Cofap lança nova linha de caixas de direção para motos

Caixa de direção é formada por um par de rolamentos. Cofap oferece duas versões: esférica e cônica

Por Thiago Dantas

A Marelli Cofap Aftermarket, referência em peças de reposição automotiva, acaba de ampliar seu portfólio com a nova linha de Caixas de Direção Cofap para motocicletas.

Com 21 códigos que atendem aos principais modelos de marcas como Dafra, Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha, a empresa mais uma vez demonstra seu compromisso em oferecer soluções completas e de alta qualidade para o mercado de duas rodas.

 


Caixa de direção é formada por um par de rolamentos e está disponível em duas versões: esférica e cônica - Foto: Divulgação

 

 

O que é a Caixa de Direção e por que ela é importante?

A caixa de direção é um componente fundamental para a segurança e o desempenho da moto. Localizada entre a coluna de direção e o chassi, ela permite que o motociclista faça curvas com suavidade ao movimentar o guidão. 

Os rolamentos presentes na caixa de direção são responsáveis por suportar os impactos e esforços da suspensão dianteira, garantindo a estabilidade e o controle da motocicleta.

A Cofap oferece duas versões de caixas de direção: esférica e cônica. A escolha entre uma e outra depende do modelo da motocicleta e da preferência do motociclista. Geralmente, motos de baixa cilindrada utilizam caixas de direção esféricas, mas é importante consultar um mecânico especializado para identificar a peça mais adequada para o seu veículo.

Confira os códigos das caixas de direção esféricas Cofap e suas aplicações: 

  • CDC41006 (Honda Biz, Pop 100/110i e PCX 150);
  • CDC41007 (Honda CBX 250 Twister e CB300R);
  • CDC41008 (Honda CG 125 e CBX 200S);
  • CDC41009 (Honda CG 125, 150 e 160);
  • CDC41010 (Honda NXR Bros, XRE e CRF);
  • CDC42004 (Yamaha Fazer 250 fabricada a partir de 2018);
  • CDC 42005 (Yamaha Factor YBR 125 e 150);
  • CDC42006 (Yamaha Fazer 250 e XTZ 250);
  • CDC 42007 (Yamaha NMax 160);
  • CDC420008 (Yamaha XTZ 125 e XTZ 150);
  • CDC42009 (Yamaha YBR 125, Neon 115 e Crypton);
  • CDC43001 (Suzuki Burgman 125);
  • CDC 59001 (Dafra Citycom 300);
  • CDC 74001 (Kawasaki Ninja 250 e 300).

Já as caixas de direção cônicas são as seguintes:

  • CDC41001 (Honda Biz, Pop 100/110i e PCX 150);
  • CDC41002 (Honda CB2 50F Twister);
  • CDC41003 (Honda CG 125, 150 e 160);
  • CDC41004 (Honda NXR Bros, XRE e CRF);
  • CDC42001 (Yamaha Factor YBR 125 e Fazer 150);
  • CDC42002 (Yamaha Fazer YS250 e XTZ 250);
  • CDC42003 (Yamaha YBR 125, Neo 115 e Crypton).
 
Como descobrir a hora de trocar a caixa de direção da moto? - Foto: Freepik

 

Atenção aos sinais de desgaste

O desgaste natural da caixa de direção é inevitável e pode ser acelerado por fatores como a intensidade do uso e as condições do terreno. 

Um dos principais sinais de que a caixa de direção precisa ser trocada é a dificuldade em movimentar o guidão, com a sensação de um travamento ou solavanco. 

Se você perceber esses sintomas, procure um profissional qualificado para avaliar a peça e realizar a substituição o mais rápido possível.

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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