BMW Motorrad Brasil lança a terceira geração da S 1000 RR
Superbike líder de vendas no país chega refinada, mais leve e poderosa
Por Gian Calabrese
Por Gian Calabrese
Foi com o lema ‘Nose down, tail up’ – ‘Nariz para baixo e traseira para cima’, que a BMW anunciou a terceira geração da S 1000 RR.
Lançada mundialmente pela primeira vez em 2009, o modelo se tornou um ícone da categoria ditando as regras e parâmetros sobre a eletrônica e a potência entre as superbikes da época. Agora produzida no Brasil, a S 1000 RR chega mais uma vez totalmente renovada, repleta de tecnologia com 11 kg a menos e 8 cv mais potente.
“A BMW S 1000 RR causa impacto no segmento de superesportivas há uma década. É um verdadeiro ícone de sua categoria. E a 3ª geração, que é produzida em Manaus (AM), totalmente inovadora, traz a última geração de tecnologias, consolidando ainda mais a presença da marca na categoria”, celebra Julian Mallea, Diretor de Vendas e Marketing da BMW Motorrad Brasil.
Com preço a partir de R$ 91.950 o modelo 2020 já pode ser reservado nas concessionárias autorizadas da marca. A marca alemã garante se tratar - apesar da maior potência - de um modelo mais dócil e preciso de pilotar graças aos aprimoramentos aplicados ao quadro, ao conjunto da suspensão e aos sistemas eletrônicos de assistência à pilotagem.
Refinamento nos mínimos detalhes
Desde o lançamento da primeira geração, há 10 anos, o design foi retrabalhado nos mínimos detalhes. Os resultados são proporções refinadas, como destaques visuais as luzes de LED presentes nos faróis – com desenho mais dinâmico e agressivo –, na lanterna traseira, as luzes de mudança de direção (pisca) e de freio estão integradas em uma única unidade de LED. O tanque de combustível está mais estreito e a área que acomoda os joelhos mais delgada, para um melhor encaixe e fechamento das pernas. Os semi-guidões estão mais altos, a fim de proporcionar uma condução mais confortável, reduzindo o cansaço. Já a traseira foi revisada e passa a exibir uma aparência está mais leve e dinâmica, segundo a fabricante.
Mais poder
A nova BMW S 1000 RR supera a barreira dos 200cv. Quatro quilos mais leve, o novo motor de quatro cilindros em linha oferece 207cv, a 13.500 rpm, e 11,52 kgf.m de torque máximo, com oferta superior a 10 kgf.m já disponíveis entre 5.500 e 14.500 rpm. A tecnologia BMW ShiftCam proporciona uma aceleração mais uniforme em saídas de curva fechadas, prolongando a vida útil dos pneus e possibilitando que o piloto use melhor o chassi.
Chassi mais leve e inovador
O novo chassi da BMW S 1000 RR contribuiu em quase 50% na redução total do peso da motocicleta, com rigidez aprimorada. Os avanços também foram possíveis por meio da adoção de um novo braço oscilante, mais leve e capaz de aplicar a força de forma otimizada.
Modos de pilotagem para pista e uso cotidiano
Estrada ou pista? Os modos de pilotagem no ‘mundo da estrada’ são Rain, Road, Dynamic e Race. Para aqueles que desejam explorar as possibilidades da superesportiva nas pistas, a opção Modo Pro, que oferece três modos adicionais de pilotagem (Race Pro 1-3) que são altamente programáveis. Isso permite um ajuste individual das mais diversas funções de gerenciamento dos sistemas, como controle dinâmico de tração DTC, ABS e deslizamento das rodas, bem como a curva do acelerador (ajuste de torque) e o freio do motor para se adequar ao nível de habilidade e estilo de pilotagem do cliente. Outros recursos do Modo Pro são o Launch Control (Controle de Tração) para arrancadas perfeitas e o Limitador de Pit Lane configurável para aderência ideal às velocidades no pit lane. As mudanças ultra-rápidas de marcha, sem a necessidade de acionamento da embreagem é ativada pelo HP Shift Assistant Pro, que vem como item de série.
Graças ao novo sensor de inclinação de seis eixos é possível configurar tanto a regulagem do ABS quanto as funções DTC. A regulagem do DTC é tão rápida e precisa, que permite transmitir a força necessária para empinar a roda dianteira em linha reta, sem que ela fuja ao controle – ou seja, estabilidade de condução sem interferências abruptas e aceleração máxima.
Painel altamente tecnológico
O painel de instrumentos da nova S 1000 RR também foi completamente revisado. Além de uma ampla gama de informações, os engenheiros e desenvolvedores da BMW Motorrad dedicaram atenção especial para possibilitar que a tela TFT de 6,5 polegadas ofereça excelente visualização – mesmo em condições de pouca luminosidade. O objetivo é oferecer ao motociclista telas personalizadas para diferentes utilizações e necessidades. A tela Pure Ride mostra todas as informações necessárias para o uso regular na estrada, enquanto as três telas Core são projetadas para uso nas pistas de corrida, com o conta-rotações exibido em forma analógica (Core 1 e 2) ou então como um gráfico de barras (Core 3).
"Estamos muito orgulhosos em anunciar a produção local da nova S 1000 RR, uma verdadeira superesportiva de competição que oferece o que há de mais moderno na marca em termos de tecnologia embarcada, estilo e performance. Nós acreditamos no potencial do mercado brasileiro, hoje o sétimo maior mercado da BMW Motorrad em todo o mundo", disse Alejandro Echeagaray, presidente da fábrica do BMW Group.
“Com qualidade e tecnologia globais, aliados a competência do nosso time local, estamos agregando produtos com maior tecnologia e vamos apoiar o crescimento das vendas da BMW Motorrad no Brasil”, finalizou Echeagaray.
Receba notícias de moto.com.br
Envie está denúncia somente em caso de irregularidades no comentário