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Carrinho para o trabalho, esporte e lazer

17 de September de 2008

A primeira motocicleta foi construída por um alemão chamado Daimler (que iria se associar a Karl Benz para fundar a Mercedes-Benz) em 1885. Logo em seguida, vieram mais outros modelos, e sempre para uma só pessoa. Quando se sentiu a necessidade de levar mais uma pessoa, foram criadas várias formas, como selim duplo, ou uma cadeira sobre a roda traseira e outras engenhocas.

A partir de 1903, surge uma solução que iria se tornar muito útil e popular: o sidecar, ou carro lateral, que nada mais é do que um pequeno carro com uma roda só, acoplado à lateral da motocicleta.

O veículo foi muito usado nas duas Guerras Mundiais, principalmente pela Inglaterra e Alemanha, e passou a ser veículo exclusivamente militar. Após as Guerras, o sidecar já havia demonstrado sua versatilidade e começou a ser utilizado de diversas formas, como transporte de cargas e até pelos bombeiros.

Na década de 1950, criam-se as modalidades de velocidade e motocross, que hoje são muito populares na Europa. São provas muito emocionantes, nas quais o segundo piloto tem participação fundamental, pois é ele que compensa as forças de frenagem e aceleração, e faz os pêndulos nas curvas.

O atual hexacampeão mundial de Sidecar-cross é o holandês Daniel Willemsen, que conseguiu vencer os últimos cinco campeonatos seguidos, variando os co-pilotos durante esses anos. 

No Brasil, os sidecars para fins comerciais e de passeio foram desenvolvidos a partir de 1997, para serem adaptados a motocicletas de baixa cilindrada (125cc), atendendo as necessidades dos micro e pequenos empresários na área de transportes.

Um exemplo de fabricante dos “carrinhos laterais” é a Saidbrasil. Fundada em 2002 na cidade de Joinville, Santa Catarina, a empresa é detentora do direito de uso da marca registrada Saidecar.

Com produção média de 100 sidecars por mês, a Saidbrasil comercializa diversos modelos, atendendo empresas e pessoas físicas que necessitam de transportes ágeis, práticos e econômicos.

“Noventa por cento dos compradores são de pequenas empresas, nos segmentos mais distintos, como supermercados, pet shops, distribuidores de gás e água entre outras, do Brasil inteiro”, destaca Sidney Camilo Volpato, um dos sócios da empresa.

Com preços que variam de R$ 1.900 até R$ 4.000, dependendo do modelo, os sidecars para passageiros podem ser personalizados, de acordo com a vontade do cliente. “A maioria é produzida para motos de baixa cilindrada, como as 125cc, para serem utilizadas por empresas no dia-a-dia. Porém, temos estruturas para motos grandes também, como as Harley-Davidson, aí dependendo da personalização do cliente o preço aumenta um pouco”, completa Sidney.

Mais informações, no site da Saidbrasil: www.saidbrasil.com.br.

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