Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Acontece

Capacetes ficam mais baratos em MG

01 de June de 2012

Durante um evento realizado na Alameda Travessia, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte (MG), com a participação do governador do Estado Antonio Anastasia e de membros da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), os motociclistas mineiros comemoram a determinação da Lei Estadual 19.978 que reduz a carga tributária do ICMS de 18% para zero para a compra de capacetes no Estado.

Como forma de agradecimento pela sensibilidade do governador, o presidente da CDL-BH, Bruno Falci, e o diretor da Câmara Setorial Duas Rodas, Rômulo Filgueiras, entregaram para Antonio Anastasia um capacete comemorativo. O equipamento traz imagens de importantes pontos turísticos da capital mineira como a Cidade Administrativa, Lagoa da Pampulha, pirulito da Praça Sete, Mineirão, além do número da lei e data da sanção.

“O número de motociclistas tem aumentado muito, não só em Minas como no Brasil. A moto é usada por muitas pessoas, sobretudo, para o trabalho, mas, muitas vezes, as pessoas não têm condições de comprar o capacete mais adequado. A redução do ICMS a zero colabora. Por isso tomamos a iniciativa, com a aprovação da Assembleia Legislativa, em resposta a um pleito da CDL-BH”, disse Antonio Anastasia.

O governador de Minas Gerais ressaltou que a isenção do ICMS será ainda maior quando for instalada uma fábrica de equipamentos de segurança, incluindo capacetes, em Minas Gerais.

“Já determinei à secretária de Desenvolvimento Dorothea Werneck e ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) que identifiquem potenciais investidores, porque daremos todos os estímulos possíveis, fiscais e creditícios, para recebermos uma indústria desse segmento, o que dará mais segurança para os nossos motociclistas. Nossa preocupação é sempre com a segurança, com a paz nas estradas e nas vias públicas”, afirmou.

O presidente da CDL-BH, Bruno Falci, lembrou que “mais de 60% dos acidentes com vítimas na capital mineira envolvem motociclistas”. Segundo ele, com a isenção, mais vidas serão salvas, porque equipamentos de mais qualidade poderão ser adquiridos por um número maior de pessoas. “Com essa medida o senhor estará salvando vidas, não só de motociclistas como também de seus familiares”, disse.

Crescimento da frota
De acordo com o Detran-MG, há 1,9 milhão de motocicletas (frota circulante) em todo o Estado. Em Belo Horizonte, são 183 mil motocicletas.  De maio de 2011 a abril de 2012, foram emplacadas 162 mil motos no Estado.  No mesmo período, foram emplacadas 20,5 mil somente em Belo Horizonte.

O crescimento da frota foi de 76,5% nos últimos cinco anos contra 41% dos carros. Dados da BHTrans apontam que 40% dos motociclistas de Belo Horizonte são motofretistas. De acordo com a CDL-BH, em 2011, eram 1.553 empresas que atendem o segmento moto em todo o Estado (comércio por atacada e a varejo de motocicletas, peças e acessórios). Dessas, 436 estão em Belo Horizonte.

A iniciativa do governo do Estado de Minais Gerais é extremamente importante para facilitar o acesso e a compra de capacetes novos pelos motociclistas. Vamos torcer para que o gesto mineiro motive a redução de impostos para equipamentos de segurança para os motociclistas e para as motocicletas em todo o Brasil, pois certamente isso vai refletir no aumento da segurança no trânsito e trazer menos problemas para a saúde pública.

Fotos: Omar Freire (Imprensa MG)/Divulgação

 

E você, o que acha da redução de impostos para a compra de capacetes em Minas Gerais. Comente esta notícia na guia abaixo e deixe sua opinião!

Compartilhe esse anúncio