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Acontece

Big-trail à italiana

27 de November de 2007

Murillo Ghigonetto

Os fãs das big-trail em todo o mundo já têm um motivo a mais para comemorar. Isso porque a Moto Guzzi, tradicional fábrica italiana de motocicletas pertencente ao Grupo Piaggio, acaba de lançar a imponente Stelvio.

A apresentação foi feita no Salão de Milão, realizado entre os dias 6 e 11 de novembro, e causou boa repercussão na ocasião. Também pudera. A novíssima Stelvio marca a volta da fabricante ao mercado das big-trail, de onde havia saído com o encerramento da produção da Quota, outro sucesso da marca de anos atrás.
 
No Brasil, os modelos da Moto Guzzi estão disponíveis apenas por importação independente. É no mercado americano e europeu que a marca tem maior representatividade. Toda sua história, por sinal, começou na década de 1920 com os sócios Carlos Guzzi e Giorgio Parodi em uma pequena fábrica situada na região de Mandello Del Lario, na Itália. 

Referência no mundo das competições naquela época, a marca ganhou reconhecimento internacional e, ao lado de MV Agusta e Ducati, é hoje uma das maiores fabricantes de motocicletas italianas. Se depender de tradição, tem tudo para voltar às graças dos motociclistas mais exigentes com a Stelvio.

A nova big-trail da Moto Guzzi chama atenção pelo estilo imponente e moderno. Na dianteira, o destaque fica por conta da carenagem, posicionada bem à frente do usual. Ainda na carenagem frontal estão os faróis com desenho arredondado e um pequeno pára-brisa, bom para o deslocamento em altas velocidades.

O assento é em dois níveis, sendo que o do piloto tem altura de 840 mm. Por sinal, entre o tanque de combustível (18 litros) e o assento do piloto está um compartimento para se guardar pequenos objetos durante as viagens, como documentos, luvas e celular.

Na curta rabeta está o conjunto de piscas e da lanterna, com LEDs, tudo em uma única peça. Outro ponto que chama atenção é o desenho do escape, com saída dupla que confere um visual esportivo a Stelvio. Apesar de todos esses “adereços”, o grande atrativo da moto está mesmo em seu conjunto mecânico.

V2 transversal

A principal característica das motos fabricadas pela Moto Guzzi é o motor disposto na transversal com os cilindros saindo pelas laterais da moto, um “detalhe” que chamou muito a atenção do público em Milão.

Com 1.151 cm³, este bicilíndrico em “V” da Stelvio traz quatro válvulas por cilindro e oferece 110 cv de potência máxima a 7.500 rpm e torque de 10,8 kgf.m a 6.400 rpm. O câmbio é de seis velocidades com a transmissão final feita por eixo-cardã.

Na ciclística, a big-trail usa um quadro tubular que apresenta boas respostas contra torções, segundo informa o fabricante. Na dianteira, a suspensão é invertida com tubos de 50 mm de diâmetro e curso de 170 mm com possibilidade de ajustes. Já na traseira a suspensão é monochoque totalmente ajustável na pré-carga.

Para parar esta máquina com segurança, a Moto Guzzi equipou a Stelvio com freios de disco duplo flutuantes de 320 mm de diâmetro na frente, e disco simples de 282 mm atrás.

Disponível apenas para o mercado internacional, a Stelvio deve enfrentar uma concorrência de peso na mesma faixa de cilindrada, como a BMW 1200 GS, Honda Varadero, Suzuki DL 1000 V-Strom, KTM 990 Adventure e Triumph Tiger 1050.

Se em desempenho e beleza a Stelvio não deixa por menos, no preço ainda há uma grande interrogação. Isso porque a Moto Guzzi não divulgou os valores que serão praticados com a nova moto.

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