama de modelos novos nesta faixa é vasta: Kawasaki Z1000 SE (R$ 49.990), Triumph Daytona 675R ABS (R$ 48.690), Suzuki Boulevard M1500R (R$ 49.990), entre outros. Ou então o interessado pode escolher uma BMW R 1200 GS 2013, sonho de muitos motociclistas, por R$ 49.990 com 13.800 quilômetros.

R 1200 GS

Hoje em dia ainda há no mercado motos de 60, 70, 80, 90 e mais de 100 mil Reais, mas isso é assunto para outro texto.

Pesquisa realizada em 11/02/2015, às 8h. As motos pesquisadas podem ser vendidas após esse período.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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