BMW R18 B Heavy Duty: projeto de pai e filho

BMW R18 B Heavy Duty: projeto de pai e filho

Por Thiago Dantas

O Fred Kodlin trabalha há mais de 40 anos na customização de motocicletas, desde  criações radicalmente modificadas até novos designs sofisticados. 

 
BMW R18 B Heavy Duty: projeto de pai e filho - Foto: Divulgação

 

Desde a década de 1990, ele tem sido incrivelmente bem-sucedido com suas motos personalizadas e conseguiu vencer vários shows importantes de Daytona regularmente. Ele foi o primeiro cidadão não americano a ser introduzido no Sturgis Hall of Fame.

 

Pela primeira vez, Fred Kodlin começou a personalizar um BMW junto com seu filho Len - o R 18 B HEAVY DUTY que foi exposto no Daytona Bike Week na Flórida.

 

O maior desafio na personalização foi o quadro  que foi totalmente remanufaturado com tubos superiores para diminuir o fly-line e, portanto, a altura do assento do R 18 B. Também foi refeito toda a angulação do guidão. 

 

 
BMW R18 B Heavy Duty - Foto: Divulgação

 

O resultado foi a R 18 B HEAVY DUTY, uma moto no típico estilo Kodlin. Vista de lado, a fly-line desce acentuadamente para trás a partir do pára-brisa cortado retirado da linha de Acessórios Originais BMW Motorrad e, finalmente, corre harmoniosamente para as caixas laterais feitas por Kodlin de plástico reforçado com fibra de vidro e a extremidade traseira baixa. De cima, o R 18 B HEAVY DUTY é caracterizado por uma linha de cintura forte na área do assento e uma conexão fluida com os baús laterais.

 

Além disso, o que chama atenção é o sistema de suspensão a ar na frente e atrás, apoiado por um compressor colocado quase imperceptivelmente atrás da caixa do lado esquerdo. Isso permite que o R 18 B HEAVY DUTY seja abaixado e levantado em uma fração de segundo. Ela pode ficar apoiada em pontos de apoio ocultos, deixando a moto pregada a apenas alguns centímetros do asfalto, esperando o próximo passeio.

 
Graças a suspensão a ar, ela não precisa de pézinho para ficar de pé - Foto: Divulgação

 

A equipe do  Kodlin criou um tanque de chapa metálica e um spoiler dianteiro incluindo um sistema de iluminação de piso de 3 cores. O para-lama dianteiro também é feito de chapa metálica, assim como os dois para-lamas traseiros unidos da R 18 Bs, nos quais as luzes indicadoras traseiras e laterais são integradas de maneira muito discreta. As duas tampas laterais de chapa metálica, que formam uma transição suave para as caixas laterais, são totalmente personalizadas e guardam em seu interior o alto-falantes R 18 B da Marshall e um amplificador.

 

O trabalho de personalização é completado por um assento feito pela Kodlin e uma capa de instrumento com capas feitas de Alcântara e imitação de couro, além de um guidão feito especialmente e um sistema de escape criado por ela.

 

A pintura especial da R 18 B HEAVY DUTY foi pintada pelas mãos de Marcel Sinnwell. Para este projeto, os gradientes de cores foram totalmente retocados com tinta translúcida. A inspiração para isso foi a mistura de pigmentos de cor na tinta e, especialmente, a forma como as listras se formam na camada de base leitosa quando mexida pela primeira vez. 

Toques de design adicionais na R 18 B HEAVY DUTY são fornecidos por listras pintadas à mão.

 

Por fim, Kodlin não mexeu em itens exclusivos da BMW R 18 B, como o controle de cruzeiro com controle de distância, marcha à ré e eCall.

 

E aí, qual modificação da BMW R18 você prefere: R 18 B HEAVY DUTY ou R18 Iron Annie?

 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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