BMW S 1000 R é atualizada e herda conceitos da S 1000 RR

Naked também abandona farol dianteiro assimétrico e adota balança traseira que estreou na nova geração da superesportiva

Por Gabriel Carvalho

No fim de novembro, a BMW Motorrad revelou oficialmente a nova geração da S 1000 R, naked baseada na S 1000 RR. Como a superesportiva já havia sido atualizada no final de 2019, faltava a S 1000 R passar pelas atualizações, o que acontece agora. 

Visualmente, houve uma reformulação e o principal destaque está no novo farol dianteiro, que deixa para trás o formato assimétrico - mesmo caminho seguido pela nova geração da S 1000 RR. O sistema de iluminação, aliás, é full LED. 

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Em termos de motor, assim como aconteceu com a superesportiva, a S 1000 R mantém a arquitetura. São quatro cilindros em linha e 999 cm³ de cilindrada, mas que na naked entrega menos potência: são 165 cv a 11 mil giros, contra os 207 cv a 13.500 giros da S 1000 RR. 

O torque máximo praticamente se mantém o mesmo, mas chega mais cedo. Se na superesportiva são 11,52 kgf.m a 11 mil rotações por minuto, na naked são 11,6 kgf.m a 9.250 giros. A S 1000 R, porém, não conta com o ShiftCam, o comando variável da fabricante alemã. 

Na área da eletrônica, a nova S 1000 R conta com controle de tração e freios ABS atuantes em curvas, além de três modos de pilotagem – rain, road e dynamic. Os modos de pilotagem Pro são oferecidos como opcional e incluem ainda ajuste eletrônico dos freios e de nível de freio motor, entre outros benefícios. 


Foto: Divulgação

O chassi também é novo e ajuda na redução de peso da nova S 1000 R, que tem peso seco de 199 quilos. O conjunto de suspensão é composto por garfo invertido na dianteira e balança monoamortecida na traseira.  

A balança, aliás, é um dos destaques da novidade: a naked utiliza a mesma peça que estreou na S 1000 RR, com formato invertido e posicionamento vertical do amortecedor. Tal filosofia de balança geralmente é vista somente em motos de competição. Segundo a BMW, a peça nesse formato oferece respostas mais sensíveis e mais aderência para a roda traseira. 

Outro item herdado da S 1000 RR foi o painel TFT, de 6,5 polegadas. A S 1000 R também conta com o pacote opcional M, que reduz o peso da moto em até 4,8 quilos.  

A nova S 1000 R chega às lojas no exterior em 2021 e tem preço inicial em € 14.800, cerca de R$ 92.860 em conversão direta.  


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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