CET registra recorde de multas em SP em 2013

Novas faixas de ônibus causaram impacto, mas excesso de velocidade aparece como a principal infração

Por Aladim Lopes Gonçalves

A divulgação do balanço das multas aplicadas pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo em 2013 indica um número de autuações recorde, com mais de 10,1 milhão de multas, o que representa um crescimento de 2% no índice de infrações e que equivale a uma média de pelo menos mil anotações por hora e de 16 registros por minuto.

O excesso de velocidade foi apontado como principal infração em 2013 com 3,14 milhões autuações, seguido pelo desrespeito ao rodízio municipal de veículos com 2,17 milhões anotações e pelo estacionamento em local proibido com 990 mil registros.

A implantação de novas faixas e corredores de ônibus na cidade de São Paulo (291 km em 2013) também parece ter influenciado no índice recorde de multas da CET no ano passado, sendo responsáveis por 393,1 mil autuações.

A CET diz que o aumento no número das multas é resultado da implantação das novas faixas exclusivas de ônibus, do maior rigor na fiscalização, inclusive com o reforço de fiscais da SPTrans, e da reestruturação do área de atuação dos monitores da companhia de tráfego.

Com a renovação da autorização para circulação veículos de passeio nos corredores de ônibus da capital, prevista na Portaria 149/12 da Secretaria Municipal de Transportes, válida até dia 30 de setembro de 2014, podem trafegar nessas faixas automóveis e motos nos dias úteis, das 23 às 4 horas; nos fins de semana, das 15 horas do sábado às 4 horas da segunda-feira e nos feriados, da 0 hora às 4 horas do dia seguinte.

Para 2014, a tendência é que o número de multas continue crescendo com o início das operações de 240 novos radares nas faixas de ônibus e a ampliação da área do rodízio de veículos para além das marginais, programada para acontecer a partir do mês de abril.

A arrecadação com multas de trânsito até novembro de 2013 chegou a R$ 766 milhões, um aumento de 3,2% em relação ao mesmo período no ano anterior. Para 2014 a previsão é de que sejam recolhidos até R$ 1,1 bilhão.

Foto: Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br