Acontece
Acontece
Dia 05 de Janeiro de 2022.
Um terço do Dakar 2022 chegou ao fim com a etapa 4, e um desafio com a especial cronometrada mais longa do 44º Dakar. Como o chefão do Rally, David Castera colocou no briefing na noite de ontem, o primeiro trecho da etapa de 40 km, estava cheio de bifurcações suficientes para dar dores de cabeça aos competidores. Depois veio a área das dunas e, para coroar tudo, um final "mais técnico", composto por 80% de terra, às vezes encharcado de água.
O percurso de Al Qaisumah a Riade apresentou mais ameaças do que oportunidades. Peterhansel, Roma, Chicherit e Domżała, para citar apenas alguns concorrentes bem conhecidos, não foram bem nesta etapa. No entanto, a dor de um piloto é o ganho de outro, e competidores como Al-Attiyah nos carros e Barreda nas motos aproveitaram a oportunidade para aumentar seus troféus de vitórias em etapas.
Motos
Hoje a etapa foi longa e com penalizações que mudaram alguns resultados do dia. Com 707 km sendo 465 km de especial entre Al Qaisumah e Riadh, tiveram alguns dos terrenos mais difíceis do Rally, com muita navegação, pistas rápidas e sinuosas com baixa visibilidade, planaltos rochosos abertos, cadeias e cristas de dunas e várias travessias de ouds (rios secos) tornaram o dia muito cansativo para os competidores. As chuvas dos últimos dias complicaram ainda mais a navegação, tornando-o talvez o dia mais difícil até agora no Dakar 2022. Um Rally disputado, de alto nível e que começa a marcar os pilotos que podem terminar em uma possível disputa pelo pódio em Jedah dia 14 de janeiro.
Joan Barreda, Monster Energy Honda, largando na 24ª posição, aproveitou a especial mais longa do Rally para dar início a um ataque espetacular, pegando seu companheiro de equipe Pablo Quintanilla Monster Energy Honda, ao longo do caminho como um companheiro de navegação de confiança e indo direto até a linha de chegada. Esta foi a sua 29ª vitória em etapa no Dakar. O espanhol também subiu para o 7º lugar na geral, com pouca diferença de tempo para os 6 primeiros, ainda liderado pelo inglês, Sam Sunderland da Gas Gas Factory Racing, e com o austríaco Matthias Walkner da Red Bull KTM Factory Racing, agora em 2º lugar na geral.
O espanhol, Lorenzo Santolino, Sherco Factory, conquistou um lugar entre a elite com o 4º lugar na etapa e 5º lugar na geral. A fabricante francesa Sherco, desde 1988, o seu início no mercado de motocicletas até os dias de hoje, conquistou um importante nicho entre os construtores de motos de Trial e Enduro. Esta ascensão sem dúvida foi uma inspiração para dois de seus pilotos de fábrica, desta vez em um Rally, o português Rui Gonçalves e o espanhol, Lorenzo Santolino terminaram na terceira e quartas posições, respectivamente, atrás das duas Honda de Barreda e Quintanilla, na especial desta quarta etapa a mais longa desta edição. A francesa, Sherco mostrou até agora, regularidade, velocidade e confiabilidade. Tem grandes chances de terminar com um bom resultado no Dakar 2022.
O espanhol, Barreda, foi penalizado por ultrapassar o limite de velocidade, mas isso não impediu o espanhol de conquistar a segunda vitória em etapa neste Dakar. Barreda, deixou seu companheiro de equipe, o chileno Pablo Quintanilla para trás, seguido pelo ex-piloto de MotoGP Danilo Petrucci,TECH 3 KTM Factory Racing, que terminou em 3º lugar, apesar de uma fratura no tornozelo durante treinos no dia 6 de dezembro em Dubai, e em sua primeira participação no Rally Dakar. Mas sua alegria durou pouco hoje, Petrucci foi penalizado em 10 minutos por exceder o limite de velocidade na travessia de um vilarejo e caiu do 3º para o 15º lugar na etapa, mas isso não apaga sua satisfação com o resultado alcançado. “Não importa, o desempenho é mantido. É um pódio que deixa um sabor agradável e vou tentar de novo nos próximos dias”, comentou o italiano.
