BMW Motorrad Days 2016: BMW para todos os gostos

Evento reuniu dois mil fãs da marca em Campos do Jordão (SP) no início de junho para compartilhar experiências e curtir as motos alemãs de variados estilos

Por Alexandre Ciszewski

O BMW Motorrad Days Brasil 2016, realizado entre 4 e 5 de junho, em Campos de Jordão (SP), reuniu mais de 2.000 proprietários de motos da marca que buscavam novas experiências. Novatos tinham vontade de adquirir conhecimento e os mais experientes queriam informações, dicas de roteiro ou só contar aos amigos sobre sua a viagem inesquecível.

 
Para Federico Alvarez, diretor da BMW Motorrad Brasil, o evento ofereceu a possibilidade da marca estreitar o relacionamento com os clientes, além de uma maior integração entre os apaixonados pelo segmento de duas rodas. Na confraternização, não faltaram comidas e bebidas, música da melhor qualidade, palestras, cursos e exposição de motos e test-ride – on e off-road, que atraiu centenas de pilotos.


Atrativos da festa
Seguindo os moldes da edição alemã, a versão brasileira do Motorrad Days Brasil parecia que estava sendo realizada na própria Europa. Um belo local ao ar livre (Parque Tarundu) com boa infraestrutura e clima de montanha (frio e chuva).

Para completar, food trucks, com diversas opções gastronômicas. Os clientes BMW puderam ainda “dar uma tapa no visual” ou registrar na pele um desenho que marcou um momento inesquecível. Para estes trabalhos, a BMW convocou a Barbearia Garagem e o estúdio TattooYou. O público feminino pode se maquiar e as crianças pilotar veículos elétricos (motos e carros). Isso sem falar em uma oficina e uma loja exclusiva com produtos da marca.

Mas vamos ao que interessa: e as motos? Conferimos alguns modelos customizados, com acessórios e também originais que são destaque por seu desenho e desempenho de seus motores. Abaixo uma lista de 10 motos BMW que estavam expostas no evento ou que estavam no estacionamento.

R 51/2 (1950)
Foi o primeiro modelo da BMW a usar uma nova geração do motor Boxer pós-Guerra. A família R 51 introduziu a suspensão traseira bichoque.

R 60 (1964)
Neste modelo os piscas ficavam nas extremidades do guidão. A R60 exposta estava equipada com motor Boxer de 600cc.

R 75/5 (1973)
Foi a primeira série construída inteiramente na fábrica da BMW em Berlim. A R 75/5 foi considerada uma das motos mais leves de sua época. Motivo: usava alumínio e outros metais leves.

R NineT Campeã do Mundo
O projeto feito pela Johnnie Wash, do customizador Ricardo Medrano, foi um dos vencedores do Desafio de Customização (Customizing Challenge), promovido pela BMW Motorrad globalmente. Ao todo foram 90 projetos inscritos, de nove países. No melhor estilo Scrambler, a moto ganhou várias modificações: troca dos espelhos retrovisores originais por modelos menores e arredondados e a substituição do tanque de combustível original por um de aço inox. Os pneus originais deram lugar à versão off-road fornecidos pela Metzeler.

R NineT Café Racer
A outra NineT customizada pela Johnnie Wash é uma café racer, com espelhos retrovisores na extremidades do guidão; assento monoposto e manoplas em couro marrom. O modelo manteve a suspensão invertida original na dianteira, na cor dourada, que dá certo ar de requinte ao projeto.

R 1200GS Touratech
Parceira global da BMW, a Touratech equipou de cabo-a-rabo um exemplar da bigtrail R 1200GS. Entre os principais acessórios instalados estavam protetores de motor, cárter, manoplas, farol, parabrisa mais alto com defletor de ar, malas rígidas e bolsa estanque.

R 1200GS Adventure Camuflada
No estacionamento do Parque Tarundu várias aventureiras chamavam a atenção. Uma delas foi uma R 1200 GS Adventure com adesivos camuflados e várias proteções: tanque e cárter. Trazia ainda faróis auxiliares e malas rígidas, além dos adesivos que comprovam que piloto e motocicleta já estiveram juntos em várias aventuras.

R 1200GS Fibra de Carbono
Outra GS que chamava muita atenção no estacionamento trazia um acabamento sóbrio, mas ao mesmo requintado, já que muitas peças foram feitas em fibra de carbono (100%). O nobre e leve material fez a moto emagrecer 16 quilos. Foram instaladas na bigtrail carenagens laterais que envolvem o tanque, protetores da tampa do motor e do escape e paralama alto (bico).

S 1000XR
A nova aventureira da marca reúne o conforto de uma trail, com o motor de 160 cavalos de potência de esportiva S 1000RR. No Motorrad Days Brasil, a S 1000XR ganhou alguns acessórios para deixar o modelo mais apto a pegar a estrada, além de alguns adesivos que incrementaram o seu já radical design. O modelo standard custa R$ 72.900.

K 1600GTL Exclusive
A topo da linha BMW custa R$ 154.400, o que a coloca na lista dos mais caros do País. A luxuosa grã-turismo foi feita para quem busca conforto, tecnologia, bom desempenho e muito espaço para bagagem. O modelo GTL tem completo sistema de navegação, banco e manoplas aquecidas, sistema de faróis direcionais, lâmpadas de LED e sistema de freios ABS. Tudo isso impulsionado por um motor de seis cilindros em linha e 160 cv de potência.

 

TEXTO e FOTOS: Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO


Fonte:
Agência Infomoto

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br