Chak Molot é anunciada como a moto mais segura do mundo

Fabricante russa apresenta a linha 2015 do modelo esportivo com equipamentos de segurança impressionantes

Por Aladim Lopes Gonçalves

A fabricante russa Chak Motors, sediada em São Petersburgo, faz lançamento da linha 2015 do modelo Molot, anunciada como a moto mais segura do mundo. Um argumento de marketing e tanto nos dias de hoje para o mercado das duas rodas, ainda mais para uma motocicleta com nome parecido com o nome da bomba incendiária coquetel molotov.

As características de segurança e proteção da Molot são semelhantes aos encontrados em automóveis de luxo, como da marca sueca Volvo, que se baseia em um conjunto eletrônico que aciona os freios automaticamente ao detectar uma situação de impacto iminente.

Segundo a Chak, o sistema funciona com sensores e um radar que monitora a área em volta da moto, detectando os obstáculos em volta. Ao sinal de uma aproximação perigosa, o equipamento entra em operação parando a moto. No painel de instrumentos aparece um aviso e na sequência são acionados os freios da moto.

O fabricante ressalta que o motociclista não enfrenta qualquer problema para manter o equilíbrio quando o sistema de proteção atua, pois os freios com ABS ajudam a manter o controle da moto, mesmo em uma situação de frenagem de emergência.

A Molot ainda conta com outro sistema de segurança que avalia o nível de vibração e a inclinação da motocicleta para evitar quedas. Ao perceber situação de descontrole na estabilidade da moto o sistema corta a aceleração.

A Molot foi projetada e construída com base na superbike Honda CBR 1000 RR Fireblade, modelo apontado pelo designer da empresa Igor Chak como a melhor motocicleta do mercado para receber essas inovações de segurança.

- Confira o vídeo de apresentação da Chak Molot

Fotos e vídeo: Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br