Brough Superior, o Rolls-Royce das motos em 1937!
Existem muitas obras de arte sobre duas rodas, mas essa, confesso que fiquei impressionado pelo que é, e quanto vale!
Por Trinity Ronzella
Por Trinity Ronzella
George Brough, inglês, em 1924 já tinha o pai produzindo motos com um motor flat-twin caseiro e, de tanto vivenciar essa rotina, decide entrar na brincadeira também e fazer os seus. E não é que, de uma pequena fábrica em Nottingham saíram máquinas consideradas como as melhores do mundo?
Quer ver ?
Com a marca Brough, a top de linha era a SS 100, nome dado devido ao fato de que, cada moto acompanhava um certificado assinado pelo próprio Brough atestando que a moto ultrapassa a marca de 100 mph (160 km/h).
Em cima de um motor bicilíndrico, V JAP, de 988 cm³ com 45cv onde a sigla JAP significa John Alfred Prestwich, nome do fundador dessa fábrica de motores inglesa que, em 1934, mudou o projeto e adotou um eixo de comando de válvulas no cabeçote, passando a potência para 75 cv a 5.000rpm. Com arrefecimento a ar, quadro tubular, garfo de paralelogramo e freio a tambor, ela era uma obra de arte!
Superior foi o nome dado ao modelo e, as últimas cem unidades adotam um motor V2 Matchless. As motos são montadas a mão, de acordo com as especificações do cliente, tendo alguns acessórios como suspensão traseira, bagageiros, protetores, para-brisas ou até dois faróis disponíveis.
Os circuitos de velocidades estão dominados pela Brough devido a sua potência e estabilidade, vencendo muitas provas mas, o mais impressionante foi o recorde de velocidade fixado no ano de 1937, com absurdos 273 km/h.
A revista The Motor Cycle apelidou a moto de “Rolls-Royce das motos” mas, nem tudo são flores. Infelizmente pilotando uma SS 100, que Lawrence da Arábia morreu em 1935 numa estradinha em Dorset. Sua moto está no War Museum de Londres.
Estamos no final de 1938 e, George Brough tira outro coelho da cartola e apresenta a Golden Dream. Motor Boxer de 4 cilindros e 999 cm³, está melhor que a SS 100 mas, com o início da Segunda Guerra Mundial, foi o fim da linha para Brough mas, a história ficou registrada em livro.
Obviamente que existem colecionadores com algumas dessas relíquias guardadas mas, é uma "brincadeira" para poucos. Só para dar uma idéia em 2008 uma Brough Superior SS 100 de 1934 foi vendida por £166,500 (R$1.230.000,00 aprox.) mas, o recorde foi em 2010, quando outra Superior, desta vez de 1929, foi vendida por £286.000 ( R$2.110.000,00 aprox.) para o Haynes International Motor Museum. Uma pesquisa rápida na internet,(Jan/22) encontrei outra de 1936 impecável, avaliada entre 180 a 250 mil Euros, aproximadamente um "milhãozinho" e meio de reais.
Pelo jeito, ela ainda é um "Rolls Royce"…
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