BMW G 650 GS Sertão: Brasileira com sotaque alemão

Com sobrenome brasileiro, novo modelo trail da marca alemã chega em maio com foco nos pilotos aventureiros

Por Aladim Lopes Gonçalves

Carlos Bazela

A nova nomenclatura não deixa dúvidas. A versão mais recente da trail de entrada da BMW foi feita para o fora-de-estrada. Mais precisamente, para o nosso fora-de-estrada. Apresentada em outubro durante o Salão Duas Rodas 2011, em São Paulo (SP), a G 650 GS Sertão é o primeiro lançamento mundial da marca bávara feito no Brasil e para celebrar esse fato a moto foi batizada com o nome da região mais árida de nosso País.

Da mesma forma que a versão anterior, a nova GS será montada na fábrica da Dafra em Manaus (AM), no mesmo processo CKD, como acontece atualmente. A novidade, entretanto, é que ela já está sendo fabricada em Berlim, Alemanha, e com a mesma nomenclatura. Ou seja, a Europa terá que aprender como se pronuncia “Sertão”. Segundo a marca, a moto chega ao mercado nacional em maio por R$ 32.800, um pouco superior ao valor de R$ 29.800 cobrado pela G 650 GS (ambas sem frete).

Na parte estética, a Sertão adota os mesmos traços da versão 2012 da GS, mas traz pintura personalizada (em branco e azul, com a inscrição "Sertão" na lateral do falso taque de combustível). A nova versão adota alguns acessórios que reforçam as suas características off-road. O para-lama dianteiro ficou mais alongado e agora conta com um protetor emborrachado na ponta, mudanças também no para-brisa, trocado por outro mais longo e as manoplas ganharam protetores de mão. As rodas também são diferentes e abandonaram o desenho sofisticado da liga leve para adotar os raios de alumínio das motos de enduro.

“A BMW Sertão conta com características mais esportivas, uma habilidade off-road ainda maior e um desejo mais intenso por aventura”, explica Rolf Epp, Diretor da BMW Motorrad Brasil, sobre as qualidades da versão mais radical da linha G 650 GS.

Em time vencedor... pode mexer!
Para a alegria dos fãs da trail alemã, o motor não foi alterado. A versão Sertão conta com o mesmo propulsor monocilíndrico de 652 cm³ refrigerado a água. A potência gerada continua sendo de 48 cv a 6500 rpm e o torque máximo permanece em 6,1 kgf.m a 5000 rpm.

Na ciclística, há algumas diferenças. O conjunto de suspensão com curso de 170 mm na dianteira e 165 mm na traseira na GS tradicional passou para 210 mm de curso em ambas as rodas da versão Sertão, deixando-a mais apta para enfrentar terrenos acidentados.

O assento também acompanhou a altura da moto e passou dos 800 mm para 860 mm na Sertão que, por sua vez, pode chegar a 900 com o auxílio de um acessório especial. No comprimento total, ela também está 20 mm mais longa e ganhou um quilo a mais de peso seco, chegando aos 193 kg.

Entre os itens de tecnologia embarcada, pelos quais a BMW é famosa, a Sertão também conta com a opção de habilitar/desabilitar o sistema de freios ABS para rodar na terra. Além disso, a nova GS Sertão compartilha da mesma gama de acessórios disponíveis para as outras motos da marca, como sistema de alarme anti-furto e aquecedores de manopla, cavalete central, soquete 12 Volts e assento rebaixado.

Ambas à venda
Embora venha com uma série de melhorias, principalmente para uso longe do asfalto, a Sertão não irá substituir a G 650 GS, que continuará sendo vendida aqui. Trata-se de outra versão para complementar o line-up e atrair pilotos com perfil mais aventureiro, como acontece com as Yamaha XTZ 660Z Ténéré e XT 660R. Resta agora esperar a moto chegar ao mercado e ver se esta BMW faz jus à proposta.

Fotos: Divulgação


Fonte:
Agência Infomoto

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