Apresentando a linha 2010 Polaris de ATV's

Representada pelo Grupo Izzo, a marca chega ao Brasil com vários modelos de quadriciclos.

Por André Jordão

Roberto Brandão

A marca Polaris, líder de vendas de ATV´s (all terrain veichles) nos Estados Unidos, quer expandir sua atuação no mercado mundial e chega ao Brasil no começo de 2010 representada pelo Grupo Izzo.

A Fabricante norte-americana colocará 15 modelos dos ATV´s de lazer/utilitários, quadriciclos e veículos “side-by-side” – categoria criada por eles – no mercado brasileiro. A rede de vendas da Polaris deve incluir 34 distribuidores e estes devem ser anunciados no começo do ano que vem.

Segundo Paul Tomsche, gerente de vendas e negócios internacionais da Polaris, os ATV´s são bastante populares nos Estados Unidos, cerca de 1.000.000 de unidades foram vendidas em 2008 e ele vê grande futuro de seus veículos no mercado brasileiro.

Teoria - Estática

Dos 15 modelos Polaris que chegarão às terras tupiniquins, nove são quadriciclos. Estes veículos, feitos para encarar qualquer tipo de terreno e obstáculo, podem ser utilizados para o lazer ou para o trabalho em fazendas e coisas do tipo. Com várias opções de cilindrada, estes quadriciclos atendem desde os mais jovens, 90cc, até os mais experientes, 850cc.

O modelo feito para a criançada é o Sportsman 90. Ele possui um motor monocilíndrico, refrigerado a ar, com 89 cilindradas declaradas. Alimentado por carburador, ele tem uma transmissão variável contínua (CVT), e uma alavanca de marcha com três posições: “Front”, para frente, “Neutral”, neutro, e “Reverse”, ré. O Sportsman 90 chegará em duas cores, vermelho e verde, e seu preço sugerido é de R$9.900,00.

Querendo atingir um público infanto-juvenil, a Polaris colocará no mercado brasileiro o Phoenix 200. Com uma aparência mais radical, este quadriciclo leva um motor monocilíndrico de 196cc, alimentado por carburador, e tem uma transmissão variável da Polaris (PVT), com uma alavanca de marcha em três posições: “Front”, “Neutro” e “Reverse”. Seu chassi tubular de aço e seu peso total de 179kg são fortes o bastante para carregar pilotos acima da faixa etária do público alvo. Nas cores, vermelho, branco ou rosa, o Phoenix 200 chega ao mercado com preço sugerido de R$13.000,00.

O carro chefe da Polaris é o Sportsman 500 HO. Este possui um motor monocilíndrico, 4 tempos, refrigerado a água, de 498cc e alimentado por carburador. Este veículo de lazer/utilitário tem tração 4X4/2X4 On Demand, transmissão PVT e uma alavanca de marcha com cinco posições: “H”, significa “High” e serve para utilizar a força total do veículo; “L”, que significa “Low” para a utilização em descidas com o apoio do freio motor e em subidas para mais tração; “N”, neutro, “R”, reverse, e “P”, park.

Com suspensões independentes e freios à disco nas quatro rodas, é quase impossível achar obstáculos que esta máquina não possa ultrapassar. Este modelo vem em duas versões, o 500 HO e o 500 HO Touring, que é diferenciado por comportar duas pessoas, com um sissy bar para o passageiro. Nas cores vermelho e verde, a versão básica do Sportsman 500 HO chega para competir com os líderes de vendas de ATV´s no Brasil — o Honda Four Trax —, com um preço sugerido bem competitivo, de R$19.900,00. Já a versão Touring, bem mais cara, chega ao mercado custando R$31.900,00.

O outro modelo que a norte-americana comercializará aqui, é o Sportsman 550 EPS e 550 EPS Touring. Embora tenha apenas 50cc a mais que o carro chefe da empresa, este modelo é bem superior. Seu motor monocilíndrico, 4 tempos, alimentado por injeção eletrônica, gera 41 cavalos de potência. Sua transmissão é idêntica a do modelo 500 HO, mas conta com um sistema de controle de descidas para compensar a falta de freio motor. Com direção eletricamente assistida, fica fácil contornar os desafios com este veículo. A versão básica custará R$32.900,00 e nas cores vermelho e verde, enquanto a Touring, adaptada para poder carregar passageiro, será vendida nas cores vermelho e azul e custará R$36.900,00.

