Com motor maior e novo farol dianteiro, nova Yamaha MT-09 é revelada
Modelo mantém propulsor de três cilindros, mas cilindrada passa de 847 cm³ para 889 cm³
Por Gabriel Carvalho
Por Gabriel Carvalho
O teaser divulgado na semana passada já dava a entender que novidades estavam a caminho na família MT, da Yamaha. Nesta terça-feira (27), a fabricante japonesa revelou ao mundo a nova geração da MT-09, agora atualizada para as normas Euro5 de emissões de poluentes.
Mas a nova geração da MT-09 não foi somente uma adaptação às normas Euro5: o motor três cilindros ganhou capacidade cúbica, passando dos 847 cm³ para 889 cm³ de cilindrada, como documentos registrados na Alemanha já indicavam.
Outra indicação que o documento trazia era a de aumento na potência, o que de fato se confirma. A nova MT-09 ganha 4 cv, passando a 119 cv de potência máxima a 10 mil giros. O torque não só cresceu, passando de 8,9 kgf.m a 8.500 rotações por minuto, como chega mais cedo: 9,48 kgf.m a 7 mil giros.
O novo motor, além de ser 1,7 quilo mais leve do que o da geração atual, entrega 7% a mais de torque em baixa rotação e mais potência em qualquer faixa, segundo a Yamaha.
Além de novos grafismos, o que chama a atenção é o novo farol dianteiro. A geração atualmente vendida por aqui já conta com um design ousado e a nova geração segue a filosofia, apresentando um desenho com um LED central arredondado e duas faixas, também de LED, nas laterais do conjunto - um desenho que deve ganhar admiradores e detratores.
O conjunto de suspensão é Kayaba, ajustável tanto no garfo invertido na dianteira quanto no monoamortecedor na traseira. O freio dianteiro conta com dois discos de 298 mm, assim como na geração atual, mas o cilindro mestre agora é radial.
Na parte de eletrônica, seguem os modos de potência - que a fabricante chama de D-Mode - mas a nova MT-09 é a primeira da família a receber uma central inercial (IMU) de seis eixos, o que dá ao modelo controle de tração e freios ABS atuantes em curvas, além de anti-wheelie, controle de slide e de freios. Outra novidade é a adoção do quickshifter bidirecional - na MT-09 que conhecemos atualmente, o recurso está disponível apenas no aumento de marchas.
A MT-09 também evoluiu no quesito painel, deixando para trás o mostrador digital para ganhar uma tela TFT de 3,5 polegadas. No punho esquerdo ficam os controles para configurar a parte eletrônica da moto.
Por fim, a nova MT-09 é 4 quilos mais leve do que a geração atual, passando de 193 quilos em ordem de marcha para 189 quilos - o que, de acordo com a fabricante, a coloca como a moto mais leve entre as do segmento naked na faixa de 900 cc.
Serão três cores: Storm Fluo, Icon Blue, e Tech Black. A nova geração da MT-09 tem previsão de chegada às concessionárias europeias em março de 2021, com preços a serem definidos. Brasil? Ainda não há nenhuma palavra oficial da Yamaha sobre a nova geração, mas o modelo deve desembarcar por aqui em algum momento.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário