CBR1000 2007: Motor rangeu com 1000Km

Motorepórter conta como seu sonho se transformou em pesadelo nas mãos da Honda.

Por André Jordão

Eduardo Terbino Leite

Sou um pequeno empresário aqui da cidade de Anápolis, estado de Goiás, que fica a cerca de 60 km da capital goiana, Goiânia. Sempre tive muita vontade de adquirir uma moto esportiva, porém sempre tive muito receio de comprar uma motocicleta desse porte já usada, pois sei que a manutenção não é barata.

Diante disso vim prolongando meu sonho até que finalmente consegui realizá-lo. Pesquisei muito e lamentavelmente optei pela marca errada, a Honda, fiz questão de ir até a concessionária CICAL MOTOS, em Goiânia, para comprar a moto, os vendedores foram sensacionais, me convenceram em poucos minutos de conversa, de que a Honda seria a melhor escolha, tudo bem, naquele momento, onde a empolgação com a possível compra tomava conta dos meus planos.

Convidei um de meus melhores amigos para também comprar uma moto dessas, ele também se empolgou e decidiu comprar, em Novembro de 2007, compramos as motos, duas CBR1000 ZERO Km, sendo uma vermelha e uma preta. Paguei pela minha moto cerca de R$ 55.500, onde R$ 10.000 foram á vista, e o resto financiei em 36 parcelas de R$ 1.647,24, que tem sua última parcela vencendo ainda em Novembro de 2010.

Sempre fui muito cuidadoso com esta moto, pois era um sonho realizado. Mantinha a cautela tanto na utilização, como com a manutenção dessa motocicleta. Eu e meu amigo tínhamos duas motos iguais, e comecei a notar que a minha apresentava um barulho um pouco diferente, uma espécie de um rangido no motor, que na moto desse meu amigo não acontecia.

Então na primeira revisão, de 1000 km, fiz questão de levar a moto para fazer o serviço na mesma concessionária onde realizei a compra, e nesta ocasião questionei ao recepcionista da oficina que minha moto tinha um barulho diferente da outra moto que havíamos comprado, sendo que as duas estavam com aproximadamente a mesma quilometragem, ele então retrucou imediatamente dizendo: “Quê isso meu amigo? Estas motos nunca apresentam problemas com motores, são produtos de alta qualidade, jamais você terá problemas com o motor desta moto”.

Certo, mais questionei o porque da outra moto não apresentar tal rangido. Ele respondeu mostrando segurança no que dizia: “É porque nenhuma moto tem o mesmo barulho, sempre existe alguma pequena diferença entre uma e outra, isso se deve pelo fato das motos serem produzidas em diferentes linhas de produção”, ainda assim voltei a questionar, posso realmente ficar tranqüilo quanto a este rangido? É realmente normal? Ele voltou a responder ainda apresentando muita segurança no que dizia: “Fique tranquilo, sua moto não tem nenhum problema”.

Naquele momento fiquei muito tranquilo, pois levei a moto onde realmente tinha que levar, ou seja, na concessionária, e o funcionário do setor de manutenção me garantiu que eu não teria problemas, então aceitei não exigir a abertura do motor para verificar se realmente estava tudo certo, fiz a revisão dos 1000km e na hora de pegar a moto ainda perguntei, E ai, está tudo certinho com a moto? Responderam-me, “Está tudo certo”.

Retirei a moto da concessionária, e então fui observando e notando que aquele rangido vinha aos poucos aumentando. Quando voltei na concessionária para realizar a segunda revisão, esta, de 6000 km, isso já em novembro de 2008, mês este que vencia a garantia da moto, pedi para o recepcionista que fizesse realmente uma analise geral e muito bem criteriosa, pois ela estaria saindo da garantia naquele mês, ele me garantiu, “Fique tranquilo Sr. Eduardo, faremos uma criteriosa análise em todos os componentes de sua motocicleta”.

Quando voltei para retirar a motocicleta, questionei ao recepcionista sobre o problema, ele chamou um mecânico dentro da oficina, que observou o barulho e disse que estava realmente tudo normal, diante disso, nenhuma ordem de serviço foi aberta registrando o caso, e eu tranquilamente peguei minha moto e voltei pra casa, totalmente despreocupado, pois a concessionária me garantiu que estava tudo normal.

