BMW R18 B Heavy Duty: projeto de pai e filho
BMW R18 B Heavy Duty: projeto de pai e filho
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
O Fred Kodlin trabalha há mais de 40 anos na customização de motocicletas, desde criações radicalmente modificadas até novos designs sofisticados.
Desde a década de 1990, ele tem sido incrivelmente bem-sucedido com suas motos personalizadas e conseguiu vencer vários shows importantes de Daytona regularmente. Ele foi o primeiro cidadão não americano a ser introduzido no Sturgis Hall of Fame.
Pela primeira vez, Fred Kodlin começou a personalizar um BMW junto com seu filho Len - o R 18 B HEAVY DUTY que foi exposto no Daytona Bike Week na Flórida.
O maior desafio na personalização foi o quadro que foi totalmente remanufaturado com tubos superiores para diminuir o fly-line e, portanto, a altura do assento do R 18 B. Também foi refeito toda a angulação do guidão.
O resultado foi a R 18 B HEAVY DUTY, uma moto no típico estilo Kodlin. Vista de lado, a fly-line desce acentuadamente para trás a partir do pára-brisa cortado retirado da linha de Acessórios Originais BMW Motorrad e, finalmente, corre harmoniosamente para as caixas laterais feitas por Kodlin de plástico reforçado com fibra de vidro e a extremidade traseira baixa. De cima, o R 18 B HEAVY DUTY é caracterizado por uma linha de cintura forte na área do assento e uma conexão fluida com os baús laterais.
Além disso, o que chama atenção é o sistema de suspensão a ar na frente e atrás, apoiado por um compressor colocado quase imperceptivelmente atrás da caixa do lado esquerdo. Isso permite que o R 18 B HEAVY DUTY seja abaixado e levantado em uma fração de segundo. Ela pode ficar apoiada em pontos de apoio ocultos, deixando a moto pregada a apenas alguns centímetros do asfalto, esperando o próximo passeio.
A equipe do Kodlin criou um tanque de chapa metálica e um spoiler dianteiro incluindo um sistema de iluminação de piso de 3 cores. O para-lama dianteiro também é feito de chapa metálica, assim como os dois para-lamas traseiros unidos da R 18 Bs, nos quais as luzes indicadoras traseiras e laterais são integradas de maneira muito discreta. As duas tampas laterais de chapa metálica, que formam uma transição suave para as caixas laterais, são totalmente personalizadas e guardam em seu interior o alto-falantes R 18 B da Marshall e um amplificador.
O trabalho de personalização é completado por um assento feito pela Kodlin e uma capa de instrumento com capas feitas de Alcântara e imitação de couro, além de um guidão feito especialmente e um sistema de escape criado por ela.
A pintura especial da R 18 B HEAVY DUTY foi pintada pelas mãos de Marcel Sinnwell. Para este projeto, os gradientes de cores foram totalmente retocados com tinta translúcida. A inspiração para isso foi a mistura de pigmentos de cor na tinta e, especialmente, a forma como as listras se formam na camada de base leitosa quando mexida pela primeira vez.
Toques de design adicionais na R 18 B HEAVY DUTY são fornecidos por listras pintadas à mão.
Por fim, Kodlin não mexeu em itens exclusivos da BMW R 18 B, como o controle de cruzeiro com controle de distância, marcha à ré e eCall.
E aí, qual modificação da BMW R18 você prefere: R 18 B HEAVY DUTY ou R18 Iron Annie?
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário