CFMOTO 700 CL-X Sport e Heritage duas chinesas na Europa
As opções são boas, mas não chegam para nós?
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
Texto: Luiz Mingione
Uma empresa da província de Zhejiang na China vem crescendo acima da média e fora do padrão chinês em fabricar motocicletas. A CFMOTO melhorou substancialmente como marca, expandindo para novos mercados, introduzindo algumas motocicletas únicas como as 700 CL-X Sport e Heritage.
Fundada em 1989, a CFMOTO tem se esforçado muito para desenvolver, fabricar, e fornecer motocicletas de alta qualidade, veículos utilitários, ATVs, UTVs, motores, peças e acessórios, que são distribuídos através de mais de 3.000 parceiros em todo o mundo.
Segundo divulgação da empresa, a equipe de pesquisa e desenvolvimento é composta por mais de 200 funcionários espalhados por cinco países. Seus designers e engenheiros estão trabalhando com muita dedicação para diferenciar seus produtos e tentar tirar a “fama de moto chinesa” de gosto duvidoso e sem qualidade, que acredito não vai ser fácil, mas com a linha de produtos arrojada essa fama pode mudar.
A empresa possui mais de 540 patentes registradas e direitos intelectuais independentes, além da busca pela inovação que também se estende a peças e acessórios.
“Tecnologia e Qualidade hoje são os elementos-chave do nosso negócio. O tempo, o esforço e a expertise investidos no desenvolvimento e no nosso sistema de gestão nos permitem fornecer veículos diferenciados e confiáveis”. Afirma a diretoria da empresa.
O modelo CFMOTO 700 CL-X, Sport e Heritage foram adicionadas à linha de produtos em setembro do ano passado e neste início de ano já está disponível no mercado europeu o modelo 2022 das duas versões. Esta moto demonstra bem a fase atual de gestão da empresa para atingir outros mercados importantes do mundo.
A versão Heritage tem estilo naked que visualmente foi inspirada na Ducati Scrambler e na Yamaha XSR700, que aliás são motos de “peso” no segmento de média cilindrada no qual ela vai concorrer no mercado europeu com a desvantagem de não ser uma marca consagrada, mas com preço mais acessível e design atraente.
Como comparativo, a Ducati Scrambler 800 custa, € 10.482 euros, a Yamaha XSR 700 € 9.296 euros, e a CFMOTO 700 CL-X Heritage com preço que só “o milagre chinês” consegue, € 7.195 euros.
Tanto a versão Sport quanto a Heritage usam o mesmo motor bicilíndrico em linha de 692 cc com uma potência de 75 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 68 Nm a 6.500 rpm, 4 válvulas por cilindro, DOHC, injeção eletrônica, refrigeração líquida e câmbio de 6 marchas.
Em termos de tecnologia, ambas as versões, Sport e Heritage, possuem luzes LED, acelerador eletrônico, modos de pilotagem Eco e Sport, controle de cruzeiro (entre 40 e 130 km/h em 4ª, 5ª e 6ª marchas), Freios ABS Continental e painel redondo digital. O chassi é de aço cromo-molibdênio e o sub-chassi é de alumínio.
As diferenças entre as versões Sport e Heritage estão no design, tamanho de rodas, e freio.
A CL-X Heritage tem um estilo mais scrambler. Possui freios, JJuan (adquirida pela Brembo Italiana) com um disco dianteiro de 320 mm e pinça radial de quatro pistões e traseiro a disco com 260 mm.
Suspensão dianteira com garfo invertido de 41 mm de diâmetro com 150 mm de curso com ajustes de compressão, retorno e pré-carga. Na traseira um monoamortecedor com 150 mm de curso com ajuste de retorno e pré-carga.
As rodas são de liga leve, aro 18" polegadas na dianteira e 17" polegadas na traseira, com pneus Pirelli MT 60 RS, dianteiro: 110/80-18, e traseiro, 180/55-17. Peso 196 kg, altura do assento 800 mm e capacidade do tanque 13 litros.
A CL-X Sport, como o próprio nome sugere, é mais esportiva, tem uma abordagem totalmente voltada para o asfalto, e um estilo retrô café racer, embora ela tenha uma linha futurista. Além disso, possui um semi-guidão que faz com que a postura de pilotagem seja mais esportiva.
Suspensão dianteira com garfo invertido de 41 mm de diâmetro com 150 mm de curso, e ajustes de compressão, retorno e pré-carga, e, na traseira um monoamortecedor com 150 mm de curso e ajuste de retorno e pré-carga.
Freios dianteiros a disco duplo de 300 mm e pinças Brembo Stylema radial com quatro pistões, e na traseira um disco com 260 mm. As rodas são de liga leve, dianteira e traseira, aro 17" polegadas, com pneus Pirelli, dianteiro,110/80-17 e traseiro 180/55-17. Peso 196 kg, altura do assento fica em 800 mm e capacidade do tanque 13 litros também.
A CF Moto 700 CL-X, Sport e Heritage não estão disponíveis para venda no mercado brasileiro, que só comercializa aqui ATVs e UTVs.
Diferente do nosso vizinho, o Paraguai, que além dos ATVs e UTVs comercializa vários modelos de motocicletas da CF Moto como as, GT, MT e NK 650, às GT e NK 400, as SR e NK 300, a NK 250 e a Papito ST 125, e a própria 700 CL-X Heritage que custa por lá aproximadamente $ 9.000 dólares.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário