BMW em ampla ascensão no Brasil

Rolf Epp, gerente da divisão de motos, fala sobre o bom momento vivido pela marca.

Por Leandro Alvares

Aldo Tizzani

No cargo de gerente da divisão de motocicletas da BMW Brasil desde 15 de janeiro, o uruguaio com nacionalidade alemã Rolf Epp veio da subsidiária da empresa na Argentina, onde acumulava também o cargo de gerente de comunicação.

Apesar do pouco tempo frente à marca no país, Epp se esforça para falar com desenvoltura o português e está antenado em vários assuntos relacionados ao Brasil como, por exemplo, economia, agro-indústria e ecologia.

Nesta entrevista exclusiva, o jovem executivo da BMW, que ingressou no grupo em março de 1997, fala dos desafios que a marca alemã tem pela frente, as diferenças entre os mercados brasileiro e argentino e, principalmente, os novos modelos que desembarcarão no Brasil. Além, é claro, de comemorar o recorde histórico de vendas em um único mês: 133 motos BMW em abril.
 
Qual a principal diferença entre o mercado brasileiro e argentino?

Rolf Epp: Primeiro, o mercado brasileiro é bem maior que o argentino. No Brasil temos uma indústria de duas rodas já consolidada, que produz em alta escala. Além disso, o motociclista brasileiro tem maior consciência em relação ao uso de equipamentos de segurança, principalmente o capacete.

E no segmento de motos Premium?

RE: Neste segmento de motos com mais de 500cc, o Brasil também tem maior volume de vendas. Só para se ter uma idéia, em 2008 foram comercializadas mais de 30 mil motos acima das 500cc. Porém, o maior crescimento foi nas motos acima de 900cc.

Por que na Argentina o preço em dólar da moto BMW é menor se comparado ao Brasil?

RE: O grande culpado da diferença de preços entre os modelos vendidos no Brasil e Argentina é a carga tributária brasileira. Mas há outros fatores como, por exemplo, os brasileiros preferem modelos mais equipados. A economia da Argentina sempre funcionou em dólar. Já no Brasil temos que atrelar o preço das motos em Euro. Porém, hoje o real, o dólar e o euro estão estáveis, facilitando as linhas de crédito.

Qual o balanço do início do seu trabalho frente a BMW Motorrad Brasil?

RE: Os resultados são muito positivos. Nos quatro primeiros meses do ano foram entregues 334 motos, o que representou um crescimento de 49,1% em comparação ao mesmo período do ano passado. Somente no mês de abril, registramos um aumento de 155,7% na venda de motocicletas em comparação ao mesmo mês de 2007. Entregamos 133 unidades de motos BMW. Este expressivo número, que representa recorde histórico nas vendas mensais de motocicletas BMW no País. Neste ritmo queremos fechar o ano com mais de mil unidades vendidas.

Qual é o “carro-chefe” no Brasil e qual o seu desempenho em vendas?

RE: Sem dúvida, a R 1200 GS é um sucesso de vendas em todo o mundo assim como no Brasil. Até a terceira semana de maio foram entregues 249 unidades do modelo on/off-road. Este número representa 60% das vendas da BMW Motorrad no Brasil.

Comparando o bom desempenho dos concorrentes do segmento Premium, quais os principais desafios das BMW para crescer ainda mais no país?

RE: Ampliar a participação da BMW no mercado, com a entrada de modelos em novos segmentos como, por exemplo, abaixo de 900cc. Assim atrairemos clientes novos ao mundo BMW. Hoje, o mercado e os motociclistas estão cada dia mais exigentes e adaptados às novas tendências de mercado. Assim, temos que seguir oferecendo produtos com a mais alta tecnologia e capacitar cada vez mais a rede de concessionárias, principalmente o pós-venda.

Qual é o grande diferencial da BMW frente à concorrência?

RE: Com certeza é a tecnologia embarcada. Nossos modelos oferecem o que há de mais moderno no mundo das duas rodas: sistema de freios ABS, ESA (ajuste eletrônico da suspensão) e o ASC (controle de tração). Além disso, a imagem da BMW está ligada diretamente à segurança, qualidade e confiabilidade.

O mercado de motocicletas premium está em expansão. O senhor não acha que há poucas concessionárias da marca no país?

RE: Atualmente temos oito concessionárias. Buscamos um crescimento sustentável. Se o mercado de motos premium continuar aquecido, existe a possibilidade de novas concessionárias. Porém, temos que investir constantemente na infra-estrutura de nossa rede, modernizando as lojas e capacitando os mecânicos.

Quais são os próximos lançamentos da BMW?

RE: No segundo semestre, a BMW apresentará a F 650 GS e a F 800 GS. No melhor estilho on/off-road, as duas motos estão equipadas com o mesmo motor, ou seja, um bicilíndrico em linha com 798 cm³. A diferença se dará pelo design, porte e potência. A F 800 GS custará entre R$ 55.000,00 e R$ 60.000,00. Já a F 650 GS será um pouco mais barata, entre R$ 45.000,00 e R$ 50.000,00. Para o final do ano, lançaremos também a G 450 X, uma moto específica para o off-road.

Quais as principais atividades programadas pela BMW Motorrad durante o ano?

RE: Temos o BMW Rider Training, curso de pilotagem dividido em on e off-road, que é aberto a qualquer motociclista. O objetivo é aumentar a segurança na pilotagem, seja no asfalto ou em estradas de terra. Além disso, organizamos o Driving Experience Road Show, evento itinerante no qual os proprietários de BMW podem testar todos os modelos da linha.

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Fonte:
Agência Infomoto

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