Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Acontece

Aprilia lança Dorsoduro 1200 na Europa

17 de March de 2011

André Jordão

Depois de apresentada no Salão de Milão no ano passado, a Aprilia Dorsoduro 1200 chega ao mercado europeu. O novo modelo amplia a família Dorsoduro com um motor de maior capacidade, juntando-se a Dorsoduro 750. A nova Supermoto da marca italiana é cheia de tecnologia, mas tem no desempenho seu principal apelo.

Mapa de gerenciamento do motor, — Sport, Touring e Rain — freios ABS e controle de tração são colocados a disposição do interessado nesta Aprilia. Toda essa tecnologia embarcada vem pra ajudar o piloto a domar o propulsor de 1200 cm³, dois cilindros em V, quatro válvulas por cilindro, DOHC e refrigeração líquida. Essas características entregam ao condutor desta máquina italiana 130 cavalos de potência máxima a 8.700 rpm e um torque máximo de 11.7 kgfm a 7.200 rpm. Tudo, claro, alimentado por injeção eletrônica de combustível.

Classificada como Maximotard pela Aprilia, a nova Dorsoduro 1200 traz um dos maiores motores da categoria. Entretanto, o quadro de treliça em aço tubular é leve e ágil, segundo a marca, e com isso a pilotagem se torna mais fácil e divertida.

Muito torque em baixas rotações e ainda esportividade para altas velocidades finais são as principais características dos dois cilindros em “V” que estão no coração da Dorsoduro 1200. E para não perder o controle de tanta potência, pinças radiais de freios da grife Brembo são responsáveis por parar esta motocicleta.

Ciclística
A Aprilia trouxe soluções aplicadas em competição para a ciclística na nova Dorsoduro 1200. Já citado, o quadro é muito resistente e ágil e foi desenvolvido no Mundial de Supermoto. O amortecedor traseiro desta Aprilia é fixado lateralmente, liberando espaço para os dois escapamentos posicionados sob o banco.

Nas suspensões, especificações de superesportivas. A dianteira traz garfo invertido Sachs (upside-down) com tubos de 43 mm de diâmetro com ajuste na pré carga da mola – o curso é de 160 mm. Já o monoamortecedor traseiro, localizado lateralmente, tem 155 mm de curso.

Os freios são da marca Brembo. Na frente, dois discos flutuantes de 320 mm e pinça de quatro pistões. Na traseira, um disco simples de 240 mm mordido por um pistão único. Lembrando que a Aprilia disponibiliza uma versão com sistema ABS, que pode ser desligado no punho por aqueles que queiram pilotar mais esportivamente, bem no estilo supermotard.

O painel de instruções é completo. Traz conta-giros analógico, uma tela de cristal líquido com velocímetro digital e um computador de bordo com informações detalhadas. O guidão é bem leve. Feito em alumínio, combina com o estilo e a ciclística dessa Maximotard de 1200cc.

Briga de gigantes
A concorrência deste segmento fica mais disputada a cada dia. A Ducati há algum tempo disponibiliza a Hypemotard 1100. Ela tem motor de dois cilindros dispostos em “L”, refrigerado a ar, alimentado por injeção eletrônica, gerando 90 cv de potência a 7.750 rpm e torque máximo de 10.5 kgfm a 4.750 rpm. Há também no mercado a recém lançada KTM 990 SM T ABS, que possui motor DOHC, quatro tempos, dois cilindros em “V” e refrigeração líquida. E para brigar de frente com suas concorrentes chegou a Aprilia Dorsoduro 1200. Disponível nas cores branca e preta, a nova Dorsoduro tem preço público sugerido de 12.490 euros (cerca de R$ 30.000).

Fotos: Divulgação

Compartilhe esse anúncio