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Bimota chega ao Brasil

28 de March de 2008

Murillo Ghigonetto

Boa notícia para os aficionados por motos italianas. Motivada por um mercado em pleno crescimento, a tradicional fábrica Bimota está de malas prontas para desembarcar no Brasil, ou melhor, já desembarcou.

A operação está a cargo da Perfect Motors, dos empresários Marcos Caruso e Carlos Ludman, que informaram a chegada de quatro modelos ao mercado brasileiro, entre os quais a DB5, DB6, DB7 e a recém-lançada Tesi 3D.

Segundo os representantes da importadora, os modelos terão preço a partir de R$ 90 mil com previsão de vendas bastante otimista até o final do ano. “Nosso foco é atingir um público bastante específico. Com isso acreditamos vender algo em torno de 24 unidades até o final deste ano”, informa Caruso. “A idéia é caminhar passo a passo nesse primeiro momento, até para podermos sentir o mercado”, completa Ludman.

A intenção da Perfect Motors é contar com revendas nas principais regiões do país. “Nossa idéia é começar por São Paulo e expandir para o Brasil inteiro. Já iniciamos o estudo para a implantação de pontos de venda Bimota também no interior paulista e algumas das principais capitais já nos próximos anos”, diz Ludman.

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Em um mercado que movimenta mais de 1,5 milhão de motocicletas, pode parecer pouco a previsão dada pelo importador em comercializar as 24 unidades até o final deste ano, no entanto, mero engano. Para comprovar, os empresários apresentam dados de mercado da marca na Europa. 

“Até mesmo na Itália, terra de origem da montadora, a Bimota é tida como uma das mais exclusivas existentes. Basta dizer que a produção anual por lá é limitada a cerca de 600 unidades. Ou seja, a fabricação é artesanal para o mundo inteiro, são verdadeiras obras-de-arte da engenharia”, completa Ludman.

Se alguém ainda duvida que a marca veio para ficar, é melhor mudar de opinião. Prova disso é o investimento agressivo que está sendo realizado na capacitação técnica de seu pessoal. Nas próximas semanas uma equipe da Bimota Brasil viajará para a Itália, onde terá aulas diárias de mecânica na sede da empresa, na cidade italiana de Rimini.

Por lá irão aprender em detalhes todo o funcionamento dos componentes das motos que serão importadas para o Brasil. O objetivo é um só: oferecer qualidade na assistência técnica para os clientes brasileiros. “Até mesmo o ferramental foi importado e será específico para ser usado nos modelos da Bimota”, comenta Ludman.

Tradição com exclusividade

Nascida no início dos anos de 1970 pelas mãos de Signor Bianchi, Giuseppe Mori e Massimo Tamburini, três italianos apaixonados por motocicletas, a Bimota é hoje um dos ícones do motociclismo mundial, apesar de sua pouca idade. O nome Bimota, inclusive, surgiu em razão dos sobrenomes dos três sócios.
 
O primeiro modelo da montadora foi a Honda-Bimota HB1, fabricada artesanalmente em 1973, que utilizava o mesmo motor das antigas CB 750. Apesar do sucesso do modelo, a marca ganhou reconhecimento apenas a partir de 1975, quando o piloto Johnny Cecotto venceu o Campeonato Mundial de 350cc com uma Bimota-Yamaha. Em 1976, a fábrica italiana voltou a vencer os mundiais de 250 e 350cc com motores Harley-Davidson e consolidou de vez seu nome no mercado mundial.

Atualmente é tida por fabricar modelos únicos para clientes exclusivos. Os donos de modelos Bimota costumam dizer que no mercado mundial a marca está para as motos assim como a Ferrari está para os carros. Não por menos. Até mesmo na Europa andar com um modelo da fábrica de Rimini é algo para poucos e “sortudos” endinheirados. A concorrência dos modelos premium no Brasil que se cuide.

Fotos: Divulgação.

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