Bicicleta já atende 9% dos internautas brasileiros

Pesquisa online da Conecta aponta que as bikes são usadas principalmente pela classe C e também mais utilizadas pelos jovens

Por Aladim Lopes Gonçalves

Pesquisa nacional online da Conecta, plataforma web do Ibope Inteligência, indica que atualmente 9% dos internautas brasileiros já utilizam a bicicleta como meio de transporte diário no deslocamento de casa para o trabalho.

A sondagem confirma que ônibus e carro, naturalmente, ainda são as formas de transportes mais usados pelos internautas brasileiros para irem ao trabalho diariamente.

De acordo com o estudo, a maioria dos internautas (54%) vai todos os dias para o trabalho de ônibus, enquanto 36% utilizam o carro diariamente, 12% fazem uso de motocicleta - outros 12% vão de metrô - e 5% se valem do trem.

Entre outros dados interessantes no estudo está o fato que a bicicleta é utilizada principalmente pela classe C (11%), enquanto apenas 1% da classe A usa esse transporte para ir ao trabalho.

A bike é também mais utilizada pelos jovens (12% entre internautas de 16 a 24 anos), embora, surpreenda que 8% dos internautas com 55 anos ou mais também a utilizem diariamente para ir ao trabalho.

Os ônibus são mais usados pelas mulheres (62% mulheres x 46% homens), pelos mais jovens (55%), pela classe C (64%) e nas regiões Nordeste (61%) e Sudeste (57%).

A pesquisa mostra ainda que a região Sul é a única na qual o ônibus e o carro são utilizados na mesma proporção: 47% e 46%, respectivamente.

O carro, por sua vez, é o meio mais usado para ir ao trabalho pela classe A (83%, enquanto apenas 24% da classe C fazem uso diário do carro) e por homens (40%), que também preferem as motos, mais utilizadas nas regiões Norte/Centro-Oeste (20%) e Nordeste (17%) como meio de transporte diário para o trabalho.

O metrô é, naturalmente, mais utilizado no Sudeste (20%), onde se concentra a maior parte das linhas metroviárias.

A pesquisa da Conecta foi realizada com 2.000 internautas em junho de 2016 por meio do Conectaí Express, pesquisa trimestral, online, multiclientes e de cobertura nacional.

Fotos: CPTM e Conecta/Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br