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CET faz testes com bolsões de motos nas vias de São Paulo

03 de May de 2013

No sentido de tentar melhorar as condições de segurança para os motociclistas e ciclistas, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) está testando uma nova sinalização horizontal na cidade de São Paulo, ainda em caráter experimental, que delimita uma área exclusiva de espera para motos e bicicletas.

A sinalização está localizada entre a faixa de pedestres e os automóveis e demais veículos parados no vermelho do semáforo veicular, aguardando o mesmo se abrir. Assim os motociclistas e ciclistas podem se posicionar na frente para esperar o semáforo abrir e não precisam se movimentar entre os veículos.

O novo bolsão de motos e bicicletas está funcionando na Avenida Rebouças (sentido Centro), na inserção com a Rua Estados Unidos, nos Jardins. Esse mesmo sistema também foi implantado na extremidade do Viaduto do Chá, no cruzamento com a Rua Xavier de Toledo (em frente ao Teatro Municipal), no final do mês de abril.

A diferença do bolsão da Rebouças para o cruzamento do Centro é que o da Rebouças fica colocado ao lado do corredor de ônibus existente ao longo da via. Vale ressaltar que o corredor fica preservado. A reserva é feita a partir da sinalização do trecho exclusivo para ônibus. Portanto, ocupando duas, das três faixas de rolamento existentes.

No Viaduto do Chá, a caixa de acomodação tem 5 metros de comprimento, e na Av. Rebouças, possui 7 metros, sendo um pouco maior em razão do volume maior de motos em circulação.

A CET está analisando o comportamento dos usuários para saber se eles estão se adaptando bem à novidade. Numa avaliação preliminar, os motoristas estão respeitando bem a medida.

Já os motociclistas e ciclistas ainda estão se adaptando à nova sinalização e a intenção é expandir o bolsão para outros pontos da cidade, onde há grande concentração veicular, bem como de motos e ciclistas.

Nessa fase inicial as autuações não estão sendo registradas pela fiscalização, pois trata-se de um trabalho piloto na área de Segurança Viária, portanto, os agentes da CET estão fazendo um trabalho educativo, orientando a todos.

Pedestres, ciclistas e os motociclistas são estão mais vulneráveis a acidentes no trânsito. Em 2012, das 1.231 pessoas que perderam a vida vítimas de ocorrências fatais no sistema viário, 540 (43,8%) eram pedestres, 438 (35,5%) conduziam motocicleta e 52 (4,2%) estavam pedalando.

Os locais foram escolhidos em função do volume considerável de motocicletas e bicicletas que passam nessas vias. No cruzamento formado pelo Viaduto do Chá, Praça Ramos de Azevedo e Rua Cel. Xavier de Toledo, contagem feita pela CET revela que circulam em média 428 motos e 37 bicicletas na hora-pico manhã (das 9 às 10 horas) e 686 motocicletas e 51 bicicletas na hora-pico tarde (das 16h30 às 17h30).

Já na Av. Rebouças, no sentido Centro, onde está a segunda caixa de acomodação, transita um volume médio de 3.700 motos no pico da manhã (das 7 às 10 horas).

A iniciativa tem como objetivos:
• Proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com autos no momento da largada no verde do semáforo;
• Aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia;
• Dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres;
• Diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento.

Vale lembrar que essa sinalização é novidade no trânsito paulistano, mas já vem sendo usada com êxito em cidades espanholas como Barcelona e Madri. Em Barcelona, foi testada em três cruzamentos em 2009 e, posteriormente, expandida para outros locais, atingindo atualmente 60 (sessenta) cruzamentos sinalizados.

A autoridade de trânsito de Barcelona, onde as motos são 29% da frota de veículos, avalia que a área de espera exclusiva para motos diminuiu em 90% o risco de acidentes com motos nos cruzamentos daquela metrópole. A inovação da CET é atuar na segregação também para os ciclistas.

Fotos: Divulgação

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