BMW aposta em versão scrambler da clássica nineT

A nova R nineT Scrambler tem suspensão telescópica com sanfona na bengala e escapamento alto no melhor estilo retrô. Na Europa em setembro por 13.000 Euros

Por Alexandre Ciszewski

O movimento retrô que chegou ao segmento de duas rodas não é mais uma tendência. É pura realidade. Algumas marcas viram nesta onda de cultuar as boas coisas do passado a oportunidade de atrair novos consumidores e a BMW está embarcando nessa onda, depois de Ducati e Triumph. No final de 2013, a marca alemã apresentou a R nineT em homenagem aos 90 anos da sua divisão de motos. O modelo agora ganha uma nova versão, a R nineT Scrambler, inspirada nos modelos de décadas passadas adaptadas para rodar fora da estrada, na terra. 

Caracterizada pelo escapamento correndo na lateral da moto e com a ponteira alta, a nova BMW Scrambler carrega o DNA clássico da marca alemã: o tradicional motor de dois cilindros opostos de 1.170 cm³ com refrigeração mista (ar e óleo) com 110 cv de potência máxima e transmissão final por eixo-cardã. A R nineT Scrambler começa a ser vendida em setembro na Alemanha por 13.000 Euros, pouco mais de R$ 48 mil na conversão direta. Aqui no Brasil, infelizmente, a marca não comercializa mais a R nineT e não há planos de trazer a nova versão. 


Visual marcante
Além do duplo escape mais alto e posicionado do lado esquerdo da moto, a R nineT Scrambler tem assento reto em couro, diversas peças em alumínio e sanfonas na bengala dianteira como uma verdadeira representante do estilo scrambler. Com personalidade forte, o modelo foi pensado para oferecer uma pilotagem prazerosa em estradas sinuosas, em um deslocamento por terra ou até rodar pela praia. 

Para isso, a R nineT Scrambler recebeu um quadro de aço de seção tubular especialmente desenvolvido para o modelo. O chassi abraça o motor e também serve de ponto de fixação do braço oscilante. Para garantir estabilidade e conforto até mesmo fora da estrada, a suspensão dianteira é um garfo telescópico tradicional com bons 125 mm de curso e a bengala é protegida por sanfona. A suspensão traseira é a Paralever, com monoamortecedor e 140 mm de curso. As rodas de liga leve usam pneus Metzeler Tourance Next, usado em motos aventureiras, nas medidas 120/70-19 (D) e 170/60-17 (T).

Equipada com sistema de freios ABS de série, o conjunto tem mangueiras de aço inox flexíveis (Aeroquip). Na dianteira, duplo disco de 320 mm de diâmetro, acionados por pinça de quatro pistões. E, na roda traseira, disco único de 265 mm de diâmetro com pinça flutuante de dois pistões.



Fácil de customizar
Assim como a R nineT original, a Scrambler foi projetada para ser customizada ao gosto do freguês. Tanto que o subquadro é facilmente removível e a lista de acessórios para a nova Scrambler é extensa. Há desde piscas de LED, tanque de alumínio não escovado, coletor de escape cromado, assento maior, grelha de proteção para o farol, tampas dos cilindros com acabamento cromo, prata ou preto, e até mesmo um “number plate” que remete às antigas motos off-road de competição.

TEXTO: Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO
FOTOS: Divulgação


Fonte:
Agência Infomoto

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