BRP está desenvolvendo Can-Am híbrido

Com ajuda do governo canadense, a marca irá desenvolver uma versão híbrida de seu triciclo, Can-Am Spyder.

Por Roberto Brandão

A BRP, com ajuda do governo Canadense, irá desenvolver uma versão híbrida de seu modelo Can-Am Spyder. Trabalhando ao lado da Université de Sherbrooke, a BRP está investindo  U$ 5 milhões de dólares no centro de Tecnologias Avançadas (CTA) da escola, enquanto que o programa Automotive Partnership do governo canadense está apostando U$ 6.1 milhões de dólares.

 A BRP e os pesquisadores da Université de Sherbrooke estão desenvolvendo um sistema híbrido ground-up, já que, aparentemente, os sistemas atualmente disponíveis para carros provaram ser inadequados para motocicletas e triciclos.

Liderando o projeto está Alain Desrochers, um professor de engenharia mecânica da Université de Sherbrookes. Ele e uma equipe de 30 pessoas entre engenheiros da BRP e pesquisadores da universidade irão desenvolver o sistema híbrido da BRP. “Criar um veículo de três rodas em vez de um carro híbrido apresenta desafios significativos no projeto que exigem um elevado grau de inovação”, diz Desrochers. “Esses desafios incluem a falta de espaço para acomodar um motor com sistema híbrido, problemas de refrigeração, aerodinâmica, peso do veículo e barulho. Tudo precisa ser estudado e modificado”.

Não esta certo o quanto a tecnologia hibrida aumentará o preço do veículo, mas a BRP está dizendo que quer que o modelo hibrido seja igual ao modelo a gasolina no quesito performance. A julgar pelo fato da BRP estar apenas começando seu projeto, o Can-Am Spyder Hibrido estará nas ruas daqui a alguns anos, e a BRP estima um tempo de quatro anos.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br