Rick Brabec, também recebeu uma penalização de dois minutos e ficou em 10º lugar na etapa, está em 18º lugar na geral a 54m58s do líder. Em relação a Barreda, a penalização em nada alterou o seu resultado na etapa, que foi o vencedor com 3 minutos e 37 segundos de vantagem sobre Quintanilla, que ficou em 2º lugar e está em 6º na geral. Barreda é 7º na geral, e após a penalização permanece 14m12s atrás do líder na geral, Sam Sunderland, o que é muito pouco faltando ainda 8 etapas até o fim do Rally.
As mulheres nas motos, dentre os 141 competidores, ficaram assim:
Sandra Gomez foi a que mais subiu na geral, estava em 86º lugar e ganhou 6 posições, está em 80º lugar!
Sara Garcia, estava em 93º lugar e subiu duas posições da geral, estando agora em 91º.
Audrey Rossat começou o dia de hoje na 117ª posição e terminou o dia na 114ª!
Quadríciclos
Nos quadriciclos, o detentor do título do Dakar de 2021, o argentino Manuel Andújar, segue lutando contra o líder, o americano Pablo Copetti. A etapa 4 terminou para os quadriciclos com a vitória do argentino Manuel Andujar, que venceu sua terceira etapa na prova, está em 4º lugar na geral a 28m08s do líder Copetti, que terminou a etapa em 4º lugar.
Alexandre Giroud cruzou a linha de chegada em 2º lugar e está em 2º na geral a 13m20s do líder.
O brasileiro Marcelo Medeiros, continua bem e mantendo regularidade na prova, terminou a etapa em 5º lugar e está 5º na geral a 1h15m38s do líder. Ele subiu duas posições na classificação geral pois, 18 minutos depois, chegou Francisco Moreno que manteve o 6º lugar e 47 minutos depois de Medeiros, chegava Kamil Wisniewski que era 5º e virou 7º.
UTV’s categoria T3 e T4
A etapa 4 na categoria UTV T3 testemunhou a quarta vitória em etapa de um piloto rápido e muito competitivo, o americano Seth Quintero que, embora continue a ficar em 32º na geral após seus problemas mecânicos na etapa 2, não está mais na disputa pelas primeiras posições.
O chileno "Chaleco" López que terminou em 3º lugar na etapa e segue na liderança na geral, conseguiu uma vantagem de 20 minutos sobre seu companheiro de equipe Sebastian Eriksson, que terminou em 5º lugar na etapa e está em 2º na classificação geral.
Na categoria UTV T4 segue com com Austin Jones na liderança. Hoje foi a vez de Michał Goczał reivindicar a vitória, a segunda neste ano, assim como seu irmão Marek. O americano Austin Jones, que tem como navegador o brasileiro Gustavo Gugelmin, ficou em terceiro na etapa, atrás do brasileiro Rodrigo Luppi de Oliveira que terminou em segundo, mas o americano mantém a liderança na geral com 4m13s sobre o brasileiro que tem como navegador o também brasileiro Maykel Justo. Dobradinha brasileira na geral!
Carros
A diferença de tempo dos três primeiros carros da etapa 4 com os pilotos, Nasser Al Attiyah, Sebastien Loeb e Carlos Sainz, ficou nos 40 segundos, os três andaram muito rápido e bem próximos. Sebastien Loeb, o piloto da BRX terminou com o 2º tempo mais rápido na especial e está feliz por iniciar a etapa crucial de amanhã bem atrás de Nasser Al-Attiyah, 1º lugar na etapa e líder na geral. Yazeed Al-Rajhi foi o homem mais rápido na categoria carros, mas perdeu a vitória devido a uma penalização de tempo. Nasser Al-Attiyah consegue assim a sua terceira vitória em etapas durante esta edição do Rali Dakar. Sebastien Loeb perdeu minutos preciosos na etapa 3 que fizeram diferença, mas termina esta etapa com um 2º lugar após a penalização de tempo de Al-Rajhi. Carlos Sainz terminou em 3º lugar e está em 18º lugar na classificação geral.
Caminhões
A categoria de caminhões também é um assunto de família, já que Eduard Nikolaev assinou a 170ª vitória da equipe Kamaz, que também lidera o Rally com Dmitry Sotnikov.
Mas já tem "estranho" se metendo entre eles! Andrey Kargnov, equipe 509, chegou na décima oitava posição nesta etapa, 28 minutos depois do primeiro colocado. Estava em terceiro ontem na geral e hoje, sétimo! Abriu espaço para Janus Van Kasteren da Petronas Team De Rooy Iveco, que chegou a aproximados 22 minutos à frente dele e assumiu a 4ª colocação.
Até um caminhão movido 100% a Hidrogênio está no Dakar!