CET almeja restringir motos em São Paulo

Estudo visa proibir a circulação dos veículos de duas rodas em determinadas vias e horários.

Por Leandro Alvares

Em virtude da alta incidência de acidentes envolvendo motocicletas na cidade de São Paulo, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) estuda proibir a circulação desses veículos nas marginais Tietê e Pinheiros e em outras vias como a avenida dos Bandeirantes.

Tida como uma das prioridades da empresa para 2008, a proposta visa estipular um horário de restrição às máquinas de duas rodas nas vias com velocidade entre 70 km/h e 90 km/h ou em demais localidades onde haja expressiva mistura de motos com veículos pesados.

Para o caso das marginais Tietê e Pinheiros, a CET avalia barrar a circulação das motocicletas nas pistas expressas e liberá-la só nas pistas locais.

“Estamos detalhando por onde vamos começar. Eu acredito que vai vingar e a moto vai ter que começar a entrar no rol de restrições”, afirmou a gerente de segurança do trânsito da CET, Nancy Schneider, em entrevista ao jornal “Folha de S. Paulo”.

“As motocicletas ficam mais fragilizadas nessas avenidas com tráfego pesado. Caminhões e ônibus têm um ponto cego muito maior”, acrescentou.

Questionado sobre o assunto, Roberto Scaringella, presidente da CET, confirmou as pretensões da companhia, mas ressaltou que ainda não há nada concreto. “Ainda não há decisão. Estamos avaliando”.

Outra meta da CET, porém em fase mais adiantada de discussão, é a de multar os motociclistas que circulam nos corredores entre os veículos. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) já recebeu inclusive uma consulta da empresa de como viabilizar a aprovação da proposta.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br