Cerca de 4 ou 5 meses depois, com a moto com aproximadamente 7000km, voltei a concessionária afim de informá-los que aquele rangido estava aumentando muito, que parecia estar agravando algo, foi onde então o mecânico foi novamente chamado, e me disse: “É, realmente esta um pouco estranho, seria adequado verificar”, eu ainda questionei, mais agora a moto já está fora da garantia, como vamos fazer? Me responderam, “Vamos primeiro diagnosticar se realmente tem algum problema, e em seguida veremos o que fazer”, porém nesta ocasião, era um sábado, já por volta de meio dia, e eles me pediram para que voltasse depois, pois naquele dia não tinham mais como dar entrada no serviço, ainda perguntei, posso voltar na moto? Posso continuar andando na moto mesmo assim? Me responderam, “Pode sim, isso não deve ser nada de mais, parece ser apenas embreagem, pode andar normalmente, porém observando se vai aumentar o barulho”.

Voltei para casa, e devido ao meu trabalho, sou bastante ocupado, viajo bastante a negócios, e somente consegui voltar à concessionária em maio deste ano, entretanto praticamente não andei com a moto neste período, pois tinha receio de agravar o problema com o motor. A moto nesta ocasião, estava com 8000km. Deixei ela para que diagnosticassem se realmente tinha algum problema, e alguns dias depois me ligaram com a seguinte resposta: “Sr. Eduardo, diagnosticamos que sua moto tem um sério problema no motor, e o conserto dela fica R$ 27.000”, eu disse, mas o que aconteceu? Qual realmente o motivo deste problema? Faltou óleo ou água? Houve mau uso? Me responderam: “Não Sr. Eduardo, o que houve aqui aparentemente foi um desgaste pré-natural das peças do motor, e uma foi danificando a outra até danificar praticamente todo motor, e pelo estado de conservação e baixa quilometragem a gente percebe que não houve má utilização”.

Tudo bem, por favor solicite a garantia, pois reclamei desse rangido no motor, e me garantiram que não havia nenhum problema com minha moto, então o chefe da oficina assumiu o caso e solicitou a Honda que avaliasse a possibilidade de fazer o serviço da moto em garantia. A Honda começou uma análise em peças, e logo em seguida negaram a garantia, eu entrei em contato com a ouvidoria da Honda afim de tentar conseguir tal garantia, e eles me enrolaram cerca de 3 meses alegando que estaria em análise, que logo teriam uma resposta, que logo entrariam em contato, pois estariam fazendo de tudo que podiam para conseguir a garantia pra mim.

Hoje faz praticamente 4 meses que minha moto está na concessionária, e finalmente obtive a resposta da Honda, uma pessoa da central de relacionamento entrou em contato comigo e disse: “Lamentamos Sr. Eduardo, infelizmente a Honda não vai arcar com as despesas de sua moto”. Agora estou eu aqui, sem moto, e com um belo carnê do banco pagando as parcelas e IPVA de uma moto que posso considerar que tenho, mas não anda, pois devido o alto valor do conserto, nem compensa consertar a moto, fiquei muito insatisfeito e decepcionado com a Honda, pois não tiveram nenhuma consideração comigo, simplesmente viraram as costas pra mim.

Depois fui pesquisar, conversei com alguns amigos que tem esse tipo de moto, descobri que a CBR1000 nova, a modelo 2008, foi um lançamento bombástico, bombástico no sentido de estourar os motores, pois são vários casos de problemas com motores nesta moto, se abrirmos aqui um enquete para identificarmos os problemas com esta moto, saberão que o motor desta moto não presta, eu mesmo já vi algumas motos dessas aqui na minha cidade, e vi com meus próprios olhos, escapamentos todos lambrisados de óleo, não é difícil confirmar o que estou dizendo, quando ver uma destas motos CBR1000 2008 (modelo novo) nas ruas, se tiver oportunidade, observem o escapamento delas, e vão ver que o que estou dizendo é a mais pura verdade.

Mas é isso aí, deixo aqui para vocês o meu relato, a minha triste experiência com a Honda, e alerto a todos, quando pensarem em comprar uma moto, pensem em Honda, ou melhor, em passar longe dela, pois esta marca não é parceira e não valoriza seus consumidores, e eu vou ficando por aqui, pagando as prestações desta moto até final de 2010, onde com certeza e com fé em Deus poderei comprar outra moto, é claro de uma marca que não seja Honda, e assim dar continuidade a realização do meu sonho de consumo. Abraço á todos.

O “motonauta”  Eduardo Terbino Leite participou do Moto Repórter, canal de jornalismo participativo do MOTO.com.br. Para mandar sua notícia, clique aqui.

Resposta da Honda:

A motocicleta em questão foi devidamente avaliada por técnicos da rede Honda e não foi detectada qualquer falha de montagem ou defeito de fabricação, não sendo possível, portanto, o atendimento em garantia.

De qualquer forma, permanecemos à disposição no nosso Serviço de Atendimento a Clientes, pelo telefone 0800 055 2221.

Atenciosamente,

Assessoria de Imprensa
Moto Honda da Amazônia


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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