O top de linha da Polaris é o Sportsman 850 XP EPS e o 850 XP EPS Touring. Este modelo é com certeza o mais potente quadriciclo já fabricado. Com motor bicilíndrico de 850cc, ele é alimentado por injeção eletrônica e gera 70 cavalos de potência. Para controlar este “monstro” de 351kg, você conta com o auxilio da direção eletricamente assistida, todas as características da transmissão do modelo 550 EPS, suspensões independentes e freio a disco nas quatro rodas. A versão básica deste bicilíndrico chega nas cores vermelha, verde e preta, custando R$37.900,00. Já a versão Touring, adaptada para carregar passageiros, custará R$39.900,00 e virá nas cores vermelha e azul.

Os seis outros modelos que serão comercializados pela Polaris aqui no Brasil são os veículos “Side-by-Side”. Voltados principalmente para o uso profissional e com capacidade para levar duas pessoas, esta categoria tem basicamente a mesma ciclística de um quadriciclo, porém piloto e passageiro sentam-se em bancos, o guidão é substituído por um volante e o acelerador e freios são acionados nos pedais.

Seu modelo mais básico, o Ranger 400, tem um motor monocilíndrico 4 tempos de 455cc, refrigerado a água e alimentado por carburador que gera 29 cavalos de potência. Com tração 4X4 e transmissão PVT, o Ranger 400 tem uma pequena carroceria para carga e é perfeito para o trabalho. Segundo a empresa, seu custo/benefício é muito bom e ele tem um preço sugerido de R$34.900,00, e vem nas cores vermelho e verde.

Apenas 43cc a mais que o modelo anterior, o Ranger 500 tem um motor monocilíndrico 4 tempos, refrigerado a água e alimentado por injeção eletrônica que gera 36 cavalos de potência. Com tração 4X4, suspensão traseira independente e freios a disco nas quatro rodas, este veículo alcança 15% a mais de velocidade que o Ranger 400 e tem uma carroceria para carga um pouco maior. Seu preço sugerido é de R$ 39.900,00 e chega nas cores vermelho e verde.

Para aqueles que só pensam “verde”, a Polaris vai trazer a opção “saudável” dos “Side-by-Side”. O modelo Ranger EV tem um motor elétrico de 48 volts que gera 30 cavalos de potência e chega a uma velocidade máxima de 40km/h. Com três opções de modalidades de terreno, o piloto pode escolher se quer economizar energia, trabalhar forte, ou apenas dirigir com tranquilidade. Com tração 4X4 On Demand e suspensões independentes, este veículo, mesmo sendo elétrico, tem força suficiente para ser utilizado para trabalhos pesados. Seu preço sugerido é de R$52.900,00 e chega nas cores azul e camuflado.

O último modelo da linha Ranger, é o Ranger Crew 800, que como já diz o nome, é feito para carregar não apenas carga, mas também passageiros. Seu motor é um bicilíndrico 4 tempos refrigerado a água e alimentado por injeção eletrônica. Ele gera 40 cavalos de potência. Com tração 4X4 e suspensões independentes, este veículo tem capacidade para seis pessoas e consegue rebocar 907,2 kg. Seu preço sugerido é R$49.900,00 e estará disponível nas cores verde, vermelho e camuflado.

Agora a linha de modelos mais divertida dos “Side-by-Side”, os Razor. Voltado para a recreação infantil, o Ranger RZR 170 é o modelo mais básico. Com um motor monocilíndrico 4 tempos, OHV, refrigerado a água, ele é alimentado por carburador e tem tração 4X2. Sua suspensão dianteira é independente e possui freio a disco nas quatro rodas. Seu preço sugerido é R$16.900,00 e vem nas cores vermelho ou rosa.

O mais potente de todos, o Ranger RZR 800, é um “canhão”. Seu motor bicilíndrico de 760cc, injetado, gera 52 cavalos de potência. Com tração 4X4 On Demand e transmissão PVT, qualquer aclive para esta máquina vira uma reta só. O trabalho de suas suspensões independentes é incrível e conta com a ajuda de freios a disco nas quatro rodas. Porém, seu preço elevado, R$46.900,00 faz dele um brinquedo para “gente grande” e chegará nas cores vermelho e verde.

Não deixe de conferir o teste com estes modelos na próxima segunda-feira, aqui no MOTO.com.br.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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