BMW Motorrad apresenta a R 18 One Eight "C"
BMW R 18 foi customizada pelo designer Paul Yaffe com inspiração em Hot Rod, mas sem perder a essência da marca
Por Thiago Dantas
Por Thiago Dantas
Em uma colaboração, o renomado visionário da customização de motocicletas, Paul Yaffe, apresenta sua mais recente obra-prima - uma personalização única da BMW R 18 Transcontinental, chamada de R 18 One Eight "C". Essa criação excepcional combina perfeitamente a estética clássica de um hot rod com a essência distintiva da BMW.
Desde 1991, Paul Yaffe tem sido um pioneiro no mundo das motocicletas customizadas, recebendo aclamação como designer em vez de apenas construtor ou fabricante.
Yaffe recebeu inúmeros elogios, incluindo três prêmios de "Motocicleta Mais Bonita do Mundo" do Oakland Roadster Show, dois títulos de "Construtor do Ano" e três reconhecimentos de "Criador de Tendências do Ano" da Easyriders Magazine.
As motos customizadas de Yaffe foram destaque em mais de 300 artigos de revistas em todo o mundo e apresentadas em canais populares de TV como Discovery e History. Seus produtos, distribuídos em seis países, continuam a inspirar uma nova geração de customizadores.
Antes de iniciar o processo de customização, Paul Yaffe passou um tempo se familiarizando com a BMW R18 Transcontinental, percorrendo 6.000 milhas com a moto, totalizando algo em torno de 9.600 quilômetros rodados.
Com a customização em andamento, Yaffe buscou criar uma bagger com roda dianteira oversized como nunca antes vista, enfatizando a preservação de componentes originais da BMW.
A roda dianteira de 26" x 5,5", esculpida a partir de um bloco sólido de alumínio de 400 libras, suporta um pneu dianteiro artesanal de 180 mm de largura. O quadro passou por prolongamento e inclinação para acomodar a nova roda dianteira.
Inspirado no icônico Mercury Lead Sled dos anos 50, a equipe criou componentes exclusivos e modificou elementos existentes da R 18. Um para-lama dianteiro de aço foi fabricado do zero, e a carenagem original da R 18 foi remodelada para se alinhar com a nova roda dianteira.
Um spoiler exclusivo foi desenvolvido para preencher a lacuna entre a carenagem e o tanque de combustível, ocultando estrategicamente o radiador. Além disso, um guidão exclusivo foi criado para complementar o design geral.
À medida que a construção tomava forma, Yaffe reposicionou as lanternas traseiras originais da R 18 em painéis de preenchimento feitos à mão, criando uma área clássica para a placa na traseira, no estilo hot rod. As tampas laterais originais da R 18 foram esticadas para manter sua forma original e cobrir mais área, aprimorando o fluxo visual para as alforjes.
A equipe de Yaffe projetou uma sofisticada suspensão a ar que ficou acoplada juntamente com estruturas dedicadas sob cada lado das alforjes para acomodar componentes essenciais. Além disso, os escapes ganharam um desenho especial.
Mudando o foco para a estética, Yaffe desejava uma sensação clássica de hot rod sem gráficos distrativos, destacando a nova postura elegante da moto. A ênfase estava na simplicidade e no fascínio.
"Começamos a aprimorar todos os painéis da carroceria fabricados e suavizando tudo até alcançar um acabamento semelhante a vidro." Optando por um acabamento preto brilhante profundo e atemporal, a equipe então buscou a perfeição no corpo. Yaffe confiou ao seu dedicado pintor, Hector Martinez, a aplicação da tinta preta brilhante impecável. Reconhecendo a necessidade de contraste, Yaffe optou por um interior clássico em vermelho sangue.
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