BMW Motorrad revela nova roadster G 310 R
Modelo revolucionário da fabricante alemã vai ser lançado no Brasil no segundo semestre de 2016 com produção em Manaus (AM)
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
Passado um mês da estreia mundial do protótipo BMW Concept Stunt G 310 na 13ª edição do Salão Duas Rodas, maior evento do mercado de motos da América do Sul, realizado na cidade de São Paulo, a fabricante alemã apresenta globalmente a inédita BMW G 310 R, que herda o DNA acrobático do conceito revolucionário.
De proporções compactas, design dinâmico e motor de um cilindro, a BMW G 310 R traz um desenho marcante na carenagem frontal que incorpora o farol, nos contornos do tanque de combustível em formas arrojadas e nas proporções de um autêntico roadster, com dianteira robusta e traseira elevada.
A vista lateral é ressaltada pelas superfícies de linhas simétricas e imponentes e que conferem uma sensação de movimento à moto. As proporções compactas, a distância curta de entre-eixos e a traseira mais alta, devem oferecer agilidade no deslocamento.
A BMW G 310 R vem equipada com novo motor monocilíndrico de 313 cm³, refrigerado a água, com duplo comando de válvulas e injeção eletrônica de combustível. Ele é capaz de entregar 34 cavalos de potência a 9.500 rpm e um torque máximo de 28 Nm (cerca de 2,8 kgfm) a 7.500 rpm.
O ponto alto do motor da BMW G 310 R fica por conta do cilindro inclinado para trás, desenvolvido em construção "open-deck" e o cabeçote rotacionado em ângulo de 180 graus, já que o duto de admissão está posicionado à frente. Esta configuração favorece uma distância mais curta de entre-eixos, o que torna a condução mais ágil.
O chassi da G 310 R integra um quadro de aço tubular resistente à torção e de construção robusta, tipo grelha, com o conjunto traseiro aparafusado. A dianteira possui um garfo invertido rígido e a traseira vem equipada com um braço oscilante em alumínio, com um amortecedor diretamente acoplado. O peso da moto é de 158,5 kg em ordem de marcha.
A G 310 R vem com sistema ABS de série, com a dianteira equipada com um freio monodisco com pinça fixa de quatro pistões e disco de 300 mm de diâmetro e com traseira trazendo no dispositivo uma pinça flutuante de dois pistões com disco de 240 mm de diâmetro. O painel de instrumentos conta com um grande display de cristal líquido (LCD).
A nova BMW G 310 R será produzida em Bangalore, na Índia, em parceria com a marca local TVS Motor Company, terceiro maior fabricante de motos daquele país. O volume de produção será de aproximadamente 2,5 milhões de unidades/ano, e o modelo estará disponível aos clientes no segundo semestre de 2016.
No Brasil, um dos principais mercados do mundo para esse estilo de moto, a G 310 R será fabricada na linha de montagem da BMW, em Manaus (AM), também na segunda metade de 2016, ainda sem volume de produção definido.
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